Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Em Curitiba, estudantes plantam 110 mudas de Ipês Amarelos pelo programa de Sustentabilidade dos Jogos Escolares

Atletismo

20/09/2017 15h57

Jogos Escolares

Em Curitiba, estudantes plantam 110 mudas de Ipês Amarelos pelo programa de Sustentabilidade dos Jogos Escolares

Iniciativa simbólica visa diminuir o impacto da emissão de carbono feita pela realização dos Jogos Escolares

A segunda etapa do plantio simbólico de mudas dos Jogos Escolares da Juventude Curitiba 2017 aconteceu na tarde desta terça-feira (19.09) nos jardins da Secretaria do Esporte e Turismo. Jovens estudantes, de 12 a 14 anos, de cada uma das 28 delegações participantes e Embaixadores dos Jogos Escolares plantaram ao todo 110 mudas de ipês amarelos, escolhidos por serem uma espécie nativa e parte do bioma da capital paranaense.

plantioarvoresJogosEscolares.jpg
Embaixadoras Sheilla, do vôlei, participa do plantio das árvores nos Jogos Escolares. Foto: Wander Roberto/Exemplus/COB

Diferentes iniciativas compõem o Programa de Sustentabilidade dos Jogos. Elas são divididas em três frentes – gerenciamento de resíduos sólidos, educação ambiental e o carbono neutro, representada pelo plantio. "Nós temos um cálculo da emissão de carbono de todo o processo de realização do evento, pré, durante e pós, e de quantas árvores são necessárias para neutralizar", explicou a coordenadora de sustentabilidade do evento, Beatriz Yu Marins.

Participaram da iniciativa as embaixadoras Sheilla, do vôlei, Iziane, do basquete e Silvia Helena, do handebol. Todas valorizaram a ação, destacando a importância de aproveitar o evento esportivo como uma forma de conscientização das crianças. "É importante que elas já cresçam com a mentalidade de que o mundo precisa ser cuidado e entendam que a essa geração também precisa fazer a sua parte", comentou Iziane.

Ídolo de muitas das crianças que participaram da ação, a bicampeã olímpica no vôlei, Sheilla, disse que já plantou diversas árvores em sua casa, mas que estar presente em uma atividade como essa tem também uma grande relevância pessoal. "Elas estão aprendendo como é importante cuidar do meio-ambiente, como uma mudinha pode fazer a diferença e eu espero que minha participação as tenha inspirado", falou.

Ana Clara, de 14 anos, atleta de vôlei do Colégio Boa Viagem, de Recife, destacou que participar de um programa como esse tem tudo a ver com o esporte. "A gente ajuda o planeta, trabalha em equipe e ainda pode fazer isso com atletas que crescemos admirando, que temos o sonho de conhecer, é muito bom", disse Ana, realizada.

O fato de envolver os atletas no plantio é uma preocupação do comitê organizador do evento em fazer parte do processo de formação das crianças. "É um momento para elas colocarem a mão na terra, realizarem, muitas vezes, seu primeiro plantio de árvore, e ter contato com as nossas plantas, ouvir falar um pouco de biodiversidade, mata nativa. O programa de sustentabilidade dos Jogos Escolares cresce a cada ano", contou Beatriz.

Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), com apoio do Ministério do Esporte e Grupo Globo, com patrocínio da Coca-Cola e apoio da Estácio, da Prefeitura de Curitiba e do Governo do Estado do Paraná.

Fonte: Comitê Olímpico do Brasil