Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Em Foz do Iguaçu, Brasil e Paraguai intensificam cooperação bilateral

26/11/2014 11h07

Em Foz do Iguaçu, Brasil e Paraguai intensificam cooperação bilateral

Expectativa é que os atletas dos dois países possam atuar em conjunto na preparação para os Jogos do Rio 2016

Os ministros de Esporte do Brasil e do Paraguai, Aldo Rebelo e Victor Pecci, respectivamente, estiveram nesta terça-feira (25.11) em Foz do Iguaçu, no Paraná. O encontro foi realizado para discutir avanços na cooperação bilateral na preparação dos atletas paraguaios que participarão dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.

Além de servidores do Ministério do Esporte do Brasil e da Secretaria Nacional de Desportos do Paraguai, a reunião contou com representantes das federações paraguaias e das confederações brasileiras das modalidades de canoagem, remo, tênis, tênis de mesa, handebol, voleibol e natação.

Divulgação
Divulgação#O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, com atletas da canoagem
O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, com atletas da canoagem

Precedido por uma reunião técnica realizada na segunda-feira (24.11), quando as equipes dos dois ministérios e os dirigentes das confederações apresentaram seus projetos e relataram o andamento das negociações, o encontro dos ministros, que também teve a participação dos diretores brasileiro e paraguaio, Jorge Sameck e José Maria Sanchez Tilleria, da Itaipu Binacional — parceira e executora de programas na área dos esportes aquáticos — serviu para apontar algumas providências efetivas para futuras parceiras.

O ministro Aldo Rebelo lembrou que o Brasil alcançou níveis excelentes no handebol e sugeriu que equipes paraguaias sejam convidadas a participar de competições do esporte no Brasil. “O Brasil é campeão mundial feminino de handebol. Esse esporte é muito praticado em nossas escolas. Podemos passar um pouco dessa experiência às equipes paraguaias. Se ousarmos no esporte como ousamos na construção de Itaipu, que garante esta enorme integração, vamos conseguir muitos resultados no esporte”, disse o ministro.

Para Aldo Rebelo, a canoagem brasileira também é um exemplo nos resultados adquiridos das ações desenvolvidas para fortalecer o esporte, sendo o caso da Lei de Incentivo. É exemplo também na parceria com empresas estatais, podendo citar o importante apoio que a modalidade recebe do BNDES e da Itaipu Binacional. Aldo Rebelo lembrou ainda que esta parceria pode ajudar muito no fortalecimento esportivo do Paraguai. “Queremos que toda essa cooperação cresça, o nosso objetivo é ajudá-los no fortalecimento de atletas de alto rendimento”, afirmou Aldo Rebelo.

Divulgação
Divulgação#No encontro, dirigentes discutiram avanços na cooperação para a preparação dos atletas paraguaios que participarão dos Jogos Rio 2016
No encontro, dirigentes discutiram avanços na cooperação para a preparação dos atletas paraguaios que participarão dos Jogos Rio 2016

 O presidente da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), João Tomasini Schwertner, apresentou aos ministros e demais autoridades presentes a proposta de desenvolver no Paraguai um projeto social semelhante ao Projeto Meninos do Lago, que é executado pela Federação Paranaense de Canoagem, com patrocínio da Itaipu Binacional. “Estamos querendo multiplicar e ajudar os nossos irmãos paraguaios a desenvolver esta ação que já realizamos aqui no Brasil para que seja realizada também no Paraguai”, ressaltou Tomasini.

Para Monseja Gimenez, presidente da Confederação de Canoagem do Paraguai, esta parceria será muito importante, pois agora é a hora de trabalhar para conseguir bons resultados no futuro. “Isso é mais que uma parceria, é uma ajuda muito grande que o Brasil está ofertando ao Paraguai e fará com que este esporte renasça no nosso país”.

Durante a apresentação, os ministros puderam conhecer Ana Paula Fernades Castro, atleta da canoagem slalom com dupla cidadania. A jovem de apenas 17 anos já representou o Brasil em 2013 no Sul-Americano e foi campeã pelo C1 Feminino. Já em 2014, representou o Paraguai no Pan-Americano, realizado no México, ficando com a medalha de prata, um feito inédito. Ana Paula tem um sonho: “Gostaria muito que se desenvolvesse essa parceria para criar um núcleo no lado paraguaio e fortalecer também o lado brasileiro para que se tenha mais atletas”.

 O ministro Aldo Rebelo fez um pedido aos presidentes de confederações para que abram espaços para atletas paraguaios participarem das competições nacionais e que também abram as portas dos Centros de Treinamentos para ajudar no fortalecimento dos conterrâneos. De acordo com o Ministro do Esporte do Paraguai, Victor Pecci, a parceria será muito importante. “São muitos benefícios que vamos receber. O caminho para termos atletas de alto rendimento é longo e estamos dando o primeiro passo para formarmos esses profissionais” declarou Pecci.

Outra área onde as negociações estão avançadas é a de Medicina do Esporte. A Universidade Federal de São Paulo só espera a indicação de uma escola de Medicina do Paraguai para começar a execução de um programa de intercâmbio.

Fernando Guedes – Ascom – Ministério do Esporte, com informações da CBCa