Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Do Mundial de Doha, Flávia Saraiva realiza sonho de ginasta do Distrito Federal

Ginastica artística

01/11/2018 12h22

Ginástica Artística

Do Mundial de Doha, Flávia Saraiva realiza sonho de ginasta do Distrito Federal

Ariela Campos, de oito anos, chegou a pensar em abandonar a modalidade, mas recebeu incentivo especial da atleta que disputa a final do individual geral nesta quinta

As medalhas e os quadros sobre ginástica artística dividem espaço com as bonecas no quarto de Ariela Campos Viana, de oito anos. No batente da porta, uma barra simula um dos equipamentos mais usados na modalidade. Nascida em Alegrete (RS), a menina já sinalizava, desde os dois anos, vocação para o esporte. Logo descobriu a paixão pela ginástica e a idolatria por Flávia Saraiva, campeã dos Jogos Olímpicos da Juventude em 2014 e medalhista em várias etapas da Copa do Mundo. Fã de verdade, com direito a pôster na parede com montagem dela com a atleta. Flávia Saraiva, inclusive, disputa nesta quinta-feira (1.11) a final do individual geral no Mundial de Ginástica Artística em Doha, no Qatar.

"Eu me sinto um pouco culpado por essa mudança de vida frequente dela. Sempre há adaptações, colégios novos, amigos novos. Eu queria fazer alguma coisa para ver o olho dela brilhar de novo"
Leandro Viana, pai da atleta

O talento de Ariela é do tipo natural. Quando tinha cinco anos, um professor de Educação Física chamou o pai da atleta, Leandro Viana, para conversar. "Ele disse que eu tinha de procurar urgentemente um esporte para ela porque,  no teste de coordenação motora, ela foi além do que ele esperava", relembra. Quando foram fazer o primeiro teste na ginástica, logo notaram o potencial. "Na primeira cambalhota, a professora falou que não precisava mais do teste, que já podia treinar na equipe", recorda.

Filha de militar, Ariela teve que se mudar de cidade algumas vezes. A descontinuidade nos treinamentos teve consequências. De Alegrete, foi para Florianópolis (SC). Anos mais tarde, desembarcou em Brasília, onde vive atualmente. O pai percebeu uma desmotivação com os eternos recomeços, e enviou um e-mail para o Ministério do Esporte pedindo ajuda. "Eu me sinto um pouco culpado por essa mudança de vida frequente dela. Sempre há adaptações, colégios novos, amigos novos, brincadeiras novas. Eu queria fazer alguma coisa para ver o olho dela brilhar de novo", disse.

Para ajudar a motivar Ariela, a equipe da rededoesporte.gov.br, que está cobrindo o Mundial de Ginástica em Doha, entrou em contato com Flávia Saraiva e explicou a história. Prontamente, a ginasta topou gravar um vídeo incentivando a pequena a seguir em frente. "Oi Ariela, aqui é a Flavinha e eu queria falar para você não desanimar. Vou sempre torcer por você. Treina muito aí em Brasília, tá bom?", disse.

Ariela em seu quarto, com medalhas e um pôster com uma montagem dela ao lado de Flávia Saraiva. Foto: Rafael Brais/rededoesporte.gov.br

O pai de Ariela, então, foi informado da gravação. Manteve o segredo em casa até terça-feira (30.10), quando Leandro, Ariela, a mãe e a caçula Micaela, de 17 dias, receberam a equipe da agência pública de notícias do Ministério do Esporte para uma suposta entrevista sobre o campeonato brasiliense de ginástica, realizado no último sábado. "Fui bem, mas estava um pouco nervosa", disse Ariela, que ficou em quarto lugar geral e em primeiro na trave. Há mais de cinco anos na modalidade, Ariela treina duas vezes por semana em uma academia do Setor Leste. "A ginástica me traz felicidade, porque gosto de fazer as coisas...Sou agitada", explicou.

"Fiquei um pouco triste porque já tinha me acostumado com Florianópolis, com a academia e com os amigos. Pensei até em desistir"
Ariela Viana

Sobre mudanças de cidade, a pequena ginasta disse que, na parte do esporte, é ruim. "Fiquei um pouco triste porque já tinha me acostumado com Florianópolis, com a academia e com os amigos. Pensei até em desistir (da ginástica)", disse.

Ao ser perguntada sobre sua referência, ela não pensou duas vezes. "A Flavinha. Eu gosto muito dela, de ver ela na televisão e porque ela é baixinha igual a mim", explicou. Em seguida, comentou que está acompanhando o Mundial de Ginástica pela TV, principalmente para ver Flávia. O que Ariela gostaria de falar? "Gosto muito de você e estou na torcida para você trazer mais uma medalha para o Brasil", desejou.

Em seguida, o vídeo foi mostrado para Ariela e para seu pai. Com um misto de surpresa e emoção, a pequena superou a timidez momentânea e agradeceu. "Legal", disse, com um sorriso aberto. "Fico feliz, empolgada. Muito obrigado, Flavinha". Ao fim da entrevista, o pai agradeceu. "Ela vai mostrar o vídeo para todo mundo", comentou.

» Mundial de Ginástica Artística Doha 2018: acompanhe a cobertura completa da Rede do Esporte

Flickr do Ministério do Esporte: galeria de fotos em alta resolução, disponíveis gratuitamente para uso editorial. Crédito obrigatório: Abelardo Mendes Jr/ rededoesporte.gov.br

Ginástica Artística - Mundial 2018 - Doha, no Qatar

 

infografico_ginastica_artistica_mundial_doha_2018.jpg

 

Programação do Mundial de Ginástica Artística Doha 2018 (horários de Brasília)

Quinta-feira (1.11)
10h às 12h10 - Final individual geral feminina (Flávia Saraiva e Jade Barbosa representam o Brasil)

Sexta-feira (2.11)
10h às 13h30 - Finais por aparelhos
Masculino: solo, cavalo com alças e argolas (Arthur Zanetti representa o Brasil nas argolas)
Feminino: salto e barras assimétricas

Sábado (3.11)
10h às 13h30 - Finais por aparelhos
Masculino: salto, barra fixa e salto (Caio Souza representa o Brasil no salto)
Feminino: trave e solo (Flávia Saraiva representa o Brasil no solo)
13h30 - Cerimônia de encerramento 

Rafael Brais - rededoesporte.gov.br