Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Evandro de Azevedo é surpreendido com eleição de segundo melhor técnico do mundo

10/02/2015 15h09

Evandro de Azevedo é surpreendido com eleição de segundo melhor técnico do mundo

Treinador do arqueiro Marcus Vinícius D’Almeida soube da premiação da Federação Internacional do Tiro com Arco por meio de post em rede social

O treinador Evandro de Azevedo levou um susto no sábado (7.2). Ele tinha enviado um vídeo sobre Marcus Vinícius D’Almeida para a World Archery (Federação Internacional do Tiro com Arco), uma vez que nem ele e nem o atleta estariam na cerimônia de gala de Las Vegas, nos Estados Unidos, onde o arqueiro seria anunciado como segundo melhor do mundo de 2014. Foi quando viu postado, por um amigo, em uma rede social, que além de Marcus, ele próprio também tinha sido eleito o segundo melhor treinador do mundo de 2014. “Eu nem sabia que estava competindo... Foi uma surpresa muito legal”, celebra Evandro.

O técnico, que trabalha com o italiano Renzo Ruele – à frente das Seleções Brasileiras –, conta que o reconhecimento e a repercussão positiva pelo trabalho são recompensas que, às vezes, têm até com mais efeito do que uma remuneração. “Eu já tinha sido reconhecido pelo COB (Comitê Olímpico do Brasil) pelos Jogos Olímpicos de Nanquim, no ano passado, e tinha ficado muito feliz. Mas agora foi mesmo uma surpresa”, afirma.

Arquivo pessoal
Arquivo pessoal#Evandro de Azevedo (de verde), com Marcus Vinícius, ao fundo: trabalho reconhecido pela Federação Internacional do Tiro com Arco
Evandro de Azevedo (de verde), com Marcus Vinícius, ao fundo: trabalho reconhecido pela Federação Internacional do Tiro com Arco

O melhor técnico do mundo em 2014, para a World Archery, foi Lee Mi-Joung, da Coreia do Sul – país de forte tradição e que domina o tiro com arco no mundo —, eleito com 31%. O brasileiro Evandro de Azevedo ficou em segundo lugar, com 29%, à frente de Natalia Butusova, da Alemanha, com 24%.

Saiba mais sobre a história, curiosidades e regras do tiro com arco

Para 2015, o tiro com arco terá de colocar, segundo o técnico, “muitos pingos nos ‘is’ com equipes delineadas e já os possíveis participantes dos Jogos Olímpicos do Rio 2016”, observa o treinador. “Haverá competições importantes também, como o Mundial Juvenil (em Yankton, nos Estados Unidos, de 8 a 14 de junho), a Universíade (3 a 14 de julho, em Gwandju, na Coreia do Sul), os Jogos Pan-Americanos de Toronto (10 a 26 de julho) e o Mundial (em Copenhague, na Dinamarca, de 26 de julho a 2 de agosto)”, enumera.

É em Maricá, no Rio de Janeiro – antes da mudança dos arqueiros para o Campo dos Afonsos, da Aeronáutica, onde deverão ficar concentrados até os Jogos Olímpicos –, que treinam os arqueiros. “O grupo é dinâmico. Pode sair um, entrar outro...”, observa Evandro. “Hoje, o grupo está composto por Marcus Vinícius d’ Almeida, Daniel Xavier, Edson Kim e Drean Braga, no masculino; e Sarah Nikitin, Stephany Caroline Pereira da Rosa, Ane Marcelle dos Santos e Larissa Feitosa, no feminino”, detalha.

O primeiro grande desafio do ano são as seletivas de março (6 e 7 de março), em Maricá, que servirão vão definir os brasileiros que participarão das primeiras etapas da Copa do Mundo – em Xangai (5 a 10 de maio) e em Antália (26 a 31 de maio) –, além do Pan e do Mundial.

Denise Mirás – Ascom – Ministério do Esporte