Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Em seu penúltimo dia antes de chegar ao Rio, Revezamento da Tocha passa por Búzios

Geral

02/08/2016 11h15

Tour da Tocha

Em seu penúltimo dia antes de chegar ao Rio, Revezamento da Tocha passa por Búzios

Condutora de 106 anos recebeu o fogo olímpico na mais famosa cidade da Região dos Lagos

Desde que iniciou sua rota pelo estado do Rio de Janeiro, a chama olímpica já percorreu 24 cidades. Nesta segunda-feira (01.08), foi a vez de cruzar a Região dos Lagos. Uma das paradas foi em Búzios, o elegante balneário de praias inesquecíveis, vida noturna intensa e compras. Por lá, a chama percorreu oito quilômetros e meio, nas mãos de 40 condutores.

Nem só de sofisticação, balada e esportes náuticos a cidade é feita. Uma referência local é a comunidade da Rasa, porta de entrada do balneário. O lugar, que conta com uma praia extensa e paradisíaca, é um antigo quilombo. Sua mais antiga e ilustre representante é Dona Eva Conceição Oliveira, escolhida para receber o fogo olímpico.

Hoje com 106 anos, ela se orgulha de dizer que nasceu, cresceu, casou-se e criou doze filhos na comunidade, fundada por cinco famílias descendentes do povo banto, da África, e dedicadas ao plantio de banana e café. "Minha avó chegou a trabalhar como escrava, com minha mãe ainda bebê, em suas costas", relata o filho mais novo, o empresário Valmir Conceição de Oliveira, 56 anos. O segredo da longevidade é simples: "Como na hora certa, meus filhos cuidam de mim, durmo e acordo na hora que quero", ensina Eva.

Em uma praça poliesportiva, ela foi anfitriã do fogo, e, a passos lentos, caminhou até ser cercada por um batalhão de fotógrafos, curiosos e estudantes das escolas locais. Sorridente, a matriarca de Búzios posou para fotos com a tocha nos braços. "Estou acompanhando tudo e meus filhos estão muito felizes", afirmou.

Aos 106 anos, Dona Eva foi a primeira condutora a caminhar com a tocha na cidade. Fotos: Francisco Medeiros/ brasil106.gov.br

Ao entrar na zona urbana, atravessando o pórtico de Búzios, o fogo simbólico dos Jogos Olímpicos Rio 2016 se aproximou dos turistas vindos de todos os cantos do mundo, dos pouco mais de 25 mil moradores, e de cenas inusitadas, como a de dois gansos calçados com sapatos coloridos, levados pela coleira para um passeio com o dono. A rota incluiu ainda um trecho da Orla Bardot, com seus hotéis de charme, mar azul pontilhado de barcos, garças brancas e Bossa Nova ecoando nos bistrôs a beiramar. O trecho marítimo foi batizado em homenagem à atriz francesa Brigitte Bardot, que passou uma temporada na cidade, em 1964, e causou tanto frisson que ganhou uma estátua, em frente ao mar.

buzios_gansos_fm.jpg
Foto: Francisco Medeiros/brasil2016.gov.br

Em outro ponto da cidade, Aldacir Nakayama, 57 anos, esperava ansiosa com a família. Influenciada pelo patriotismo, vestiu um figurino especial para o momento olímpico: túnica e faixa de cabelo feitas com a bandeira brasileira. "O Brasil é lindo, Búzios é maravilhosa e precisamos aproveitar essa energia positiva", dizia, animada.

Na Praça Dona Dita, na praia de Ferradura, onde o percurso se encerrou, a economista Paula Rodrigues, 41 anos, brincava com a filha Maria Chermont, 5. Depois de participar de uma Olimpíada escolar, a menina se entusiasmou e mãe e filha saíram juntas, de bicicleta, no rastro da chama original. "Ela é branca e bonita, com listras coloridas. Eu adorei a tocha", elogiava. Também entusiasmada com os jogos, Paula garantiu ingressos para assistir algumas competições. "A chama é o símbolo da continuidade e da união. É muito legal ter um pedacinho das Olimpíadas passando perto da gente", afirmou.

O escolhido para encerrar a passagem pelo balneário foi o velejador Ricardo Winicki, o Bimba. Veterano em Olimpíadas, Bimba, que mora e mantém uma escola de vela em Búzios, já participou de cinco edições. Faturou quatro ouros e uma prata em Jogos Panamericanos e se prepara, a todo vapor, para ganhar a medalha que, em 2004, escapou entre seus dedos. Em Atenas, ele liderava sua classe e precisava de um quarto lugar para conquistar o ouro olímpico. Mas acabou fechando a etapa em 17¤ colocação, em quarto no quadro geral, sem medalhas. Se levar desta vez, terá se cumprir uma promessa inusitada: beber água da Baía de Guanabara. "Promessa é dívida. Se eu ganhar, vou beber. Espero ficar vivo depois disso", brincou.

Rota desta segunda

Nesta segunda-feira (01.07), a chama passou pelos municípios de Rio das Ostras, Armação de Búzios, São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande, Araruama, Arraial do Cabo e Cabo Frio. Para terça-feira (02.07), a programação inclui Saquarema, Rio Bonito, Tanguá, Itaboraí, São Gonçalo e Niterói. Na quarta (03.07), será a vez da Baixada Fluminense.

Mariana Moreira, de Armação de Búzios - brasil2016.gov.br