Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Em campanha histórica, Calderano fica com a prata no Aberto da Áustria

Tenis de mesa

13/11/2016 15h00

Tênis de Mesa

Em campanha histórica, Calderano fica com a prata no Aberto da Áustria

Brasileiro perdeu a final para o japonês Kenta Matsudaira, por 4 sets a 2. Foi a primeira vez que um atleta do país chegou à decisão de uma etapa major do Circuito Mundial

Hugo Calderano lutou muito, mas não conseguiu levar o título do Aberto da Áustria de tênis de mesa, disputado na cidade de Linz. Em uma partida de muitas reviravoltas, acabou derrotado pelo japonês Kenta Matsudaira (41º no ranking mundial) por 4 sets a 2 (6/11; 11/5; 5/11; 11/7; 11/9 e 12/10).

Matsudaira e Calderano na cerimônia de premiação. Foto: ITTF

A campanha é inédita. Foi a primeira vez que um brasileiro chegou à final de uma etapa major do Circuito Mundial. Na caminhada, Calderano deixou para trás os chineses Wang Chuqin e Fang Yinchi, o dinamarquês Jonathan Groth (33º), o alemão Ruwen Filus (64º) e o japonês Yuto Muramatsu (37º). 

"Vice-campeão na Áustria. Obrigado pela torcida, pessoal! Semana que vem tem mais na Suécia", escreveu Calderano no Facebook.  O Aberto da Suécia será disputado entre os dias 15 e 20 deste mês.

Outra grande conquista de Calderano na Áustria foi ter superado dois atletas de estilo defensivo (cato, na nomenclatura usada no tênis de mesa). Muitos técnicos e atletas apontavam esta como uma deficiência do brasileiro. Calderano, no entanto, mostrou que subiu um degrau a mais no nível mundial ao superar com propriedade e em sequência os "cateiros" Ruwen Filus e Yuto Muramatsu, nas quartas de final e na semifinal. Muramatsu, inclusive, havia batido Calderano na semifinal dos Jogos Olímpicos da Juventude, em 2014.

Confira os melhores momentos da final:

A decisão

Na final deste domingo (13.11), o brasileiro iniciou o jogo muito seguro na recepção e consistente nos ataques e contra-ataques, e levou o primeiro set com boa vantagem. Na segunda parcial, o japonês entrou no jogo, impôs dificuldades ao brasileiro e igualou o marcador.

O terceiro começou de maneira equilibrada, mas, aos poucos, Calderano conseguiu voltar aos trilhos e, novamente, abrir vantagem. Matsudaira, então, melhorou na partida e venceu os dois sets seguintes, tomando a dianteira na decisão.

O japonês entrou no sexto set podendo dar um ponto final ao jogo. Mesmo pressionado, Calderano impôs um bom ritmo e teve a chance de levar o confronto para o sétimo set, ao estar com 10 a 7 no placar. Porém, Matsudaira fez cinco pontos consecutivos e fechou em 12/10 para garantir o ouro.

30853311692_4172054d4e_k.jpg
Calderano volta à ativa esta semana, durante o Aberto da Suécia. Foto: ITTF

Coincidentemente, o desfecho foi similar à eliminação de Calderano nos Jogos Olímpicos. No Rio, o brasileiro fez história ao chegar às oitavas de final e igualar a campanha de Hugo Hoyama em Atlanta/1996, até então a melhor campanha de um brasileiro nos Jogos Olímpicos. Calderano caiu diante do japonês Jun Mizutani, que conquistou o bronze, por 4 sets a 2. Na ocasião, o brasileiro também teve um 10 x 7 na sexta parcial e viu o adversário fazer cinco pontos consecutivos para fechar o duelo. 

Fontes: CBTM, ITTF e brasil2016.gov.br