Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Entenda os critérios de classificação do surfe para Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

Atletismo

21/08/2018 14h22

Tóquio2020

Entenda os critérios de classificação do surfe para Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

Quatro surfistas brasileiros buscam vagas em Tóquio, dois no masculino e dois no feminino

A praia do litoral de Chiba, no Japão, vai receber os melhores surfistas do mundo pela primeira vez em busca de uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 2020. Serão 20 homens e 20 mulheres, representantes da elite que disputa o circuito mundial da Liga Mundial de Surfe (WSL, na sigla em inglês), além de atletas dos cinco continentes. O Brasil vai buscar quatro vagas, duas no masculino e duas no feminino. Nos próximos dois anos, os surfistas terão quatro oportunidades de garantir um lugar na Vila Olímpica japonesa.

O ranking de 2019 da WSL será o primeiro critério de classificação. Os dez melhores no masculino e as oito primeiras no feminino garantem vaga nos Jogos, com o limite de dois atletas por país. Por exemplo, com base no ranking da última temporada de 2017, o Brasil teria dois surfistas classificados automaticamente: Gabriel Medina, segundo colocado, e Adriano de Souza, sétimo lugar.

medinafranca.jpg
Gabriel Medina é o principal nome brasileiro na briga por uma vaga em Tóquio 2020. (Foto: Divulgação/WSL)

A segunda oportunidade será na ISA World Surfing Games em 2019 e 2020, onde serão classificados quatros homens e seis mulheres. O evento é uma novidade no esporte. Ele foi criado para garantir oportunidade no processo de classificação para surfistas dos cinco continentes.

Na terceira chance, as vagas serão regionalizadas nos continentes: África, Ásia, Europa e Oceania. Nas Américas, os Jogos Pan-Americanos irão distribuir uma vaga no masculino e duas no feminino. Fora isso, o Japão, país-sede, tem direito a duas vagas, uma no masculino e outra no feminino.

Os Jogos Olímpicos de Tóquio reunirão 11.090 atletas, de 206 países. O evento será disputado em 33 esportes, com 50 modalidades, em 339 provas. O surfe foi confirmado como esporte olímpico em agosto de 2016, após décadas de campanha da Federação Internacional de Surfe (ISA, na sigla em inglês) para o desenvolvimento global da modalidade.

Ordem de classificação:

1. Ranking Mundial - Championship Tour de 2019: os primeiros 10 homens elegíveis e as primeiras oito mulheres elegíveis.
2. ISA World Surfing Games de 2020: os primeiros quatro homens elegíveis e as primeiras seis mulheres elegíveis.
3. ISA World Surfing Games de 2019: quatro homens e quatro mulheres selecionados de acordo com seu continente. Primeiro surfista elegível de cada gênero da África, Ásia, Europa e Oceania.
4. Jogos Pan-Americanos de 2019: o primeiro homem elegível e a primeira mulher elegível.
5. Copa da Nação Anfitriã: será realizada uma copa no Japão para definir os dois representantes do país-sede, um no masculino e um no feminino, a não ser que algum surfista japonês garanta sua classificação por outro evento.

Rededoesporte.gov.br