Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Com emoção, brasileiros conquistam três primeiras vitórias no Mundial Paralímpico

Tenis de mesa paralímpico

17/10/2018 12h30

Eslovênia 2018

Com emoção, brasileiros conquistam três primeiras vitórias no Mundial Paralímpico

Paulo Salmin e Iranildo Espíndola superaram situações complicadas. Bruna Alexandre venceu rival japonesa. Evento em Celje é o principal do tênis de mesa paralímpico em 2018

banner_tenis_mesa_paralimpico_mundial_2018_1130.jpg

A rodada da tarde do primeiro dia do Campeonato Mundial de Tênis de Mesa Paralímpico na Eslovênia foi marcada por vitórias mas, principalmente, por superação por parte de dois brasileiros: Paulo Salmin e Iranildo Espíndola, que conquistaram dois triunfos muito importantes depois de enfrentarem situações adversas diante de seus rivais.

Bruna Alexandre: esperança de medalha para o Brasil na Eslovênia, ele venceu seu primeiro desafio com propriedade. Foto: Roberto Castro/rededoesporte.gov.br
"Consegui jogar bem, com tranquilidade e com qualidade e acho que isso é o mais importante para jogar um Mundial e uma Paralimpíada
Bruna Alexandre, mesatenista

A única que obteve um resultado tranquilo foi Bruna Alexandre e, com isso, os três mesatenistas do país que se apresentaram nesta quarta-feira (17.10) à tarde na cidade de Celje deixaram a área de competição celebrando os primeiros triunfos do país.

Esperança de medalha para o Brasil, a catarinense Bruna Alexandre, número 2 do ranking mundial e atleta mais bem ranqueada do país na modalidade, estreou diante da japonesa Nozomi Takeuchi, 17ª da listagem da ITTF. Bruna, atleta da classe 10, para jogadores com deficiências motoras leves ou amputação de membros superiores, não teve problemas para vencer por 3 x 0, com parciais 11/7, 11/6 e 11/6.

"Essa adversária era perigosa. Eu a conheço já faz uns dois anos, já joguei algumas vezes e é sempre difícil, ainda mais no Mundial, onde as meninas dão uma invocada. Consegui jogar bem, com tranquilidade e com qualidade e acho que isso é o mais importante para um Mundial e uma Paralimpíada", afirmou Bruna.

O próximo desafio da brasileira pela fase de grupos será nesta quinta-feira (18.10), às 4h (de Brasília), contra a chinesa Chunxiao Hou, 12ª do ranking. "Eu a conheço desde 2013, quando voltou a jogar. Acho que vai ser bem equilibrado. Faz tempo que não jogo com ela, mas espero conseguir manter o foco e a qualidade nas bolas, pois acho que isso é o principal", disse a mesatenista.

Quatro match points

Paulo Salmin foi o segundo a se apresentar. Número 17 do ranking mundial, o brasileiro, que disputa a classe 7, para atletas andantes com comprometimento nas pernas, tinha pela frente um rival experiente, o egípcio Ahmed Sayed Moahmed, atual número 4 do ranking mundial, que este ano foi medalha de prata no Aberto da Eslovênia, disputado no primeiro semestre. Moahmed havia vencido o brasileiro nos Jogos Paralímpicos Rio 2016, o que aumentava a rivalidade entre os dois.

Paulo Salmin vibra após vencer rival egípcio. Foto: Roberto Castro/rededoesporte.gov.br
"Foi um ótimo jogo para pegar mais confiança. Agora é manter essa raça para a próxima partida"
Paulo Salmin, mesatenista

Depois de ganhar o primeiro set por 11/9 e perder os dois seguintes por 11/9 e 11/4, Paulo se viu em um buraco quando o rival abriu 10/7 no quarto set. Sem se intimidar, o brasileiro salvou três match points, igualou o placar, e, depois, voltou a salvar mais um match point no 11/10 antes de fechar o set em 13/11 e empatar. No quinto e decisivo set, o jogo seguiu equilibrado até o 8/8, quando Paulo se impôs, fez três pontos seguidos e fechou por 11/8.

"Ele é muito regular em relação a resultados e perdeu poucos jogos para jogadores abaixo dele no ranking", ressaltou Salmin. "No quarto set, quando estava 10/7, eu não tinha mais o que fazer. Mas quando fiz 10/10, vi que dava e passei a acreditar. No quinto set, foi igual até o 8/8, mas joguei muito bem e deu certo. Foi um ótimo jogo para pegar confiança. Agora é manter essa raça na próxima partida", comemorou.

Nesta quinta-feira, a partir das 13h (de Brasília), Salmin enfrenta o francês Kevin Dourbecker, número 10 do mundo, na segunda partida da chave. "É um jogo tão difícil quanto o primeiro e tenho que entrar com o mesmo ritmo. Essa partida é importante e, se vencer, avanço para as quartas de final, então vale muito".

Triunfo sobre o ídolo

O último atleta do Brasil a se apresentar nesta tarde no ginásio em Celje foi Iranildo Espíndola. Número 19 do ranking mundial na classe 02, para atletas cadeirantes com baixa mobilidade, Iranildo tinha do outro lado da mesa não apenas um rival, mas um ídolo: o eslovaco Jan Riapos.

Iranildo Espíndola: depois de 11 derrotas seguidas, brasileiro enfim superou o bicampeão paralímpico Jan Riapos. Foto: Roberto Castro/rededoesporte.gov.br
"Eu precisava dessa vitória. Nunca tinha ganho desse cara. Ele é meu ídolo. Essa foi uma das maiores vitórias da minha vida"
Iranildo Espíndola, mesatenista

Número 4 do mundo, Riapos, 50 anos, é um devorador de medalhas e entre seus principais resultados estão os ouros em simples nas Paralimpíadas de Atenas 2004 e Londres 2012 e os ouros nas duplas em Pequim 2008 e Londres 2012, além de uma prata nas duplas em Atenas 2004 e dois ouros nos Mundiais por Equipes de 2010 e 2017.

O retrospecto anotava 11 x 0 para o eslovaco diante de Iranildo e tudo indicava que a escrita iria se manter na Eslovênia depois que Riapos venceu os dois primeiros sets por um duplo 11/9. Foi então que a história dos duelos entre eles começou a mudar.

Iranildo venceu o terceiro set por 11/6 e, confiante, ganhou também a quarta parcial por 11/7. Embalado, 6/2 no último set, mas Riapos usou sua experiência e empatou tudo em 8/8. O jogo, então, chegou a 9/9 e, depois disso, Iranildo marcou os dois últimos pontos e fechou em 11/9 para vibrar muito ao lado do técnico Paulo Molitor.

"Eu precisava dessa vitória. Nunca tinha ganho desse cara. Ele é meu ídolo. Essa foi uma das maiores vitórias da minha vida", vibrou Iranildo, emocionado. "Ele era o único dos grandes jogadores que eu ainda não tinha vencido e acho que isso é fruto de um grande trabalho e um grande investimento que vem sendo feito no esporte paralímpico", ressaltou o mesatenista.

Galeria do Mundial da Eslovênia
Mundial de Tênis de Mesa Paralímpico - Eslovênia 2018

Nesta quinta-feira, às 12h15 (de Brasília), Iranildo faz sua segunda partida em seu grupo, contra o tcheco Jiri Suchanek, 9º do ranking e medalha de bronze em simples no Rio 2016. Os dois já se enfrentaram dez vezes e o tcheco lidera, com seis vitórias.

"Amanhã é outro adversário duro. Eu o conheço bem e é qualificadíssimo", elogiou Iranildo. "Mas sobre ele eu já tenho vitórias. No fundo, o jogo contra o Riapos era meio que uma derrota que, se acontecesse, já estava nos planos. Agora, com esse resultado, ganho mais tranquilidade. E se eu ganhar, já vou passar para as quartas de final. Então, tenho que ir com calma, fazer meu jogo e tentar mais vitória", encerrou Iranildo.

Outros jogos

Pela manhã na Eslovênia, o Brasil teve três atletas em ação. Na classe 10, para atletas com deficiências motoras leves ou amputação de membros superiores, Claudio Massad foi derrotado pelo britânico Kim Daybell, 5º do mundo, por 3 x 0, com parciais de 11/7, 11/5 e 13/11. Já Diego Moreira, também pela classe 10, passou perto de vencer o tcheco Ivan Karabec, 6º do mundo, mas acabou superado por 3 x 2, com parciais de 9/11, 11/8, 11/5, 11/13 e 12/10.

Por fim, o caçula do time nacional, Lucas Carvalho, de 18 anos e 33º do ranking, perdeu para o britânico Ashley Facey, 9º do mundo, por 3 x 0, com parciais de 11/3, 11/4 e 11/1. Lucas fez duas partidas nesta quarta-feira e, na rodada da noite, no horário local, enfrentou Chao Ming Chee, da Malásia, e acabou superado por 3 x 0, com parciais de 11/7, 11/8 e 11/9.

Campeonato Mundial de Tênis de Mesa Paralímpico
Programação (Horários de Brasília)

Feminino
Quinta-feira (18.10)
» 4h - Classe 10 - Bruna Alexandre (BRA) x Chunxiao Hou (CHI)
» 7h - Classe 02 - Catia Oliveira (BRA) x Su yeon Seo (COR)
» 10h45 - Classe 09 - Danielle Rauen (BRA) x Neslihan Kavas (TUR)
» 11h30 - Classe 09 - Jennyfer Parinos (BRA) x Guiyan Xiong (CHI)
» 13h45 - Classe 02 - Catia Oliveira (BRA) x Florence Sireau (FRA)
Sexta-feira (19.10)
» 4h - Classe 09 - Jennyfer Parinos (BRA) x Lena Kramm (ALE)
» 4h - Classe 09 - Danielle Rauen (BRA) x Megumi Ishikawa (JAP)

Masculino
Quinta-feira (18.10)
» 4h15 - Classe 07 - Israel Stroh (BRA) x Mykhaylo Popov (UCR)
» 6h15 - Classe 02 - Guilherme Costa (BRA) x Fabien Lamirault (FRA)
» 9h15 - Classe 09 - Lucas Carvalho (BRA) x Yi Qing Zhao (CHI)
» 10h - Classe 10 - Claudio Massad (BRA) x Mateo Boheas (FRA)
» 10h - Classe 10 - Diego Moreira (BRA) x Filip Radovic (MNE)
» 12h15 - Classe 02 - Iranildo Espíndola (BRA) x Jiri Suchanek (RTC)
» 12h15 - Classe 02 - Guilherme Costa (BRA) x Victor Eduardo Turcio (MEX)
» 13h - Classe 07 - Israel Stroh (BRA) x Ben Ashok Despineux (BEL)
» 13h - Classe 07 - Paulo Salmin (BRA) x kevin Dourbecker (FRA)

*Legendas
Classe 02 – atletas cadeirantes com baixa mobilidade
Classe 07 – atletas andantes com comprometimento nas pernas
Classe 09 – atletas andantes com pequeno comprometimento de mobilidade
Classe 10 - atletas com deficiências motoras leves ou amputação de membros superiores

Luiz Roberto Magalhães, de Celje, na Eslovênia - rededoesporte.gov.br