Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Prefeito do Rio detalha evolução das obras em balanço de 2014

19/12/2014 15h35

Prefeito do Rio detalha evolução das obras em balanço de 2014

Eduardo Paes relatou situação das instalações e demonstrou otimismo em relação ao velódromo, única construção com atrasos no cronograma

Rio de Janeiro (RJ) – Em balanço apresentado nesta sexta-feira (19.12) dentro do Parque Olímpico da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, o prefeito Eduardo Paes detalhou os avanços alcançados em 2014 na preparação da cidade para os Jogos Olímpicos de 2016. Ele relatou o estágio de todas as instalações esportivas e reforçou que os estádios começarão a ser entregues a partir do meio do ano que vem.

“Vamos começar as entregas a partir de agosto, setembro. Depois, vamos inaugurar dois equipamentos olímpicos a cada dois meses. É um desafio grande, mas as coisas estão bastante em dia”, afirmou Eduardo Paes, que aproveitou a oportunidade para visitar algumas obras do Parque Olímpico, como o Centro de Tênis e as Arenas Cariocas.

Segundo o prefeito, a única obra que não está dentro do cronograma previsto é a do velódromo, com três semanas de atraso. “Não é uma tragédia, você recupera facilmente. Toda a fundação está ficando pronta. Estamos confiantes de que vai ser possível cumprir o prazo. De todos os estádios do Parque Olímpico, ele é o menor, com cinco mil lugares”.

Além do Parque Olímpico, o prefeito citou o avanço das obras na Região Deodoro. A pista do Ciclismo BMX está em fase de terraplanagem, assim como o circuito da Canoagem Slalom, que depois dos Jogos será transformada em piscina de uso público.  O Campo de Golfe foi citado como exemplo positivo. Segundo Paes, a topografia dos 18 buracos foi concluída e 95% do plantio da grama, executado. O prédio de apoio do complexo está em fase de fundação.

Renato Sette Câmara/EOM
Renato Sette Câmara/EOM#Acima, imagem aérea das obras do Parque Olímpico. No detalhe, o Centro de Tênis
Acima, imagem aérea das obras do Parque Olímpico. No detalhe, o Centro de Tênis

Eventos-teste

Eduardo Paes confirmou que o Centro Olímpico de Tênis será a primeira instalação do Parque Olímpico a ser testada. Com previsão de entrega para o quarto trimestre de 2015, o Centro tem evento-teste agendado para dezembro de 2015. A arena principal terá capacidade para 10 mil pessoas. O complexo ainda terá duas quadras com cinco e três mil lugares, além de 13 quadras de treino e aquecimento, com 250 lugares cada.

Na Região de Deodoro, a previsão da realização de eventos-teste varia. O Centro de Hipismo, de Hóquei sobre Grama, a pista de BMX, o Circuito de Canoagem Slalom e a pista de Mountain Bike têm eventos previstos para o segundo semestre de 2015. Já o Centro de Tiro, a Arena da Juventude e o Estádio de Deodoro devem ser testados em 2016.

Outras áreas

O balanço também contemplou obras de mobilidade urbana e legado. O prefeito do Rio citou o BRT Transcarioca, que faz a conexão entre o Aeroporto do Galeão e a Barra da Tijuca, como uma antecipação do legado. “É um marco importante que foi antecipado e carrega 350 mil pessoas no dia a dia”, destacou.

Paes ainda citou a conclusão da demolição da Perimetral, intervenção mais importante do ponto de vista urbanístico, segundo ele, e prometeu novidades em relação ao Elevado do Joá, que será duplicado e deverá começar a sofrer intervenções em janeiro de 2015.

Vagner Vargas – Brasil 2016