Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Em feito inédito, Calderano e Tsuboi vencem Aberto da Suécia

Tenis de mesa

20/11/2016 14h56

Tênis de Mesa

Em feito inédito, Calderano e Tsuboi vencem Aberto da Suécia

Na final, eles bateram os franceses Antoine Hachard e Stephane Ouaiche por 3 sets a 0. Foi a primeira vez que uma parceria brasileira venceu uma etapa major do circuito mundial

Hugo Calderano (31º no ranking mundial) e Gustavo Tsuboi (79º) escreveram mais uma vez os seus nomes na história do tênis de mesa nacional. Neste domingo (20), a parceria conquistou a medalha de ouro no torneio de duplas no Aberto da Suécia - etapa Major do Circuito Mundial (segundo mais importante), feito inédito na modalidade do país. O melhor resultado, até então, havia sido uma prata faturada por Hugo e Gustavo no torneio de duplas no Aberto do Qatar, em 2015.

Com o resultado em Estocolmo, Calderano e Tsuboi asseguraram vaga no Super Finals, que acontecerá em Doha, no Qatar. Essa será a primeira vez que os brasileiros vão jogar o torneio no adulto. Hugo já havia jogado na categoria Sub-21.

Tsuboi e Calderano durante as quartas de final do torneio na Suécia. Com o título, a parceria brasileira disputará a super final, em Doha, no Qatar. Foto: ITTF

Na decisão, os brasileiros bateram os franceses Antoine Hachard (105º) e Stephane Ouaiche (64º) por 3 sets a 0 (12/10, 12/10 e 11/7). No início, Calderano e Tsuboi demoraram a entrar na partida e chegaram a estar perdendo por uma larga desvantagem de 7 x 3. Porém, a dupla reagiu, virou o set e fechou em 12 x 10.

No segundo, o confronto foi acirrado. Os franceses chegaram a ter um set point em 10 x 9, mas uma bela defesa de Tsuboi evitou a igualdade. Os brasileiros empataram e conseguiram abrir a vantagem necessária de dois pontos para fechar o segundo game em um novo 12 x 10.

O último e decisivo set foi menos parelho. Hugo e Gustavo estavam mais confiantes que os franceses e, por isso, dominaram. Com tranquilidade, os brasileiros abriram 8 x 4, fecharam em 11 x 7 e garantiram a medalha inédita para o Brasil.

Trilha

O caminho até a final foi recheado de jogos complicados. Nas oitavas de final, eles venceram os coreanos Eonrae Cho (107º) e Donghyun Kim (83º) por 3 sets a 2. Depois, com o mesmo placar, os brasileiros bateram os japoneses Masataka Morizono e Yuya Oshima (45º). Nas semifinais, a dupla também aplicou um 3 a 0, dessa vez, contra Patrick Franziska (52º), da Alemanha, e Jonathan Groth (33º), da Dinamarca.

Em duas semanas, esse foi o segundo feito de Hugo Calderano. No último domingo, o brasileiro conquistou a prata no Aberto da Áustria, também etapa Major. Ele perdeu a final para Kenta Matsudaira por 4 sets a 2. Com isso, ele se tornou o primeiro do Brasil a chegar a uma final de um campeonato do segundo escalão do Circuito Mundial. Nos Jogos Olímpicos Rio 2016, Calderano igualou a melhor campanha brasileira na história da modalidade ao chegar às oitavas de final

Fontes: Confederação Brasileira de Tênis de Mesa e brasil2016.gov.br