Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Do disco e do peso, Erik Cardoso brilha nas provas de velocidade no atletismo

Atletismo

11/06/2019 16h59

Atletismo

Do disco e do peso, Erik Cardoso brilha nas provas de velocidade no atletismo

Paulista começou no atletismo nas provas de campo e agora é um dos melhores corredores de 100 e de 200 m na categoria Sub-20 do País

O velocista paulista Erik Felipe Barbosa Cardoso será uma das atrações da Seleção Brasileira que participará do Campeonato Sul-Americano Sub-20 de Atletismo, neste sábado (15.06) e no domingo (16), na cidade de Cáli, na Colômbia. Ele foi convocado para disputar os 100, os 200 metros e o revezamento 4x100 m.

Erik foi eleito o destaque masculino do Campeonato Brasileiro Caixa Sub-20, disputado de 31 de maio a 2 de junho, no Estádio do Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo, em Bragança Paulista. Ele venceu os 100 m, com 10.30 (0.2), terminou em terceiro lugar nos 200 m, com 21.06 (-0.8) e integrou o 4x100 m campeão.

erikcardosoatletismovelocistabrasilcorrendoedit.jpg
Foto: Wagner Carmo/CBAt

Paulista de Piracicaba, nascido a 3 de março de 2000, Erik viaja para a Colômbia, como o líder do Ranking Brasileiro Sub-20 dos 100 m (20.30) e dos 200 m (20.88), esta marca obtida no GP Brasil Caixa, quando chegou em sexto lugar, em Bragança Paulista.

O atleta começou no esporte aos 10 anos no SESI de Piracicaba, entrando no Projeto de Iniciação, que inclui natação, basquete, judô e atletismo. Aos poucos foi direcionado ao lançamento do disco e ao arremesso do peso. "Ele tinha muita força e potência e ficou nestas provas na categoria sub-16", lembra o técnico Darci Ferreira da Silva, que o orienta até hoje em Santo André, no Grande ABCD paulista. Darci também foi convocado para integrar a Comissão Técnica do Brasil no Sul-Americano de Cáli.

Na categoria de base, Eric ganhou prata no disco (53,74 m) e foi quinto no arremesso do peso (15,69 m) no Brasileiro Caixa Sub-16 de 2014, no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa. No ano seguinte, na edição de 2015, no Estádio Ícaro de Castro Mello, foi sexto no disco, com 49,26 m, mas ganhou a medalha de ouro nos 75 m, com 8.43 (0.4), abrindo espaço para a velocidade em sua carreira.

"O esporte faz parte da minha vida desde muito cedo e o meu foco é melhorar meus resultados. Espero que consiga agora na Colômbia ou na Costa Rica", diz o estudante do sexto semestre de Educação Física da UNIP Anchieta, referindo-se ao Pan-Americano de Atletismo, marcado para o período de 19 a 21 de julho, em San José.

Recebeu apoio em casa para a prática do esporte, especialmente da mãe, Denise Barbosa, ex-jogadora de vôlei em Piracicaba. O pai, Wilson Cardoso, sempre que pode o acompanha. No Brasileiro Caixa Sub-20 estava nas grades do CNDA torcendo pelo desempenho do filho.

Este ano, além dos bons resultados nos eventos de sua categoria, foi convocado para o Sul-Americano Adulto de Lima, no Peru, e integrou a equipe titular do revezamento 4x100 m, medalha de prata, com 39.91. "Fiquei muito feliz com a experiência. Fui chamado por minha colocação no Ranking Brasileiro", afirma Erik, que correu ao lado de Gabriel Constantino, Rodrigo Nascimento e Eduardo Rodrigues de Deus.

O Brasil viaja na madrugada desta quinta-feira para Cáli com recursos do Programa Caixa de Apoio às Seleções Brasileiras.

Fonte: Confederação Brasileira de Atletismo