Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Em dia de sofrimento em alta, Brasil marca duas vezes no fim e supera a Costa Rica

Futebol

22/06/2018 12h44

Copa 2018

Em dia de sofrimento em alta, Brasil marca duas vezes no fim e supera a Costa Rica

Vitória veio depois de o time criar inúmeras chances, com dois gols nos acréscimos, de Philippe Coutinho e Neymar. Resultado elimina os "Ticos"
1 | 6
Passe preciso de Douglas Costa achou Neymar livre para conferir o segundo gol brasileiro na pequena área. Foto: Getty Images
2 | 6
O biquinho salvador de Philippe Coutinho e a expressão de Navas, que nada pôde fazer nesse lance. Foto: Getty Images
3 | 6
O biquinho salvador do meia Philippe Coutinho visto de cima. Foto: Getty Images
4 | 6
Gabriel Jesus foi um dos destaques. Fez este gol, bem anulado por estar impedido, e acertou uma cabeçada na trave. Foto: Getty Images
5 | 6
Gol de Neymar, aos 52 minutos do segundo tempo, visto de cima. Foto: Getty Images
6 | 6
Neymar chorou bastante no centro do gramado ao fim da partida: emoção extravasada. Foto: Getty Images
22062018_neymar2.jpg
22062018_navas.jpg
22062018_coutinho.jpg
22062018_jesus.jpg
22062018_neymar1.jpg
22062018_neymar.jpg

Copa do Mundo da Fifa Rússia 2018

Teve bola na trave, defesas em série de Navas, pênalti marcado e desfeito pelo árbitro de vídeo, gol anulado por impedimento, pé salvador em cima da linha. Um pacote completo para testar paciência e coração de torcedores e jogadores da Seleção Brasileira. Só nos acréscimos do segundo tempo a equipe comandada por Tite achou o caminho para furar o bloqueio bem armado pela equipe da Costa Rica e chegar à primeira vitória na Copa do Mundo da Rússia.

"Fizemos um grande segundo tempo. Conseguimos imprimir volume e ter várias finalizações. O Navas (goleiro da Costa Rica) jogou muito"
Tite, técnico da Seleção Brasileira

Philippe Coutinho, aos 46 minutos, e Neymar, aos 52, foram os autores dos gols salvadores. Neymar, aliás, caiu no choro agachado no centro do campo ao fim do jogo, numa aparente forma de extravasar a tensão que experimentou ao longo de toda a partida. Vários jogadores foram até ele para dar suporte, entre eles o próprio Coutinho.

» Confira os melhores momentos do jogo

"A gente sabe que a responsabilidade é grande quando estamos na Seleção. O emocional pesa porque temos de estar o tempo todo fortes mentalmente. O Neymar passou por um momento difícil com a cirurgia e a recuperação. A alegria dele de estar de volta aos gramados contagia", disse Coutinho.

O atacante do Paris Saint Germain ainda não conseguiu desempenhar o melhor de seu futebol. Apesar de ter sido muito participativo, foi desarmado inúmeras vezes, simulou sem sucesso algumas faltas, não teve a potência e confiança conhecida nas arrancadas. E ainda teve um pênalti marcado e, em seguida, anulado, por simulação do artilheiro da seleção. Ainda assim, acertou um chapéu no primeiro tempo, uma lambreta nos acréscimos e conferiu o segundo gol após belo cruzamento de Douglas Costa.

» Fan Fest de Moscou tem loucos por futebol, clubistas, fãs de ocasião e "gringos" 

» Sérvia "queima a largada" e sofre virada da Suíça em Kaliningrado

"Toda individualidade aparece quando o conjunto está forte. Eles está retomando um processo. Foram três meses e meio parado. A partida anterior, contra a Suíça, foi a primeira inteira dele. O Neymar precisa de um tempo para retomar o padrão alto. Mas vai chegar a um nível ainda maior do que apresentou hoje", afirmou o técnico Tite.

22062018_neymar.jpg
Neymar chorou bastante no centro do gramado ao fim da partida: emoção extravasada. Foto: Getty Images

Belo segundo tempo

Para o treinador, o time teve dois momentos bem distintos, com um primeiro tempo nervoso e com erros de passe, e uma segunda etapa que avalia como exemplar. "Fizemos um grande segundo tempo. Conseguimos imprimir volume e ter várias finalizações. O Navas (goleiro da Costa Rica) jogou muito", avaliou o treinador, que levou um tombo no gramado que viralizou na internet ao tentar correr para celebrar o primeiro gol brasileiro.

"A gente sabe que a responsabilidade é grande quando estamos na Seleção. O emocional pesa porque temos de estar o tempo todo fortes mentalmente. O Neymar passou por um momento difícil com a cirurgia e a recuperação"
Philippe Coutinho

"Hoje podia ser aquele jogo de 0 x 0 e isso complicaria tudo. O importante foi que o nosso espírito de vencedores prevaleceu. Uma hora eu sabia que ia pintar a bola", afirmou o atacante Gabriel Jesus, responsável por um toque meio sem querer que serviu de assistência para Phillipe Coutinho marcar, de bico de chuteira, o primeiro gol brasileiro.

Coutinho, que já havia anotado também contra a Suíça, foi escolhido novamente pela FIFA como o melhor em campo. "Foi um jogo difícil, como esperávamos. Buscamos a vitória desde o início e tivemos a paciência correta até o último minuto. Fomos premiados com o gol no final. Foi muito importante para nós estarmos mentalmente fortes até o último instante", disse o meia-atacante.

"Houve um momento em que chegamos a ficar preocupados, porque a bola não entrava. Você martela, martela e não consegue. Mas o importante foi que, mesmo depois do pênalti anulado, não deixamos de querer o jogo. Acho que hoje foi premiada a equipe que mais quis jogar futebol", completou o zagueiro Thiago Silva.

Com o resultado, a Seleção Brasileira chegou a quatro pontos no Grupo E do Mundial, com uma vitória e o empate da estreia, por 1 x 1, diante da Suíça. A Costa Rica, com duas derrotas, está eliminada. A partida que encerra a segunda rodada do Grupo será a partir das 15h, entre Sérvia e Suíça. A Sérvia, por enquanto, soma três pontos e a Suíça, 1.

A última rodada será disputada em partidas simultâneas na próxima quarta-feira (27.06), a partir das 15h. O Brasil encara a Sérvia na Arena Spartak, em Moscou. A Suíça joga contra a Costa Rica em Novgorod.

Rededoesporte.gov.br