Você está aqui: Página Inicial / Notícias / “Já é minha pista favorita”, diz Ana Sátila sobre o Estádio Olímpico de slalom

Canoagem

27/11/2015 17h50

Entrevista

“Já é minha pista favorita”, diz Ana Sátila sobre o Estádio Olímpico de slalom

Jovem atleta elogia nova casa da canoagem e reafirma sonho de medalha nos Jogos de 2016

Ana Sátila Vargas tem apenas 19 anos, mas já acumula no currículo uma participação nos jogos Olímpicos (Londres 2012) e carrega o status de principal nome da canoagem slalom do Brasil. O jeito e a fala ainda são de menina, mas o foco e os objetivos vão além. No ano que vem, ela sabe bem o que quer. “Meu sonho é a medalha e vou conquistá-la”, diz, com um sorriso no rosto, em referência aos Jogos Olímpicos do Rio.

» Estádio Olímpico de Canoagem Slalom passa pelo crivo de especialistas

» Tricampeão olímpico se impressiona com o Estádio Olímpico de Canoagem

» Ana Sátila faz o segundo melhor tempo no K1 feminino

AnaSatilaGetty2.jpg
Ana Sátila foi campeã mundial júnior e conquistou um ouro e uma prata no Pan de Toronto 2015. Foto: Getty Images

Bem à vontade, com os pés descalços e as unhas pintadas de azul, Ana Sátila conversou com a imprensa durante o primeiro dia do evento-teste da canoagem slalom, na beira da água do Estádio Olímpico da modalidade, recém-inaugurado para os Jogos. Ela elogiou a instalação, a qual chamou de casa mais de uma vez, e conversou sobre Jogos Olímpicos e o futuro da modalidade no país.

Confira o bate papo com Ana Sátila.

A pista do Estádio Olímpico de canoagem slalom

Essa já é a minha pista favorita no mundo inteiro. Eu gostei muito. É uma pista muito técnica, além disso é forte. O que diferencia ela de outras, como a de Londres 2012, é que aqui é forte e técnica. Tem que juntar um pouco dos dois e remar bastante para navegar. Mas é muito boa. Estou feliz por ter essa pista em casa. Para nós brasileiros vai ser excelente.

Primeira impressão

Na primeira vez que remei, senti um pouco pesada, é uma pista difícil. Depois, com uma semana de treinos, já deu para acostumar um pouquinho. Agora é só treinar mais. Vamos ter dois, três meses antes de começarem as competições internacionais. Então vai ter tempo o suficiente para aprender, decorar essa pista e ficar preparada para os Jogos. É a melhor que já remei na minha vida inteira, a que mais gostei. Desci e me apaixonei na primeira vez. Estou feliz de tê-la aqui no Brasil, tão pertinho.

Mudança para o Rio de Janeiro

A gente já veio essa semana para morar. Tivemos que deixar a família em Foz do Iguaçu, onde morávamos antes, mas é bom estar aqui. A gente está em um lugar maravilhoso, bom para treinar. Então, está valendo a pena ter mudado para o Rio.

AnaSatilaGetty1.jpg
Com 16 anos, Ana Sátila foi a atleta mais jovem da delegação brasileira em Londres 2012. Foto: Getty Images

Ansiedade para o Rio 2016

Vai ser o evento mais esperado da nossa vida na canoagem slalom. Todo mundo está um pouco ansioso. Este evento já é uma amostra de como vão ser os Jogos Olímpicos. Agora é só controlar a ansiedade e mostrar nosso trabalho.

Legado para a canoagem slalom

Com certeza essa pista vai ser uma revolução na canoagem slalom brasileira. Já vamos começar com um projeto para chamar crianças para treinar. Tendo uma pista de tão alto nível, vamos poder sediar Copa do Mundo, talvez um Mundial. Ter os atletas mundiais aqui, treinando na nossa casa, e poder estar aqui dia e noite, vai ser excelente. Com certeza o Brasil vai melhorar muito.

Vantagem nos Jogos Olímpicos

Vai ser uma vantagem, querendo ou não. A gente vai morar aqui, vai poder vir todos os dias. Estava pensando até em não ter férias para poder me acostumar ainda mais. Mas é nossa casa agora, a gente vai ter toda a oportunidade do mundo de treinar e vamos ter essa vantagem.

Medalha olímpica

É o meu objetivo desde pequena e, agora, por ser na minha casa, vou lutar com todas as forças para representar meu país bem e dar o meu melhor. Meu sonho é a medalha e vou conquistar.

Competindo em casa

Levando em consideração Londres, já estou meio que preparada para o que vai ter aqui no Rio. Eu fico muito concentrada na largada, tento focar só na pista, não consigo escutar nada. Na hora da competição, não vai mudar nada para mim ter a torcida ou não, só que ter esse sentimento antes, ver todo mundo torcendo para você, vai ser diferente sim, mas estou preparada.

Opinião dos estrangeiros sobre a pista

Todo mundo está gostando bastante. Já conversamos com vários atletas e, além da pista, todo mundo está amando a cidade. Fiquei feliz por escutar isso deles. Para eles também é uma das melhores do mundo. A gente fez bonito.

Experiência em Londres 2012

Eu senti um pouco de pressão em Londres, não estava acostumada. Era tudo novidade, era muito nova e não tinha experiência. Agora eu já sei o que eu tenho que esperar, já estou focada, trabalhando há anos. Cada competição é como se eu estivesse nos Jogos. Minha cabeça está focada e tenho certeza de que vai dar tudo certo.

Vagner Vargas – brasil2016.gov.br