Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Forças de segurança, defesa civil e ordenamento urbano apresentam planos operacionais para os Jogos Rio 2016

Geral

30/06/2016 15h37

Segurança

Forças de segurança, defesa civil e ordenamento urbano apresentam planos operacionais para os Jogos Rio 2016

Os planos da segurança pública foram aprovados na Comissão Estadual de Segurança Pública e Defesa Civil para os Jogos Rio 2016

Representantes das forças de segurança pública, defesa civil, trânsito, inteligência e forças armadas que trabalharão durante os Jogos Rio 2016 se reuniram nesta quinta-feira (30.6) no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) para apresentar os seus planos operacionais.

Com a coordenação da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça e Cidadania (SESGE/MJC), o encontro contou com a participação da Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Força Nacional de Segurança Pública, Polícia Militar do Rio de Janeiro, Polícia Civil do Rio de Janeiro, Corpo de Bombeiros Militares do Rio de Janeiro, CET-Rio e Guarda Municipal do Rio de Janeiro, além da ABIN e Forças Armadas.

Os planos da segurança pública foram aprovados na Comissão Estadual de Segurança Pública e Defesa Civil para os Jogos Rio 2016 (COESRIO2016), fórum deliberativo no qual se definiram os parâmetros da atuação coordenada e integrada dos órgãos federais, estaduais e municipais, bem como de outras entidades relacionadas, respeitando suas atribuições constitucionais e legais.

O secretário extraordinário de segurança para grandes eventos, Andrei Rodrigues, chamou atenção para a importância da integração entre as instituições de segurança. “Com a integração das forças de segurança temos total capacidade de garantir um ambiente de segurança e tranquilidade durante os jogos”, afirmou Andrei Rodrigues.

O secretário de segurança do estado do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, elogiou as instituições envolvidas. “É importante que se faça esse alinhamento para fechar lacunas e dar respostas. Existe efetivamente um comando de forma integrada único no mundo, uma visão moderna de que é possível trabalhar em conjunto. Agradeço o trabalho desenvolvido durante os últimos anos. Sei que hoje há um produto final a apresentar”, concluiu Beltrame.

Fonte: Ministério da Justiça e Cidadania