Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Fernanda Borges tem início promissor de temporada no lançamento de disco

Atletismo

15/04/2019 10h33

Atletismo

Fernanda Borges tem início promissor de temporada no lançamento de disco

Atleta brasileira tem a terceira melhor marca do mundo em 2019, com 63,96m

A lançadora de disco Fernanda Borges vem vivendo o melhor início de temporada de sua carreira. Em competições nos Estados Unidos, ela chegou ao terceiro lugar no Ranking Mundial da IAAF de 2019, com a marca de 63,96m. O resultado veio no Torneio Internacional de Chula Vista, em San Diego, no dia 11.04. Uma prova forte, que teve como vencedora a norte-americana Valarie Allman, com 67,15m, recorde pessoal e primeiro lugar do Ranking Mundial.

#pracegover: foto mostra a atleta Fernanda Borges no movimento final da rotina de lançamento do disco, vestindo o uniforme da seleção brasileira de atletismo
Fernanda Borges teve uma sequência de quatro lançamentos acima de 63 metros na última competição que disputou. Foto: CBAt

A gaúcha Fernanda já estava na terceira posição no ranking com o resultados de 62,76m, conseguido em 24 de março, quando venceu a primeira das quatro competições que já fez nos Estados Unidos, o San Diego State Aztec Track and Field Invitational, com índice para o Mundial de Doha, no Catar.

Em 30 de março, no Titus and Ely Invitational, em Irvine, Fernanda venceu o lançamento do disco com 60,58m, e na sexta-feira (12/4), no Triton Invitational, em San Diego, ficou em terceiro, com 61,02m. Valarie Allman venceu novamente, com 64,44m, seguida de Kelsey Card, com 61,25m.

Fernanda e seu técnico João Paulo Alves da Cunha estão no Camping Internacional de Treinamento e Competição, que integra o Programa de Preparação Olímpica (PPO), em Chula Vista, San Diego, Estados Unidos, desde 20 de março.

"Foi o melhor início de temporada para ela. Espero que possa evoluir. Na penúltima competição aqui lançou 63,96m e manteve o terceiro lugar do mundo. Mesmo com a americana passando a ser líder do ranking (Valarie Allman), a Fernanda melhorou a marca dela do ano (em 20 centímetros) e ficou em terceiro. Teve uma sequência boa - quatro lançamentos acima de 63 metros. Nunca havia feito essa média. Temos mais duas competições aqui e o GP no Brasil (28 de abril). A expectativa é melhorar os resultados", afirmou o técnico João Paulo. A melhor marca de Fernanda é 64,66m, de setembro de 2018, obtida em Bragança Paulista.

Outros resultados

O Triton Invitational, em La Jolla, na Califórnia, prosseguiu neste sábado (13.04), quando Alan Wolski venceu o lançamento do martelo com 72,20m. Joe Elis, de Michigan, foi segundo (70,59m, e Erick Loomis, do St Northridge, o terceiro (67,55m). Alan já tinha índice para os Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru (a marca exigida é 68m), com os 73,29m feitos em Concepción del Uruguay, na Argentina.

Gabriel Constantino venceu os 110 m com barreiras com a boa marca de 13s38, terceira do mundo, e Juliana De Menis Campos ganhou o salto com vara com 4,37m. Alison dos Santos também ganhou sua prova, os 400m com barreiras, com 49s93.

O Camping Internacional integra o Programa de Preparação Olímpica (PPO). As atividades no Centro Olímpico de Chula Vista têm como meta os Jogos de Tóquio 2020, mas também os Jogos Pan-Americanos de Lima e o Mundial de Atletismo de Doha, competições desta temporada.

Fonte: Confederação Brasileira de Atletismo