Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Em Moscou, torcedores arriscam previsões sobre desempenho de seus países a dois dias da Copa

Futebol

12/06/2018 18h55

Copa 2018

Em Moscou, torcedores arriscam previsões sobre desempenho de seus países a dois dias da Copa

No coração da capital russa, colombianos, egípcios, peruanos e sauditas analisam grupos de suas seleções. Craques são esperança

Copa do Mundo da Fifa Rússia 2018

Cidade-sede da abertura da Copa do Mundo 2018, Moscou amanheceu nesta terça-feira (12.06) sob chuva fina e fortes rajadas de vento. O tempo fechado, no entanto, não afastou torcedores de todo o mundo da zona central da capital russa. Nos arredores de um dos principais cartões-postais da cidade, a Praça Vermelha (fechada há dois dias por um feriado local), o clima festivo a dois dias do início do maior torneio de futebol do planeta não esconde a ansiedade dos amantes do esporte, que fazem apostas sobre o destino de suas seleções no torneio.

Entre os fãs de países de menor tradição no torneio, por exemplo, o grande objetivo é avançar para a segunda fase. Ausentes de Mundiais há 36 anos, torcedores peruanos esperam sobreviver no forte Grupo C, que também conta com Austrália, Dinamarca e França. "É um grupo difícil, mas acreditamos na classificação à etapa seguinte. Sem dúvida a França será o adversário mais complicado, mas acredito que se ganharmos da Dinamarca na primeira partida, poderemos avançar", arriscou o peruano Santiago Carillo.

Carlos Julio, Mohamed Saeed, Santiago Carillo e Ayman Sheikh: mesmo com pouca tradição, muita confiança em suas seleções. Fotos: Pedro Ramos/ rededoesporte.gov.br

Antes mesmo do início da competição, os peruanos já tinham razões para comemorar: após verdadeira comoção nacional, o atacante Paolo Guerrero conseguiu um efeito suspensivo para jogar a Copa do Mundo. Condenado pelo Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) a cumprir 14 meses de suspensão por exame antidopagem que acusou a presença de um metabólito de cocaína, o atacante do Flamengo encaminhou o caso para a justiça suíça, que o liberou na última instância antes do Mundial. "A verdade é que o Peru esteve parado por muito tempo esperando esta notícia. Não se falava de outra coisa na imprensa nacional além disso, inclusive quando muitos pensávamos que era impossível poder contar com ele para a Copa do Mundo. Felizmente, ao final, permitiram que ele siga conosco. Estou muito contente, como todos os peruanos", comemorou Carillo.

Embalados pela excelente fase do atacante Mohamed Salah, do Liverpool, torcedores da seleção egípcia apostam suas fichas em um bom desempenho do craque por uma inédita qualificação às oitavas. "Minha expectativa é que o Egito se classifique à segunda fase e enfrente a Espanha nas oitavas, porque imagino que sejamos segundos colocados no Grupo A e a Espanha a primeira do Grupo B. Gostaria que pudéssemos bater os espanhóis, mas vai ser um jogo extremamente difícil. Espero que cheguemos longe", destacou o egípcio Mohamed Saeed.

Lesionado na final da Liga dos Campeões da Europa, no entanto, o jogador da equipe inglesa ainda é dúvida para o jogo de estreia na Copa. A incerteza, entretanto, não diminui o otimismo de sua torcida. "Acho que ele vai jogar na primeira partida, mas entrando apenas no segundo tempo. Meu desejo é que ele marque pelo menos um hat-trick [três gols em uma mesma partida] neste Mundial. Seria mais um recorde para ele na grande temporada que está tendo, com excelente performance no campeonato inglês, no Liverpool. Então, ele também deve conseguir com o time nacional, porque Salah é também quem nos classificou para a Copa do Mundo", apontou Saeed.

Eliminados pelo Brasil nas quartas de final da Copa de 2014, os colombianos chegam à Rússia após campanha árdua nas Eliminatórias. Os comandados de José Pékerman asseguraram a vaga apenas na última rodada, na quarta colocação, apenas um ponto acima do Peru, que teve que disputar a repescagem contra a Nova Zelândia. O caminho irregular na disputa qualificatória, porém, não impediu a invasão colombiana ao território russo, apesar de desfalques de última hora. "A expectativa é passar à segunda fase, ao menos. É o ponto máximo do futebol para a Colômbia, foi uma classificação lutada e estamos com ânimo. A equipe está bem, tivemos uma baixa importante, com a lesão de Frank Fabra [lateral esquerdo do Boca Juniors], mas já passamos de tudo, estamos bem. Somos 32 mil colombianos aqui, vamos encher os estádios de Kazan, de Saransk e Samara", afirmou o colombiano Carlos Julio.

Presentes em apenas quatro Copas do Mundo até então, até mesmo a Arábia Saudita tem dado esperanças a seus torcedores, que no entanto não deixam de declarar torcida em outros times. "Acho que a seleção campeã será a Espanha ou talvez a Alemanha. Mas até agora, estou apoiando a Arábia Saudita. Vamos vencer a Rússia, surpreender o grupo, passar às oitavas e espero que façamos uma grande Copa do Mundo", declarou o saudita Ayman Sheikh.

Integrantes do Grupo A, Rússia e Arábia Saudita fazem a partida de abertura da Copa do Mundo 2018, na próxima quinta-feira (14.06), às 12h (horário de Brasília), no Estádio Olímpico de Luzhniki, em Moscou.

Pedro Ramos, de Moscou, na Rússia - rededoesporte.gov.br