Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Futebol olímpico terá quarta substituição em caso de prorrogação

Futebol

27/07/2016 10h37

Nova regra

Futebol olímpico terá quarta substituição em caso de prorrogação

FIFA autoriza o teste da nova regulamentação nos Jogos Rio 2016. Primeira experiência ocorreu na Euro sub-19, na Alemanha

´México e Senegal, em Londres 2012, chegou à prorrogação. Foto: Ezra Shaw/Getty Images

As equipes de futebol nos Jogos Olímpicos Rio 2016 poderão efetuar uma quarta substituição de atletas em partidas que cheguem à prorrogação. A experiência foi autorizada pelo International Board, órgão da FIFA (Federação Internacional de Futebol) responsável pelas regras do esporte.

A nova regulamentação foi aprovada em março de 2016, e a primeira experiência ocorreu na Euro sub-19 disputada na Alemanha, neste mês de julho. Depois do Rio 2016, os testes prosseguem na Mundial de Clubes, no final deste ano, no Japão, e na Copa do Mundo sub-20 da República da Coreia, em 2017. Os jogos que se limitarem aos 90 minutos regulamentares seguem com direito a três substituições por equipe.

O torneio olímpico de futebol começa antes da abertura oficial dos Jogos. Em 3 agosto, as equipes femininas já entram em campo, enquanto a competição masculina tem início em 4 de agosto. Em busca da inédita medalha de ouro olímpica no futebol, o primeiro confronto da Seleção Brasileira feminina será contra a China, às 16h do dia 3 de agosto, no Engenhão, no Rio de Janeiro. A seleção masculina fará sua estreia diante da África do Sul, às 16h do dia 4 de agosto, no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília.

As partidas 2016 serão disputadas até 20 de agosto, em seis estádios de cinco cidades: Maracanã e Engenhão (Rio de Janeiro), Estádio Nacional Mané Garrincha (Brasília), Mineirão (Belo Horizonte), Arena da Amazônia (Manaus), Arena Fonte Nova (Salvador) e Arena Corinthians (São Paulo).

brasil2016.gov.br, com informações do Rio 2016