Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Evandro e André Stein quebram hegemonia de Alison e Bruno Schmidt no SuperPraia

Volei de praia

30/04/2018 11h45

Vôlei de praia

Evandro e André Stein quebram hegemonia de Alison e Bruno Schmidt no SuperPraia

Dupla venceu os atuais campeões olímpicos em Brasília e, com isso, quebrou a invencibilidade dos rivais na competição. No feminino, o título ficou com Taiana e Carolina Horta

O SuperPraia, maior torneio de vôlei de praia do país, conheceu, em sua quinta edição, uma nova dupla campeã na chave masculina.

Neste domingo (29.04), na arena montada no estacionamento do estádio Mané Garrincha, em Brasília, Evandro e André Stein (RJ/ES) superaram, por 2 sets a 1 (19/21, 21/19, 11/15), em 1h03min de partida, os atuais campeões olímpicos Alison e Bruno Schmidt (ES/DF).

Evandro e André Stein, no pódio do SuperPraia. Foto: CBV

Com o resultado, eles encerram uma sequência de quatro títulos de Alison e Bruno no principal torneio nacional. Pelo ouro, eles receberam um prêmio de R$ 50 mil reais, o maior das etapas nacionais. O bronze ficou com Hevaldo e Arthur Lanci (CE/PR), que venceram Álvaro Filho e Saymon (PB/MS) por 2 sets a 0 (21/17, 21/18).

Evandro e André quebraram uma sequência de quatro títulos de Alison e Bruno no principal torneio nacional. Em pouco mais de um ano de parceria, a dupla já soma títulos do Campeonato Mundial (disputado a cada dois anos), Circuito Mundial, Circuito Brasileiro Open e, agora, o SuperPraia. O carioca Evandro comentou a alegria pelo título do torneio e destacou o trabalho da comissão técnica em todas as conquistas recentes.

"É uma felicidade imensa. Só tenho a agradecer a todos que trabalham conosco. Mesmo nos momentos mais difíceis estão ao nosso lado. Conseguimos responder com bons resultados, ganhando etapas. Eles estão conosco praticamente 24h, nos apoiando e nos cobrando. Já sabíamos que esta final seria um excelente jogo decidido nos detalhes, quem errasse menos levaria. Bruno estava jogando em casa, com a torcida apoiando ele o tempo todo, mas sempre nos respeitando também. Agora vamos tentar descansar e já viajar esta noite rumo aos EUA para mais uma etapa do Circuito Mundial", disse.

Juntos, Evandro e André Stein já tinham uma medalha do SuperPraia, mas de bronze, no evento de 2017, em Niterói. Individualmente, Evandro possuía outras duas medalhas do SuperPraia, uma de bronze (2015, em Maceió) e uma de prata (2016, em João Pessoa), ambas ao lado do ex-parceiro Pedro Solberg. André comentou a alegria de vencer a final do SuperPraia, conquistando mais um troféu para a parceria.

"Alison e Bruno eram os únicos campeões do SuperPraia até hoje, eles vieram muito firmes para manter essa hegemonia. Seriam pentacampeões, mostrando quão forte e regular é o time deles. Foi um jogo incrível, com muitos lances espetaculares. Algumas vezes o ponto não era nosso, mas eu só conseguia sorrir, pois nenhum lado estava desistindo. Entramos com uma energia boa, pudemos crescer no tie-break no bloqueio para assegurar esse título", declarou André.

O próximo desafio de várias duplas brasileiras já está chegando e o descanso será curto. Elas disputam a etapa quatro estrelas dos Estados Unidos pelo Circuito Mundial 2018 na próxima semana.

Feminino

No feminino, o título do SuperPraia ficou com Taiana e Carolina Horta (CE). A parceria das cearenses venceu, no sábado (28.04), Tainá e Victoria (SE/MS) na decisão, por 2 sets a 0 (21/19, 23/21), em 46 minutos. Foi a primeira medalha da equipe, unida há pouco mais de um mês e que já havia conquistado uma prata no Circuito Mundial. A medalha de bronze no SuperPraia ficou com Fernanda Berti e Bárbara Seixas (RJ), que superaram Josi e Lili (SC/ES).

Taiana e Carolina Horta comemoram o título em Brasília. Foto: CBV

"Participar e vencer pela segunda vez um torneio tão importante é algo maravilhoso. É especial estar entre as melhores da temporada, vou guardar essa vitória no coração. Preciso agradecer demais minha comissão técnica, o Marcelo Carvalhaes (técnico), o Ricardo Moacir (auxiliar técnico), Rodrigo, todos que compõe nossa equipe. E agradecer à CBV pelo convite que nos foi concedido, já que nos juntamos um mês atrás", disse Taiana, que completou.

"Tenho certeza que vai ser uma marca e vamos continuar evoluindo no Circuito Mundial. Sabemos que ainda temos que ajustar muita coisa, mas vamos jogo a jogo e aqui conseguimos dar nosso melhor, estou muito feliz em estar vivendo esse momento. Também quero agradecer o fato de Carol Horta ter acreditado neste sonho, estar se esforçando tanto, e também à comissão técnica dela no Ceará, que nos apoia".

Melhores da temporada

Após a final feminina, no sábado, e masculina, no domingo, foram divulgados os prêmios individuais dos melhores da temporada 2017/2018 em cada fundamento. A votação foi feita por atletas e treinadores.

No feminino, destaque para Carol Solberg, que ficou com a maior honraria, o prêmio de melhor jogadora da temporada 17/18, e Ana Patrícia, que venceu nas categorias bloqueio, ataque e atleta que mais evoluiu.

No masculino, o destaque foi o capixaba André Stein, eleito melhor jogador do tour 2017/2018, aos 23 anos. Seu parceiro, Evandro, venceu nas categorias de melhor saque e melhor ataque.

Confira os vencedores:

Masculino

Melhor jogador – André Stein (ES)
Melhor saque – Evandro (RJ)
Melhor recepção – Bruno Schmidt (DF)
Melhor levantamento – Bruno Schmidt (DF)
Melhor defesa – Guto (RJ)
Melhor ataque – Evandro (RJ)
Melhor bloqueio – Alison (ES)
Atleta que mais evoluiu – George (PB)
Revelação – Adrielson (PR)
Melhor técnico – Ednilson Costa (RJ)
Craque da Galera – Bruno Schmidt (DF)

Feminino

Melhor jogadora – Carolina Solberg (RJ)
Melhor saque – Maria Elisa (RJ)
Melhor recepção – Duda (SE)
Melhor levantamento – Taiana (CE)
Melhor defesa – Taiana (CE)
Melhor ataque – Ana Patrícia (MG)
Melhor bloqueio – Ana Patrícia (MG)
Atleta que mais evoluiu – Ana Patrícia (MG)
Revelação – Victoria Lopes (MS)
Melhor técnico – Luciano Kioday (PB)
Craque da Galera – Ágatha (PR)

Fonte: Confederação Brasileira de Vôlei