Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Frio e chuva marcam a estreia do atletismo nos Jogos Olímpicos da Juventude

Atletismo

11/10/2018 18h47

Buenos Aires 2018

Frio e chuva marcam a estreia do atletismo nos Jogos Olímpicos da Juventude

Brasil contou com seis representantes no primeiro dia de provas classificatórias. Segunda rodada ainda somará pontos para a definição do resultado final

O instável clima da capital argentina não colaborou com a estreia do atletismo nos Jogos Olímpicos da Juventude. Debaixo de frio e chuva, os atletas precisaram encarar, nesta quinta-feira (11.10), as classificatórias das provas de pista e de campo no estádio montado no Parque Olímpico. Seis brasileiros participaram da primeira rodada da competição, que será definida apenas após a soma de pontos em uma segunda etapa de disputa. 

Bruno Nascimento foi o primeiro brasileiro a entrar em ação. O atleta de 16 anos, nascido em Blumenau (SC), disputou a classificatória dos 5.000m da marcha atlética, mas acabou desclassificado pela arbitragem e deixou o local abalado. “O pior que podia acontecer para mim aconteceu”, lamentou Bruno.

ATLETISMO_DIA10_ELTON_DOS_SANTOS_05111.jpg
Elton avançou para a próxima rodada da competição com a marca de 2,05m. Foto: Danilo Borges/Rededoesporte.gov.br

Já o mineiro de Bom Sucesso Elton Junio dos Santos, também de 16 anos, ficou satisfeito com o desempenho no salto em altura. O atleta conseguiu a melhor marca da carreira ao superar os 2,05m e aparece em quarto lugar na prova ao lado de outros cinco competidores. Long Chen, da China, lidera após saltar 2,13m, seguido por Arttu Mattila, da Finlândia, e por Oleh Doroshchuk, da Ucrânia (2,09m).

“Eu gostei do resultado, fiz meu PB (personal best). É partir para fazer melhor no segundo dia”, adianta Elton, que volta a competir no domingo (14.10), a partir das 16h05, pela segunda rodada. O resultado será definido pela soma dos pontos alcançados em cada dia de disputa. Para o brasileiro, o frio e a chuva da tarde atrapalharam um pouco todos os competidores. “Não estou acostumado a competir assim, tinha que manter o aquecimento toda hora”, conta. 

Érica Geni Barbosa, de 15 anos, correu na classificatória dos 400m e, com a marca de 55s60, ficou com a segunda colocação na bateria e a quarta geral na prova. “Eu gostei de ter chegado em segundo, mas não estou tão satisfeita com o resultado, não fiz a minha melhor marca. Está frio, o tempo não está ajudando muito, mas mantive uma boa colocação e agora é só domingo”, comenta a atleta de Foz do Iguaçu (PR). No caso das provas de velocidade, após a soma das rodadas, vence quem totalizar o menor tempo.

Já nos 400m masculino, Douglas Mendes terminou em terceiro na bateria, ao fechar a prova em 50s39, e foi o 11o colocado geral na disputa. "Vou tentar abaixar mais o tempo para conseguir ganhar uma medalha”, projeta o atleta, nascido em Capão Bonito (SP).

O Brasil ainda foi representado por Lissandra Campos, que terminou em oitavo na classificatória do salto em distância, entre 14 atletas, com 5,68m. Ingeborg Gruenwald, da Áustria, saltou 6,11m e lidera a disputa.

Destaque no disco

Já no lançamento do disco, o brasileiro Vitor Motin, campeão da Gymnasíade 2018, foi o segundo melhor da prova, entre 15 atletas, com 57,30m, atrás apenas de Connor Bell (66,84m), da Nova Zelândia.

Para o treinador-chefe do Brasil, Alexandre Moratto, os atletas tiveram um bom começo de competição na modalidade. "Tivemos uma boa estreia, com boas colocações no dia", considera. "Todos competirão novamente nas mesmas provas para daí saírem os vencedores. As maiores chances estão com os que estão entre os quatro primeiros", aponta.

As provas de atletismo de Buenos Aires serão disputadas até a próxima terça-feira (16). Ao todo, 21 brasileiros, a maior equipe do país nos Jogos, competem por medalhas na modalidade, em 15 provas. Nesta sexta (12.10), mais seis atletas nacionais estreiam na competição.

Programação (12.10)

15h20 – Salto em distância - Adrian Henrique Vieira
15h25 – 2.000 m com obstáculos - Leticia Almeida Belo
16h00 - 1.500 m – Lucas Pinho Leite
16h25 - Arremesso do peso - Rafaela Cristine de Sousa
16h44 - 100m - Vitória Pereira Jardim
17h05 - 100m - Lucas Rodrigues da Silva

Ana Cláudia Felizola e Mateus Baeta, de Buenos Aires, na Argentina – Rededoesporte.gov.br