Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Exército abre novas vagas para o Programa Atletas de Alto Rendimento

Judô

14/11/2018 15h46

Esporte militar

Exército abre novas vagas para o Programa Atletas de Alto Rendimento

As inscrições deverão ser realizadas no período de 19 a 30 de novembro

O Exército Brasileiro oferece a oportunidade para que novos desportistas brasileiros sejam incorporados ao seu Programa de Atletas de Alto Rendimento. O edital prevê vagas nas modalidades de atletismo, boxe, esgrima, futebol, hipismo, judô, maratona aquática, natação, orientação, paraquedismo, pentatlo militar, triatlo, vôlei de praia e voleibol. 

A seleção inclui avaliação curricular, entrevista, inspeção de saúde e exame físico. O candidato que estiver apto à vaga integrará a Força Terrestre com a patente de 3º sargento temporário. Os interessados em participar do processo deverão se inscrever no período de 19 a 30 de novembro. Mais informações estão disponíveis no portal da Comissão de Desportos do Exército ou pelo e-mail .

judo2018_45744705652_o.jpg
Foto: Maxime Molert/CISM

Uma das modalidades contempladas, o judô terá vagas para as categorias meio-leve (66kg), leve (73kg) e meio-médio (81kg). Atualmente, 161 militares fazem parte do Programa Atletas de Alto Rendimento do Exército Brasileiro, sendo que 26 são judocas. Ao todo 19 modalidades são contempladas pelo programa. 

» Veja aqui a lista completa dos judocas que fazem parte do PAAR atualmente

O programa

O Programa Atletas de Alto Rendimento (PAAR) do Exército Brasileiro foi criado em 2009, consolidando um programa piloto que era conduzido pela Comissão de Desportos do Exército. O Brasil é o atual campeão mundial militar e vários judocas destaques do país já integraram as fileiras do Exército Brasileiro, como Luciano Côrrea, Henrique Guimarães, Tiago Camilo, Leandro Guilheiro, Leandro Cunha, Felipe Kitadai e Fúlvio Miyata. Nos Jogos Olímpicos Rio 2016, todos os atletas da seleção masculina eram militares do Exército Brasileiro.

O objetivo do PAAR é fortalecer a equipe da Força Terrestre e a Seleção Militar brasileira em eventos esportivos de alto nível. Os esportistas têm à disposição todos os benefícios da carreira militar, como salários, plano de saúde, férias e assistência médica, incluindo nutricionista e fisioterapeuta, além de disporem de todas as instalações esportivas militares adequadas para treinamento.

Fontes: Confederação Brasileira de Judô e Comissão de Desportos do Exército