Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Estágio de treinamento de ginástica artística reafirma potencial da nova geração

Ginastica artística

30/01/2018 15h08

Ginástica

Estágio de treinamento de ginástica artística reafirma potencial da nova geração

Primeiro camping de 2018 teve a presença de 40 atletas no CT Time Brasil, no Parque Olímpico da Barra

A ginástica artística brasileira é conhecida por ídolos como Diego e Daniele Hypolito, Arthur Zanetti, Arthur Nory e Jade Barbosa, entre outros, além de grandes nomes que já deixaram as competições. Entretanto, uma jovem e talentosa nova geração vem ganhando destaque e já deixou de ser promessa para se tornar realidade. Prova disso é o grande número de jovens atletas que mostrou qualidade e disposição durante o primeiro estágio de treinamento realizado no Centro de Treinamento Time Brasil, no Rio de Janeiro (RJ), até o último sábado (27.01).

Ginsticaartistica.jpg
Atletas participam de treinamento durante 12 dias no Parque Olímpico da Barra. Foto: Divulgação/CBG

Foram 12 dias de concentração e troca de conhecimento, que contribuíram muito para o desenvolvimento da modalidade e dessa nova geração. Alguns desses atletas já têm garantindo resultados expressivos em competições nacionais e internacionais das categorias de base. Isso demonstra o trabalho contínuo que tem sido feito para manter os grandes feitos já conquistados pelos atletas brasileiros.

Para esses novos representantes do País, foi uma oportunidade de ouro por vários fatores: estar ao lado de atletas experientes e consagrados, treinar com profissionais do mais alto nível técnico e poder usufruir de uma estrutura completa e de ponta como a do CT.

Diogo Brajão é um dos representantes dessa nova geração e disse que aproveitou a oportunidade de estar ao lado de atletas consagrados e experientes. "Os treinos começaram bem no início do ano e já chegaram fortes. Tivemos a presença de técnicos de todo o Brasil e atletas experientes que são até medalhistas olímpicos. É muito bom poder estar junto com eles, concentrado. Aprende-se muita coisa com eles. Fazer o dia-a-dia, conversar e ouvir as coisas que eles contam é o melhor. Como cada um tem uma característica de treino diferente, podemos unir tudo isso e fazer uma ginástica bem completa", disse o atleta que no ano passado disputou o International Junior Gymnastics Competition, em Yokohama, no Japão, e conquistou a medalha de bronze na barra fixa, além de terminar em sétimo no all around.

"Voltamos mais cedo aos treinos e espero evoluir ainda mais para as competições que vêm pela frente. O camping foi muito forte e acrescentou muito na nossa preparação", disse Thaís Fidelis, uma das "novas caras" da Seleção, que já integrou a equipe brasileira no Mundial de Montreal, no Canadá, no ano passado, e chegou às finais do individual geral.

Fabiane Valentim também integra esse "time dos novos talentos", e destaca a chance de estar ao lado de ginastas com muita bagagem. "Esta foi uma oportunidade boa para mim. Ajuda bastante ter atletas como a Flávia (Saraiva), a Dani (Hypolito) e a Jade (Barbosa). Isso ajuda bastante porque elas são muito profissionais e nos ajudam em tudo que precisamos. Essa troca de experiência é muito boa. Qualquer ajuda é sempre bem-vinda", disse.

O camping teve o comando do coordenador de seleções Marcos Goto e a presença de técnicos de vários clubes, que também tiveram um grande aprendizado. "O camping foi uma oportunidade maravilhosa de aquisição de novas informações e conhecimentos técnicos em diversas áreas. Proporcionou uma incrível troca de experiência entre todos os segmentos: treinadores, ginastas e toda a equipe multidisciplinar. Isso, sem dúvida, contribuirá para uma melhor e mais completa formação dos ginastas para o nosso País", pontuou Carlos Bezerra, treinador da APAM, de Brasília (DF), que participou do estágio.

Confira a lista de atletas que participaram do treinamento:

Ginástica Artística Feminina
Thais Fidelis dos Santos, Fabiane Valentim de Brito, Luiza Trautwein Oliveira Domingues, Anna Julia Reis, Ana Luisa Lima, Carolyne Pedro, Christal Silva e Bezerra, Isabel de Almeida Barbosa, Jackeline Soares Gomes da Silva, Flávia Lopes Saraiva, Lorrane Oliveira dos Santos, Luisa de Carvalho Kirshmayer, Jade Fernandes Barbosa, Milenny Esteves de Souza, Daniele Mathias Hypolito, Laura Rocha Leonardo, Júlia Moraes Godoy, Amanda Paulino de Lima, Maria Luiza Arantes França e Luisa Helena da Silva participaram do evento.

Ginástica Artística Masculina - Patrick Sampaio Barone, Francisco Barretto Júnior, Gustavo Gonçalves Polato, Péricles Fouro da Silva, Rafael Salvador, Luís Guilherme Porto, Rankiel Santos Neves, Leonardo Matheus de Souza, Gabriel Faria Barbosa, Lucas Eduardo Costa de Souza, Diogo Brajão Soares, Caio Campos Souza, Diego Mathias Hypolito, Lucas de Souza Bitencourt, Murilo Miguel Pontedura, Arthur Zanetti, Hudson Miguel, Arthur de Freitas Costa, Vinícius Machado e Tomas Rodrigues Florêncio.

Fonte: Confederação Brasileira de Ginástica