Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Em dia inspirado, atletas do Brasil somam 40 pódios e 20 ouros

Geral

07/06/2018 04h29

Cochabamba 2018

Em dia inspirado, atletas do Brasil somam 40 pódios e 20 ouros

Atletismo, boxe, tênis de mesa, handebol, canoagem, saltos ornamentais, taekwondo, luta olímpica e ginástica artística foram algumas das modalidades no pódio

Jogos Sul-Americanos Cochabamba 2018

A equipe brasileira transformou a quarta-feira, 6.06, num festival nacional de medalhas nos Jogos Sul-americanos de Cochabamba. Ao todo, foram 40 medalhas, com 20 ouros, oito pratas e 12 bronzes. Do título da seleção masculina de handebol, ao ouro do medalhista olímpico Maicon Siqueira no taekwondo, passando pela consagração de Natália Gáudio na ginástica rítmica, o time deixou claro que seguirá na parte alta do quadro de medalhas até o fim da competição, no dia 8.

Festa no handebol, com vitória por 25 x 22 sobre a Argentina na decisão. Foto: Abelardo Mendes Jr./rededoesporte.gov.br

Formada por 316 atletas, a delegação do Brasil é a sétima em tamanho entre as 14 que disputam os Jogos. O objetivo principal traçado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) é classificar para os Jogos Pan-americanos de Lima, em 2019, o maior número possível de atletas e esportes, além de dar rodagem a jovens talentos. Poucas modalidades trouxeram seus nomes mais experientes. Ainda assim, o Hino Nacional já tocou 78 vezes na Bolívia, e o País acumula 176 medalhas, na segunda posição geral. A liderança pertence à Colômbia, que soma 207 pódios e 79 ouros.

"Eu vim focado, em busca do ouro. Não queria bronze nem prata. Eu me dediquei muito, treinei muito, trabalhei o psicológico para chegar aqui e conquistar o ouro. Foi o que aconteceu"
Wanderson de Oliveira, do boxe

Um bom exemplo da mescla de juventude e experiência pôde ser visto na ginástica rítmica. Natália Gáudio conquistou, nesta quarta-feira, o título individual geral da modalidade. Com essa medalha, a capixaba chegou a quatro nos Jogos, todas de ouro. Só perde para a nadadora Gabrielle Roncatto, com o título de maior medalhista até agora (quatro de ouro e uma de prata). Ao seu lado no pódio do individual geral, uma jovem de 18 anos, Bárbara Domingos, que à quarta medalha, sendo uma de ouro e três de prata.

"Essa é minha segunda edição de Jogos Sul-americanos e em Santiago 2014 eu fui medalhista de prata no individual geral. Agora conquistei o título geral e mais três medalhas por aparelho. É uma realização", disse Gaudio, de 25 anos. "Eu ainda estou sem reação com essas medalhas todas. Agora é trabalhar mais para a gente melhorar a ginástica do Brasil. Essas medalhas são para todas as pessoas que me ajudaram a estar aqui", disse Bárbara, que até o ano passado disputava os Jogos Escolares da Juventude.

Isaquias comemora os dois ouros conquistados na canoagem velocidade. Foto: Abelardo Mendes Jr./rededoesporte.gov.br

Outros destaques

O Coliseu Evo Morales viu se consolidar mais uma multimedalhista, desta vez no tênis de mesa. Bruna Takahashi conquistou os ouros na dupla feminina, ao lado de Jéssica Yamada, e nas duplas mistas, com Vitor Ishiy. Bruna já tinha em sua bagagem o ouro da disputa por equipes. A atleta segue na disputa da chave individual, que terá as finais nesta quinta-feira (7.06). Outro medalhista em dose dupla foi o medalhista olímpico Isaquias Queiroz, ouro no C1 1.000m e no C2 1.000m, este último ao lado de seu parceiro Erlon de Souza.

Na categoria até 60kg, o Brasil foi soberano no masculino e no feminino. Entre as mulheres, Beatriz Iasmin venceu a colombiana Yeni Marcela Arias por decisão unânime dos árbitros e ficou com o ouro. Wanderson de Oliveira conquistou o mesmo resultado na final diante do venezuelano Luis Angel Cabrera. "Eu vim para cá focado, em busca do ouro. Não queria bronze nem prata. Eu me dediquei muito, treinei muito, trabalhei o psicológico para chegar aqui e conquistar o ouro. Foi o que aconteceu", resumiu Wanderson.

O atletismo conquistou outras dez medalhas, com destaque para os ouros no lançamento do dardo feminino, com Laila Domingos, além das conquistas dos 110m com barreiras, com Eduardo dos Santos Rodrigues, e dos 400m, com Lucas Carvalho. Outro destaque do dia foi o tempo de 10s12 do velocista Vítor Hugo nos 100m, que valeu o bronze ao brasileiro. Outro ouro importante no dia veio nos saltos ornamentais, com Ingrid Oliveira na plataforma de dez metros.

Wrestling no Pan

O wrestling feminino manteve a rotina de pódios da equipe brasileira no segundo dia da modalidade. Giullia Penalber, até 57kg, e Lais Nunes, até 62kg, foram campeãs em suas categorias. Aline Silva, até 76kg, ficou com prata e Dailane Reis fechou a noite de conquistas com a medalha de bronze até 68kg. Giullia Penalber e Aline Silva garantiram suas respectivas categorias no Pan de Lima, em 2019, e se juntam a Lais Nunes, classificada desde o Pan-americano de wrestling. Nesta quinta (7.06), Thales Reis (até 74kg) e Pedro Rocha (até 86kg), ambos do estilo livre, encerram a participação nacional nos Jogos. As eliminatórias têm início às 11h e as finais a partir das 17h, sempre no horário de Brasília.

Rededoesporte.gov.br, com informações do Comitê Olímpico do Brasil