Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Divulgado o calendário para os 33 esportes e 339 eventos dos Jogos Olímpicos do Japão

Geral

19/07/2018 12h53

Tóquio 2020

Divulgado o calendário para os 33 esportes e 339 eventos dos Jogos Olímpicos do Japão

Cerimônia de abertura será em 24 de julho. Dois dias antes, já haverá competições de futebol e softball. Maratona masculina encerra as duas semanas de disputas

O Comitê Olímpico Internacional aprovou o cronograma de competições para os Jogos Olímpicos de 2020, no Japão. O pacote prevê 33 esportes e 339 eventos. A Cerimônia de Abertura será em 24 de julho e as disputas seguem até 9 de agosto. Antes mesmo da celebração inicial, haverá partidas da fase preliminar de futebol e softball, desde 22 de julho. Remo e tiro com arco terão competições no dia da abertura.

Beisebol, softball, caratê, skate e escalada são algumas das novidades no programa de Tóquio. Foto: Tokyo2020

Os Jogos de Tóquio serão disputados em 42 instalações esportivas, incluindo 24 já existentes, dez temporárias e oito novas e permanentes. Entre elas, três que estão sendo erguidas em Fukushima, Ibaraki e Miyagi, cidades entre as mais afetadas pelo grande terremoto seguido de tsunami que atingiu o leste do Japão em 2011.

A definição do calendário é um quebra-cabeças complexo, que leva em consideração regras e especificidades de cada modalidade, iniciativas para garantir equidade de gênero, popularidade dos esportes no Japão, questões operacionais, audiência televisiva e o melhor formato para garantir as performances dos atletas.

» Confira o calendário completo de competições (em inglês)

"Estou realmente feliz de cumprir essa tarefa significativa antes mesmo da marca de dois anos para a abertura dos Jogos. Acredito que os Jogos de 2020 vão gerar mais entusiasmo do que nunca", afirmou o presidente do Comitê Tóquio 2020, Yoshiro Mori.

O dia 1 de agosto de 2020 já recebeu o nome de "Super Sábado": 23 esportes terão provas em disputa nesse dia

O chamado dia 1 no calendário olímpico, 25 de julho, terá 21 esportes em disputa, incluindo tiro esportivo, tênis de mesa, judô, badminton, ginástica artística, tênis e ciclismo. Será um dia simbólico e cênico, principalmente porque o ciclismo de estrada terá o percurso desde Tóquio até o pé da montanha do famoso Monte Fuji.

O programa esportivo dos Jogos Olímpicos de Tóquio tem uma clara pegada para atrair a juventude e as gerações mais urbanas. Dentro dessa perspectiva, o basquete 3 x 3, o skate e o surfe estreiam no megaevento do Japão, e com competições já na primeira semana de eventos.

O dia primeiro de agosto já recebeu previamente o nome de "Super Sábado". Isso porque nada menos que 23 esportes terão provas em disputa, incluindo eventos com medalha realizados pela primeira vez na história dos Jogos Olímpicos, como a equipe mista de judô, o revezamento misto de triatlo e a equipe mista de tiro ao prato.

O último dia dos Jogos terá início com a maratona masculina, e há expectativa de uma audiência massiva, principalmente porque a Maratona de Tóquio, uma das seis maiores do calendário mundial, costuma atrair regularmente um milhão de espectadores nas ruas.

Dentro do cronograma, apenas as competições de natação, nado artístico e saltos ornamentais ainda estão pendentes de confirmação, o que o comitê promete ajustar nos próximos meses. Até meados de 2019 será anunciada a divisão de horários e categorias de disputa por dia dentro de cada modalidade.

Fonte: Comitê Olímpico Internacional