Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Em busca do bi, Brasil estreia no Mundial Feminino de Handebol

Handebol

04/12/2015 14h05

Handebol

Em busca do bi, Brasil estreia no Mundial Feminino de Handebol

Primeira partida será neste sábado (5) contra a Coreia do Sul. Competição na Dinamarca vai até o próximo dia 20

Com o objetivo de repetir a conquista de 2013, a seleção feminina de handebol estreia neste sábado (5.12), às 17h30 (horário de Brasília), no Mundial da Dinamarca. Integrante do grupo C, o Brasil fará a primeira partida contra a Coreia do Sul. O adversário, campeão mundial em 1995, promete dar trabalho por não se mostrar muito no cenário internacional e por ser difícil de decifrar.

De acordo com o técnico do Brasil, Morten Soubak, a equipe coreana varia muito as jogadas e abusa da velocidade para compensar a estatura baixa. “Estamos ansiosos para a estreia, mas bem mais ansiosos porque é a Coreia do Sul. Elas ficam meio escondidas, mas o que importa é que o estilo de jogo delas é muito diferente. Qualquer equipe do mundo que jogue contra elas tem problema para encaixar a forma de jogo contra esse estilo, mas nós temos algum material sobre elas e estamos estudando”, explicou Morten. 

O técnico Morten Soubak espera um estilo diferenciado de jogo por parte das coreanas. Foto: Roberto Castro/ME

A goleira Mayssa Pessoa, campeã mundial com o Brasil em 2013, na Sérvia, espera um grande jogo na estreia na Dinamarca. "Acompanhamos pouco o handebol asiático, mas hoje, com a internet, todo mundo tem informação de todo mundo. A Coreia do Sul é uma equipe que também foi campeã mundial e elas têm uma história bonita no handebol. Sabemos do estilo de jogo diferenciado delas. São jogadoras batalhadoras, que vão jogar de igual para igual contra nós. Será um jogo bonito", previu.

Para a ponta direita Célia Costa, o Mundial da Dinamarca irá marcar um grande retorno à seleção. Depois de algum tempo fora da equipe, ela chegou a disputar recentemente outras competições, mas estará pela primeira vez com esse grupo em um Mundial. "É muito bom saber que o Morten tem essa confiança em mim. Acho que todas as 16 atletas que irão disputar o Mundial estão preparadas, estão bem fisicamente", destacou. "As coreanas têm uma defesa bem agressiva e são super rápidas. Temos que tomar bastante cuidado com isso, segurar mais a bola e não jogar na loucura que elas querem que a gente jogue", analisou. 

Leia também:

» "Mundial terá o maior nível da história", diz o técnico da seleção feminina de handebol

» Renovada, Sérvia aposta em boa "atmosfera" para o Mundial de handebol feminino

» Novatas buscam espaço na seleção que defende o título mundial de handebol

» Em Brasília, seleção feminina de handebol mira a integração da equipe para o Mundial

Além da Coreia do Sul, o Brasil terá outros grandes adversários pela frente. No entanto, a equipe nacional promete mostrar novamente suas armas. Do elenco de 2013, o grupo possui seis mudanças. Além de Célia, a equipe contará com a ponta direita Jéssica Quintino, que foi cortada por lesão às vésperas do Mundial da Sérvia. Além disso, Morten contará também com a ponta esquerda Larissa Araújo, a central Francielle da Rocha, a pivô Tamires Morena e a armadora direita Bruna de Paula. A expectativa é que as novidades façam diferença, sobretudo pelo fato de as brasileiras serem bastante estudadas desde o ouro conquistado na Sérvia.

Depois das orientais, o Brasil pega a República Democrática do Congo no dia 7, a Alemanha no dia 8, a Argentina no dia 10, e a França no dia 11 para fechar a programação da fase classificatória. As brasileiras farão todas as partidas da primeira etapa na cidade de Kolding, na região sudeste do país nórdico.

Equipe passou a ser mais estudada depois da conquista do título mundial de 2013, na Sérvia. Foto: Roberto Castro/ME

Tabela de jogos do Brasil na primeira fase 
*Horários de Brasília 

Sábado (5)

17h30 - Brasil x Coreia do Sul

Segunda-feira (7)
13h - República Democrática do Congo x Brasil

Terça-feira (8)
17h30 - Brasil x Alemanha

Quinta-feira (10)
13h - Argentina x Brasil 

Sexta-feira (11)
15h15 - Brasil x França 

Seleção Brasileira Feminina 

Goleiras: Bárbara Arenhart "Babi" (Nykobing F. Handboldklub - Dinamarca) e Mayssa Pessoa (Bucareste - Romênia).

Pontas: Alexandra Nascimento "Alê" (Baia Mare - Romênia), Célia Costa (Metodista/São Bernardo - SP), Fernanda França (Bucareste - Romênia), Jéssica Quintino (MKS Selgros Lublin - Polônia) e Larissa Araújo (UnC/Concórdia - SC).

Armadoras: Amanda Andrade (UnC/Concórdia - SC), Bruna Paula (São José - SP), Deonise Fachinello (Bucareste - Romênia) e Eduarda Amorim "Duda" (Györ Audi ETO - Hungria).

Centrais: Ana Paula Rodrigues (Bucareste - Romênia) e Francielle Gomes da Rocha "Fran" (Hypo Nö - Áustria).

Pivôs: Daniela Piedade "Dani" (Siófok KC - Hungria), Fabiana Diniz "Dara" (BBM Bietigheim - Alemanha) e Tamires Morena (Mosonmagyaróvári - Hungria).

 

Fonte: Confederação Brasileira de Handebol (CBHb)