Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Diogo Soares leva o bronze na prova mais completa da ginástica artística

Ginastica artística

12/10/2018 00h58

Buenos Aires 2018

Diogo Soares leva o bronze na prova mais completa da ginástica artística

Jovem paulista de 16 anos ficou em terceiro lugar no individual geral, categoria em que o atleta compete em todos os aparelhos

Quando o jovem Diogo Soares, de 16 anos, viu a bandeira do Brasil subindo no Pavilhão América, no Parque Olímpico dos Jogos da Juventude, teve a convicção de que tinha concretizado três sonhos nas últimas semanas. O primeiro era participar do megaevento. O segundo, entre os oito melhores, e foi realizado quando avançou para a final em sexto. O terceiro era colocar no peito uma medalha. Como num passe de mágica, em cerca de duas horas, três desejos que representam um processo de 12 anos foram realizados na noite desta quinta-feira (11.10). Diogo executou a melhor apresentação da sua carreira e conquistou o bronze no individual geral da ginástica artística em Buenos Aires.

WhatsAppImage20181011at21.28.59.jpeg
Foto: Danilo Borges/Rededoesporte.gov.br

O paulista de Piracicaba mostrou ser um ginasta completo. Apresentou toda a sua versatilidade em seis aparelhos. O primeiro foi o cavalo com alças. A apresentação somou 12.600 pontos. A segunda apresentação foi nas argolas. Cravou 13.233, a melhor nota da carreira. Na terceira prova, fez 14.300 no salto. Na paralelas, marcou outros 13.566. O aparelho seguinte foi a barra fixa, com 13.366.

"Hoje comecei a competir e não liguei para resultado. A preocupação era mostrar a minha melhor ginástica e fazer o que treinei. Nunca mais vou esquecer esse dia. Foi como se passasse a vida inteira na frente"
Diogo Soares

Segundo o adolescente, até chegar ao último aparelho ele tinha conseguido não olhar para o placar do ginásio. Antes de entrar no tablado para a última apresentação, no solo, caiu na tentação de espiar as notas. Foi quando percebeu que tinha condições de subir ao pódio. As pernas deram uma bambeada, mas ele controlou o nervosismo, fez uma apresentação limpa e somou 13.200, garantindo a medalha de bronze para o Brasil. O ouro ficou com o japonês Takeru Kitazono e a prata com o russo Sergei Naidin.

“Hoje comecei a competir e não liguei para resultado. A preocupação era mostrar a minha melhor ginástica e fazer o que treinei. Nunca mais vou esquecer esse dia. Foi como se passasse a vida inteira na frente, tudo o que treinei e sofri para conquistar essa medalha. É um dia que não tem como esquecer”, disse Diogo.

WhatsAppImage20181011at20.49.10.jpeg
Foto: Danilo Borges/Rededoesporte.gov.br

Diogo começou na ginástica aos quatro anos, imitando a irmã mais velha que praticava o esporte. Foi assim que conheceu o técnico Daniel Biscalchin, na Academia Pira Olímpica. Ele treina até hoje na mesma estrutura. “Essa medalha é da minha academia de Piracicaba. Sei que agora vão vir mais sonhos, mais difíceis. E vou me dedicar 100% para esses outros sonhos também. Quero disputar os Jogos de Tóquio 2020 daqui a dois anos. Hoje me vejo na Seleção Brasileira, competindo os Jogos junto com Arthur Zanetti e Nory. É uma felicidade imensa só de poder imaginar”, revelou.

Para o treinador Daniel Biscalchin, só o fato de viver a experiência olímpica era um sonho, com a medalha é difícil conter a felicidade. “Nunca imaginamos. A gente pensou em fazer a nossa parte. Treino ele desde os seus quatro anos e identifiquei que tinha potencial para chegar em alto nível. Com o tempo, ele foi vendo os resultados, tomando gosto. Sempre teve bons resultados em todas as competições que disputou. Aqui não foi diferente”, disse.

O paulista representa a nova safra de ginastas do país. É campeão sul-americano e pan-americano juvenil. No currículo, tem ainda um bronze no Japan Junior Cup. Além disso, em setembro, conquistou seis medalhas, incluindo o ouro no individual geral, no International Eg Wohnen Juniors Trophy, torneio que reúne atletas de categorias de base, disputado na Alemanha. Ele também sustenta o posto de ter conquistado mais títulos de campeonatos da base do país nos últimos anos.

Foto: Danilo Borges/rededoesporte.gov.br

Diogo Soares ainda disputa na Argentina as provas por aparelhos. O jovem se classificou para cinco finais, maior número de um atleta brasileiro em Jogos Olímpicos. A sua principal prova é a barra fixa. Com o pódio desta quinta, ele entra na disputa mais leve. “Com essa medalha eu fico bem mais tranquilo para as provas individuais. Só amanhã que vou pensar, pois terei um dia de folga até a final de sábado”, revelou.

Galeria de fotos (imagens disponíveis em alta resolução. Uso editorial gratuito)

Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018

 

Breno Barros, de Buenos Aires, na Argentina – Rededoesporte.gov.br