Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Equipe permanente faz seleção sonhar com pódio no Rio 2016

Futebol

01/09/2015 11h25

Futebol feminino

Equipe permanente faz seleção sonhar com pódio no Rio 2016

Segundo a comissão técnica, confinamento em Itu (SP), no CT que recebeu o Japão na Copa, permite experiências de variações táticas e evolução de fundamentos

Nutricionistas à disposição para garantir a alimentação adequada. Trabalho técnico e tático seis vezes por semana. Estrutura de ponta, que serviu à Seleção do Japão durante a Copa do Mundo da FIFA 2014. É com essa receita que a Seleção Brasileira de Futebol se prepara, em Itu (SP), para chegar aos Jogos Olímpicos do Rio em condição de brigar pelo pódio. Desde o início do ano uma equipe permanente foi formada e trabalha periodicamente com foco em 2016.

Para o técnico Vadão, esta foi a melhor estratégia para fortalecer a qualidade do grupo. “O futebol feminino não costumava ter uma base. As meninas passam a ter orientação mais específica depois dos 16, 17 anos. Então há um déficit, principalmente em relação às grandes equipes mundo afora. Assim, optamos pela seleção permanente para termos um avanço tático e físico. Assim vamos competir nas Olimpíadas com força”, afirma.

A primeira etapa da preparação foi concluída com as disputas da Copa do Mundo, quando a equipe foi eliminada pela Austrália nas oitavas de final, e dos Jogos Pan-Americanos, com o ouro conquistado em Toronto com direito a goleada por 4 x 0 na final diante da Colômbia. Os próximos compromissos internacionais são um amistoso contra a França em setembro e dois contra os Estados Unidos em outubro.

“As meninas têm atitude, estão confiantes e sabemos que, embora seja um sacrifício grande, porque ficamos muito tempo confinados, temos tido uma evolução e é isso que precisamos para as Olimpíadas”, completou.

Jogadora mais experiente da seleção, com seis Copas do Mundo e cinco Olimpíadas no currículo, a volante Formiga aponta os avanços do time, como a capacidade de atuar em diferentes esquemas táticos. “Quem assistiu aos jogos do Mundial e do Pan viu que a gente cresceu. Antigamente a gente se adaptava só ao 4-4-2. Hoje conseguimos ter outras variações”.

Evolução também vista pela lateral Maurine, confiante que o esforço que vem sendo feito pelas atletas será recompensado. “A preparação é puxada, a gente treina de segunda a sábado, mas tudo vai valer a pena para a gente se apresentar bem nas Olimpíadas".

Estrutura

O Centro de Treinamento em Itu abrigou a seleção do Japão durante a Copa do Mundo de 2014. O local possui uma área de 140 mil m², com dois campos oficiais, hotel, restaurante, academia, espaço para tratamento médico, fisioterapia e massagem, além de salas de reunião.

Após o duelo no dia 19 de setembro contra a França, em Le Havre, a seleção permanente será desfeita para que as jogadoras disputem o Campeonato Brasileiro de 2015. Elas voltarão a se reunir para os amistosos contra os Estados Unidos em outubro e para dois jogos frente à Nova Zelândia, em novembro. No último mês do ano, o calendário prevê a disputa da oitava edição do Torneio Internacional, que desta vez será realizado na Arena das Dunas, em Natal. A equipe permanente volta a se concentrar no início de 2016.

O ministro do Esporte, George Hilton, com as atletas da seleção permanente: embaixadoras da modalidade. Foto: Francisco Medeiros/ME

Investimentos

Na segunda-feira à noite (31.08), o ministro do Esporte fez uma visita às jogadoras da Seleção. Além de parabenizar a equipe pelo ouro no Pan de Toronto, George Hilton expôs o desejo de tornar as atletas “embaixadoras” da modalidade.

“O desempenho da seleção foi inquestionável e o futebol feminino está crescendo graças a vocês. Ainda temos o desafio de criar uma cultura futebolística entre as mulheres no Brasil e a gente quer que vocês se tornem embaixadoras, dando o nome a campeonatos amadores, entregando os troféus, para que consigamos despertar o interesse nas jovens atletas e revelar novos valores”, afirmou.

O trabalho de fortalecimento das categorias de base passa pela realização de torneios como a Copa Brasil Universitária de Futebol Feminino (CBUFF), que terminou este mês. Organizada em parceria entre o Ministério do Esporte e a Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), a competição reuniu 700 atletas das 27 unidades da Federação e recebeu R$ 2,4 milhões de investimentos federais.

Outro apoio do Ministério do Esporte se dá pelo Programa Bolsa Atleta, que beneficia 116 jogadoras do futebol feminino, o que representa um investimento anual de R$ 1,6 milhão.

Fonte: Gabriel Fialho, do Ministério do Esporte