Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Erlon, o baiano talhado para as provas em duplas da canoagem velocidade

Canoagem

17/08/2018 13h54

Canoagem

Erlon, o baiano talhado para as provas em duplas da canoagem velocidade

Com título mundial e prata olímpica no currículo, atleta é uma das esperanças nacionais de pódio no mundial que será disputado a partir do dia 22 em Montemor-o-Velho, em Portugal

Ele tem 100% de aproveitamento em Jogos Sul-Americanos entre 2010 e 2018, com cinco ouros. Coleciona duas pratas em Jogos Pan-Americanos, em 2011 e 2015. Foi campeão mundial em 2015 e terceiro colocado em 2014. Tem no currículo uma prata nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Aos 27 anos, o baiano de Ubatã Erlon de Souza é a maior referência brasileira na canoagem de velocidade nas provas de duplas (C2).

Com 100% de aproveitamento em Jogos Sul-Americanos, Erlon foi porta-bandeira em Cochabamba. Foto: Abelardo Mendes Jr./rededoesporte.gov.br

No Mundial de Montemor-o-Velho, que será disputado de 22 a 26 de agosto, em Portugal, Erlon fará duas provas: o C2 500m, ao lado de Isaquias Queiroz, e o C2 1.000m, ao lado de Maico Santos. A parceria com Isaquias é amplamente conhecida. Juntos, os dois conquistaram o Mundial de 2015, na Itália, e a medalha de prata nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Ao todo, a delegação brasileira conta com 16 atletas.

"O Isaquias é um cara que gosta muito de treinar, passa confiança. Gosto de competir com ele por isso. Ele está sempre te motivando. Formamos um barco que casa direitinho. Normalmente, para uma dupla ter remada perfeita, tem de estar sempre treinando. Com o Isaquias não preciso de tanto treino. O encaixe é natural. Isso faz com que nossa parceria venha sendo cada vez mais fortalecida", explicou Erlon, que este ano venceu ao lado do colega a prova do C2 1.000m nos Jogos Sul-Americanos de Cochabamba, na Bolívia.

"Tudo o que fazemos tem como meta maior Tóquio. Sempre temos coisas a acrescentar no treino, elementos a corrigir. O Mundial é um termômetro essencial"
Erlon de Souza

Esse entrosamento natural, no entanto, é lapidado intensamente. Sob comando do técnico espanhol Jesus Morlán no Centro de Treinamento de Lagoa Santa, em Minas Gerais, a dupla com Isaquias tem uma preparação focada. "Nossa rotina é toda junto. Em quase todos os treinamentos estamos juntos. É uma família. Praticamente, a única hora em que não estamos lado a lado é na hora de dormir, no descanso", brincou o atleta.

Erlon enxerga no Mundial, além de uma oportunidade de repetir o brilho de ouro que teve em 2015, uma referência no objetivo principal, que é chegar pronto para os Jogos Olímpicos de 2020. "Tudo o que fazemos tem como meta maior Tóquio. Sempre temos coisas a acrescentar no treino, elementos a corrigir. O Mundial é um termômetro essencial", disse, indicando que os adversários mais duros são os europeus.

Erlon à frente do amigo Isaquias. Dupla tem pódios em mundiais e olimpíadas no currículo. Foto: Abelardo Mendes Jr./rededoesporte.gov.br

"A Europa é muito forte. Sempre tem atletas surpreendendo. A Alemanha é um foco natural nosso, uma referência, mas há muitos adversários duros", afirmou o atleta, que deu as primeiras remadas no projeto Segundo Tempo, em Ubatã (BA), aos 14 anos.

"Eu lembro que tinha canoagem, futebol e vôlei. Como sempre gostei de estar na beira do rio brincando, a canoagem me chamou mais a atenção. Comecei meio sem levar a sério. Só quando competi o primeiro estadual, com um mês de treinamento, e fiquei com a prata, que algumas pessoas começaram a ver que existia em um atleta. Nem eu sabia", brincou.

Se Erlon não sabia exatamente do seu valor como atleta lá atrás, uma das coisas de que ele não tem dúvida é do valor da proximidade de sua família como ingrediente essencial para a qualidade de seus treinos. Durante um bom tempo, a mulher e as duas filhas ficavam na Bahia, seu estado Natal. Desde que trouxe elas para perto de seu convívio, em Minas Gerais, as perspectivas ganharam outro tom.

"Na Bahia ficava distante, complicado. Trouxe elas para Lagoa Santa. Foi um grande acerto. Fez uma diferença enorme ter a família por perto. Só eu sei o quanto me fez bem, o quanto significou de rendimento a mais nos treinamentos. A família soma muito. Você treina sem outras preocupações", disse.

Principais resultados de Erlon de Souza

» Jogos Olímpicos Rio 2016
Prata na C2 1.000m ao lado de Isaquias Queiroz

» Campeonato Mundial de 2015, na Itália
Ouro na C2 1.000m ao lado de Isaquias Queiroz

» Campeonato Mundial de 2014, na Rússia
Bronze da C2 200m ao lado de Isaquias Queiroz

» Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá, em 2015
Prata na C2 1.000m ao lado de Isaquias Queiroz

» Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no México em 2011
Prata na C2 1.000m ao lado de Ronilson de Oliveira

» Jogos Sul-Americanos
Cinco ouros, entre os Jogos de 2010 e os de 2018

Gustavo Cunha, rededoesporte.gov.br