Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Ministro do Esporte ressalta a atuação de grupos de observadores em competições internacionais

Geral

31/07/2015 12h31

Rio 2016

Ministro do Esporte ressalta a atuação de grupos de observadores em competições internacionais

Em entrevista à TV NBR, George Hilton explicou que representantes do governo federal acompanham as competições de Toronto e dos mundiais das modalidades para auxiliar na organização dos Jogos do Rio de Janeiro

bomdiaministro_nbr.jpg
Foto: TV NBR

Depois da realização dos Jogos Pan-Americanos, Toronto recebe nos próximos dias, entre 7 e 15 de agosto, os Jogos Parapan-Americanos. Além disso, o calendário dos atletas brasileiros está repleto de campeonatos mundiais das modalidades. Nessas grandes competições, o Brasil conta com apoio também do lado de fora das quadras e pistas. Representantes de ministérios e da Autoridade Pública Olímpica (APO) estão acompanhando algumas competições para avaliar a organização e trazer lições para os Jogos do Rio de Janeiro no ano que vem.

"Temos equipes de observadores de vários ministérios e da APO acompanhando competições não só em Toronto, mas também os mundiais, para trazer o máximo possível de informações que nos permitam cuidar de todos os detalhes, desde a recepção ao turista, às autoridades e aos atletas, até o conforto, o transporte e a área de credenciamento, para que a gente não tenha surpresas", explicou o ministro do Esporte, George Hilton, durante entrevista à TV NBR nesta sexta-feira (31.07), em sua participação no programa Bom dia, Ministro.

"Um evento como esse reúne uma equipe de profissionais da mais alta competência, de vários ministérios. Apesar de o protagonismo das Olimpíadas ser do Ministério do Esporte, o evento envolve um grupo que tem técnicos de vários ministérios. Temos toda uma cronologia de ações e de segurança que vão permitir que o turista esteja aqui no Brasil", acrescentou Hilton. "Vocês podem ter certeza de que, a exemplo da Copa do Mundo, nós faremos um belo espetáculo. O turista vai chegar aqui e se apaixonar. Nós vamos ter, como foi dito pela nossa presidenta Dilma, uma Olimpíada monumental, que certamente vai incrementar o turismo, beneficiando a economia local, a relação entre os povos, e que vai mostrar que o país está preparado para sediar um evento como esse", destacou.

Hilton comentou ainda sobre os eventos-teste que já estão em curso no Rio de Janeiro. "Eles funcionam para mostrar onde a gente tem que melhorar e avançar. Eu espero que as deficiências surjam agora, para que a gente possa ter o cuidado de, no próximo ano, ter corrigido todas as eventuais imperfeições", apontou o ministro.

Investimentos nacionais

George Hilton aproveitou a oportunidade para elogiar a participação brasileira nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, em que o país terminou com a terceira colocação no quadro geral de medalhas, e para reforçar a confiança de que o Brasil ficará entre os 10 melhores nos Jogos Olímpicos do Rio.

"Nós entendemos que foi importante o investimento feito. Foram R$ 500 milhões nos últimos quatro anos investidos na preparação desses atletas", lembrou o ministro, ressaltando ainda o papel da Rede Nacional de Treinamento, que está espalhando equipamentos e centros de treinamento por todo o país, como um importante legado antecipado dos Jogos de 2016. "Com todo esse conjunto de ações, eu tenho certeza de que o Brasil vai ter um desempenho muito importante no Rio de Janeiro. A nossa meta é ousada, mas eu acredito que os resultados mostram que nós estamos no caminho", avaliou Hilton.

Leia também:

» Ministro destaca investimentos federais no legado olímpico para o país  

brasil2016.gov.br