Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Gaúchos são maioria na Copa Brasil de esgrima em cadeira de rodas, em Goiânia

Esgriga paralímpica

13/04/2018 11h37

Esgrima paralímpica

Gaúchos são maioria na Copa Brasil de esgrima em cadeira de rodas, em Goiânia

Competição segue até domingo, em paralelo à etapa Centro-Leste do Circuito de atletismo, halterofilismo e natação

Trinta e dois atletas participam da I Copa Brasil de Esgrima em Cadeira de Rodas, em Goiânia, a partir desta sexta, 13, até domingo, 15.04. A competição, que será realizada no Centro de Excelência do Esporte (Av. Oeste, 56-250 - St. Aeroporto), é a primeira no calendário nacional na temporada 2018. Treze atletas são do Rio Grande do Sul. O estado é considerado um celeiro da modalidade.

Jovane Guissone é um dos destaques da competição. Foto: Marcio Rodrigues/CPB

“O Rio Grande do Sul foi pioneiro na esgrima em cadeira de rodas no Brasil. A capital, Porto Alegre, e Curitiba, no Paraná, são as duas cidades com maior número de praticantes”, explica Ivan Schwantes, técnico da Seleção Brasileira de esgrima em CR.

Quatro esgrimistas chegam à disputa já com participações internacionais neste ano: Alex Sandro de Souza, Lenilson Oliveira, Moacir Ribeiro e Jovane Guissone participaram das etapas de Copa do Mundo de Eger, na Hungria, em fevereiro, e em Pisa, na Itália, em março. Jovane desembarca na capital de Goiás com quatro bronzes conquistados, na espada e no florete B. Guissone, que defende o clube paranaense ADFP, engrossa ainda o número de gaúchos na Copa Brasil.

“Aqui no Brasil, a gente espera ver uma evolução da performance de cada atleta, pegar ritmo de jogo. Isso reflete lá fora. Temos no horizonte a a etapa de Montreal, no Canadá, no fim do mês”, explicou Schwantes.

Na mesma arena em que os esgrimistas se encontram pela primeira vez, o halterofilismo prepara as barras para a sua competição, que tem caráter nacional. Serão 111 participantes de 12 estados. As disputas de atletismo e natação começam no sábado. Os atletas correrão também no Centro de Excelência. Já a natação será no SESI - Clube Ferreira Pacheco. (Av. João Leite, 915 - Santa Genoveva)

SERVIÇO

Data: 13, 14 e 15 de abril
Cidade: Goiânia (GO)

Atletismo, Halterofilismo e Esgrima: Centro de Excelência do Esporte
Endereço: Av. Oeste, 56-250 - St Aeroporto - Goiânia - GO

Natação: SESI - Clube Ferreira Pacheco
Endereço: Av. João Leite, 915 - Santa Genoveva Goiânia - GO

PROGRAMAÇÃO
Circuito de Atletismo, Halterofilismo e Natação - Etapa Regional Centro-Leste
Sexta-feira (13/4) – 9h30 às 12h30h e 15h30 às 19h (somente halterofilismo)
Sábado (14/4) - 8h às 12h e 14h às 18h
Domingo (15/4) - 8h às 12h

I Copa Brasil de Esgrima em cadeira de rodas
Sexta-feira (13/4) – 9h às 12h30 e 13h30 às 18h
Sábado (14/4) - 9h às 12h30 e 13h30 às 18h
Domingo (15/4) - 8h às 12h

Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro