Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Estádio Olímpico de Canoagem Slalom é inaugurado oficialmente

Atletismo

26/11/2015 12h12

Aquece Rio

Estádio Olímpico de Canoagem Slalom é inaugurado oficialmente

Entrega da estrutura marca o primeiro dia do evento-teste da modalidade, em Deodoro
1 | 5
Atletas fazem os primeiros testes no canal de canoagem slalom, na Região de Deodoro. Foto: Francisco Medeiros/ME
2 | 5
Secretário Executivo do Ministério do Esporte, Marcos Jorge, e o Secretário Nacional de Alto Rendimento, Ricardo Leyser, fizeram o teste do canal de slalom com atletas brasileiros. Foto: Francisco Medeiros/ME
3 | 5
Atletas fazem os primeiros testes no canal de canoagem slalom, na Região de Deodoro. Foto: Francisco Medeiros/ME
4 | 5
Secretário Executivo do Ministério do Esporte, Marcos Jorge, e o Secretário Nacional de Alto Rendimento, Ricardo Leyser, fizeram o teste do canal de slalom com atletas brasileiros. Foto: Francisco Medeiros/ME
5 | 5
Inauguração oficial do canal de canoagem slalom, na região de Deodoro. Foto: Francisco Medeiros/ME
11262015_23028217230_e745e23308_k.jpg
11262015_22695039984_d19904ef04_k.jpg
11262015_22696921263_c1e67ac918_k.jpg
11262015_23297291956_de81dbf493_k.jpg
11262015_slalom_22695041734_fefc98fb87_k.jpg

Antes de os atletas começarem a disputa do Desafio Internacional de Canoagem Slalom, na tarde desta quinta-feira (26.11), o Estádio Olímpico de Canoagem Slalom foi inaugurado oficialmente em cerimônia realizada no local. O circuito foi apresentado e até testado por autoridades presentes, como o secretário executivo do Ministério do Esporte, Marcos Jorge, e o secretário nacional de alto rendimento, Ricardo Leyser, que percorreram as corredeiras em um bote.

“É mais um equipamento entregue. Apenas aqui neste empreendimento são R$ 118 milhões. Estamos potencializando todo o complexo de Deodoro com vistas a atender tudo o que foi pactuado com o Comitê Olímpico Internacional”, afirmou Marcos Jorge, citando o investimento federal na instalação.

“Cumprimos mais uma etapa. Há pouco o complexo de Deodoro era uma grande dúvida e esta era a obra mais complexa”, lembrou Ricardo Leyser. “O que mais temos a comemorar é a gente ganhar um centro desses para a canoagem brasileira. Temos uma geração nova que veio de programas sociais, como o Segundo Tempo, e vai ter essa pista, uma das mais modernas do mundo. Para a canoagem é sensacional”, disse o secretário de alto rendimento.

Além de servir como casa da canoagem slalom nos Jogos Olímpicos Rio 2016, o estádio tem um projeto de legado que envolve tanto a parte esportiva quanto a social. De acordo com o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, o local será transformado em parque público e poderá ser aproveitado pela população já a partir de 23 de dezembro. A entrada será gratuita. “Vamos ter o caso de legado antes da Olimpíada. O importante é que a molecada vai usar isso aqui no verão”, anunciou Paes.


Avaliações

Tricampeão olímpico de canoagem slalom, o francês Tony Estanguet participou da cerimônia de entrega da instalação e elogiou a estrutura construída em Deodoro. “É fantástica. Estou impressionado. Conheço muitas pistas e essa tem um nível impressionante. Quero parabenizar as autoridades brasileiras por terem construído em menos de dois anos. Quando você vê o resultado, é fantástico. Todos os atletas amaram o percurso”, comentou Estanguet.

O presidente da Confederação Brasileira de Canoagem, João Tomasini, ressaltou que a intenção da entidade é utilizar o local para ajudar no desenvolvimento do esporte. “Atingimos o que queríamos. O canal é perfeito, dá todas as condições e é muito técnico. Vai ser realmente outro polo de desenvolvimento para a modalidade”, comentou. “O feedback que temos é de que a pista é técnica. Está todo mundo adorando a instalação”.

» Entenda como foi feito o processo de enchimento do canal

Em acordo com a prefeitura do Rio, o presidente da CBCa afirmou que o local será utilizado de segunda a sexta para a prática do esporte, tanto por atletas de alto rendimento quanto pelos de base. “O projeto Meninos do Lago, de Foz do Iguaçu, será replicado aqui como Meninos do Rio. É sem dúvida um chamariz para a garotada”, afirmou.

 

Vagner Vargas – brasil2016.gov.br