Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Todas as brasileiras subiram ao pódio no Mundial de Natação Paralímpica

Natacao paralímpica

07/12/2017 15h50

México

Todas as brasileiras subiram ao pódio no Mundial de Natação Paralímpica

Equipe nacional foi representada por seis nadadoras na Cidade do México e todas conquistaram pelo menos uma medalha

As mulheres que compõem a delegação brasileira no Mundial de Natação Paralímpica, que se encerra nesta quinta-feira (7.12), na Cidade do México, assumiram o papel de protagonistas na competição.

A cearense Edênia Garcia (S3), a paulista Raquel Viel (S12), a paranaense Beatriz Carneiro (S14), a mineira Patríca Santos (S3) e as potiguares Joana Neves (S5) e Cecília Araújo (S8) são as seis nadadoras do país na capital azteca. Todas tiveram a oportunidade de subir ao pódio. Cada levará para casa, pelo menos, uma medalha, à exceção Cecília Araújo, que na tarde (horário do Brasil) desta quinta-feira foi campeã dos 50m livre e acumula duas conquistas. No domingo (3.12), ela ficou com a prata nos 100m costas, atrás apenas da estrela paralímpica mundial, Jéssica Long, dos Estados Unidos.

Cecília Araújo mergulha após ganhar os 50m livre (S8). Foto: Márcio Rodrigues/CPN/MPix

"Eu vim para o México com a expectativa de fazer o meu melhor e o meu melhor me deu esta medalha de ouro", comemorou Cecília, que sofreu com falta de oxigenação na hora do parto e teve paralisia cerebral, que prejudica os movimentos do lado esquerdo do corpo.

Esta é mais uma marca inédita desta delegação nacional no Mundial. O Brasil veio ao México com 17 representantes. Eles já foram responsáveis por quebrar a barreira dos 26 pódios em competições deste porte, alcançados em Eindhoven 2010 e Montreal 2013, e também superaram a marca de 14 ouros, o antigo recorde do país em Mundiais da modalidade.

No México, o Brasil já faturou 33 pódios, sendo 17 medalhas de ouro. O país mantém-se na quarta colocação, com um ouro a menos que a Itália. Estados Unidos são os vice-líderese a China está em primeiro.

Na tarde desta quinta-feira, o carioca Andre Brasil voltou a conquistar um ouro, desta feita, nos 400m (S10). Ele já faturou sete medalhas em sete participações no México, cinco em provas e dois em revezamentos.

A última sessão do Mundial de Natação Paralímpica na Piscina Francisco Márquez começa às 21h (de Brasília), com a presença de brasileiros em seis finais, com transmissão ao vivo do Sportv 2.

Confira em quais provas as brasileiras foram medalhistas na competição até aqui:

» Cecília Araújo (S8)
50m livre: Ouro
100m costas: Prata
» Edênia Garcia (S3)
50m costas: Prata
» Joana Neves (S5)
50m livre: Prata
» Beatriz Carneiro (S14)
100m peito: Prata
» Patrícia Santos (S4)
100m livre: Prata
» Raquel Viel (S12)
100m costas: bronze

Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro