Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Com campanha invicta, futebol feminino conquista o ouro na Universíade

Futebol

28/08/2017 17h20

Taipei 2017

Com campanha invicta, futebol feminino conquista o ouro na Universíade

Gol na prorrogação da meio-campista Diany Xavier deu ao país a segunda conquista na competição disputada em Taiwan

Universíade Taipei 2017

O futebol feminino brasileiro mostrou em Taiwan que a modalidade é símbolo de regularidade e competitividade em competições internacionais universitárias. Após empate em 0 x 0 com o Japão no tempo normal da decisão, a seleção brasileira conquistou seu terceiro título na história da competição universitária com um gol de cabeça da meio-campista Diany Xavier, aos sete minutos no segundo tempo da prorrogação. Os outros ouros vieram em 2001, nos Jogos da China, e em 2005, na Turquia.

Gol brasileiro na prorrogação valeu o título para o futebol feminino. Foto: Felipe Herrmann/CBDU/Be Nice Films

Diany se emocionou ao lembrar que estava na Universíade de 2015, quando o Brasil foi eliminado nas quartas de final, e sonhou com o momento em que conseguiria uma medalha na competição. "Eu já estava ficando cansada, mas falei para o técnico me dar mais três minutos, porque Deus daria força aos cansados", disse Diany, que contou lembrar da família e dos amigos: "Eu pensei em tudo o que a gente já passou no Brasil, porque no futebol feminino a gente luta para estar aqui. A gente estuda, trabalha e faz o que ama".

O técnico da equipe brasileira, Maurício Moraes Salgado, destacou a qualidade da equipe japonesa e a força de vontade das brasileiras. "O jogo foi exatamente o que a gente sabia que ia ser: um jogo duro. O Japão é uma equipe muito intensa", disse. "A gente sabia que seria uma guerra no bom sentido. Foi principalmente um jogo de vitória psicológica", destacou.

28082017_diany.jpeg
Diany, a herói do dia.Foto: Felipe Herrmann/CBDU/Be Nice Films

Campanha invicta

Na campanha invicta rumo ao ouro, o Brasil converteu 23 gols e sofreu apenas um. A imensa maioria dos gols saíram na estreia diante da Colômbia, em que o Brasil aplicou 17 × 0. Na sequência, a equipe brasileira encarou o Japão na fase de grupos, e venceu por 3 × 1.

Já nas quartas de final, o Brasil enfrentou o Canadá, no dia 24. Com placar apertado, o time verde e amarelo finalizou a partida em 1 × 0, com gol de Carla Jéssica. Na semifinal, no dia 26, contra a Rússia, as brasileiras marcaram um gol aos 29 minutos do primeiro tempo, com Giovanna de Oliveira, e classificaram o Brasil para a decisão. O terceiro lugar no futebol feminino ficou com a Rússia, que goleou a África do Sul na disputa do bronze: 5 x 0.

"Eu pensei em tudo o que a gente já passou. A gente luta para estar aqui: estuda, trabalha e faz o que ama"
Diany

Com a medalha no futebol feminino, o Brasil chegou a 12 pódios na competição. São dois ouros, quatro pratas e seis bronzes, na 26ª colocação no quadro de medalhas. A liderança é do Japão, com 86 medalhas (33 ouros, 23 pratas e 30 bronzes), seguido por Coreia do Sul, com 75 medalhas (27 ouros, 19 pratas e 29 bronzes) e Rússia (79 medalhas, com 19 ouros, 25 pratas e 35 bronzes).

Números do evento

A Universíade de Verão 2017 acontece em Taipei, capital de Taiwan, até 30 de agosto, e contempla 21 modalidades: atletismo, basquetebol, saltos ornamentais, esgrima, futebol, ginástica artística, ginástica rítmica, judô, natação, tênis de mesa, taekwondo, tênis, voleibol, polo aquático, tiro com arco, badminton, beisebol, golfe, patinação, halterofilismo e wushu.

As competições são realizadas em mais de 70 praças esportivas e reúnem cerca de 10 mil alunos-atletas de mais de 170 países. O Brasil está presente em 14 modalidades esportivas, representado por uma delegação de 300 pessoas, dentre atletas, comissão técnica e oficiais. Dezenove atletas olímpicos compõem a delegação, no atletismo, esgrima, natação, saltos ornamentais e taekwondo. Além das cinco, a equipe ainda participa nas modalidades badminton, ginástica rítmica, wushu, judô, tênis, tênis de mesa, voleibol, futebol e levantamento de peso.

Fontes: rededoesporte.gov.br, CBDU e Agência Brasil

Universíade Taipei 2017 - Rodapé