Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Em final brasileira, Calderano garante o título da Copa Pan-Americana de tênis de mesa

Tenis de mesa

18/06/2018 09h54

Tênis de Mesa

Em final brasileira, Calderano garante o título da Copa Pan-Americana de tênis de mesa

Na decisão contra Gustavo Tsuboi, Hugo venceu por 4 sets a 2. Bruna Takahashi garantiu o bronze no feminino

Numa final exclusivamente brasileira, Gustavo Tsuboi e Hugo Calderano fizeram um belo jogo na decisão da Copa Pan-Americana, disputada em Assunção, no Paraguai. Calderano levou a melhor por 4 sets a 2 (11/9, 8/11, 10/12, 11/6, 11/7 e 15/13) e conquistou o título. Os dois brasileiros estão classificados para a Copa do Mundo, em Paris, no mês de outubro.

18062018_calderano.jpg
Calderano e Tsuboi no pódio, após a final brasileira em Assunção. Foto: ITTF

Como os adversários se conhecem tão bem e treinam juntos em diversas ocasiões, o equilíbrio era previsível. Foi o que ocorreu desde o primeiro set, com ralis emocionantes. Na primeira parcial, detalhes favoreceram Calderano, que encaixou uma sequência de quatro pontos, abriu 8 x 4 e administrou até o fim. No segundo, o jogo virou, com Tsuboi ousado e confirmando a maioria dos serviços, panorama que permaneceu no terceiro set. Calderano voltou a ter o domínio na quarta e na quinta parcial.

O grande momento do jogo veio o sexto set, decisivo. Um jogo de extremo equilíbrio. Tsuboi evitou dois match points. Passou na frente do marcador e chegou a ter um set point. Calderano evitou, virou e acabou fechando em 15/13.

"Foi uma partida incrível! O Gustavo jogou muito bem e estou contente em ganhar este título. Jogamos em um nível bem alto. Depois das férias, tenho que pensar no Aberto da Coreia, no Aberto da Austrália e na Copa do Mundo, que também é importante. Obrigado pelo apoio de todos, é sempre muito bom jogar na América Latina", disse o campeão, após a partida decisiva.

"Jogar com um colega de equipe é sempre difícil, pois treinamos juntos e sabemos as jogadas um do outro. Essa final com dois brasileiros é positiva, mostramos que estamos fazendo um bom trabalho e representando bem o nosso país", analisou Tsuboi.

Bronze no feminino

A competição feminina teve mais uma medalha brasileira. Bruna Takahashi derrotou a mexicana Yadira Silva por 4 sets a 1 (17/15, 11/6, 11/2, 9/11 e 11/9), na disputa da medalha de bronze. Determinada desde o início, Bruna teve certa dificuldade no primeiro set, mas depois deslanchou e garantiu o terceiro lugar. O título ficou com a canadense Zhang Mo, que bateu a americana Wu Yue por 4 sets a 1 (8-11, 11-8, 11-4, 11-5, 13-11).

Fonte: CBTM