Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Dez passeios gratuitos para fazer no Rio de Janeiro

Geral

26/07/2016 10h23

Rio 2016

Dez passeios gratuitos para fazer no Rio de Janeiro

A dez dias para os Jogos Olímpicos, veja a lista de dez lugares e passeios para conhecer o melhor da cidade

Destino turístico número um do país, o Rio de Janeiro é também a segunda maior metrópole do Brasil. A cidade maravilhosa é conhecida internacionalmente por diversos ícones culturais e naturais, como o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor, considerado uma das sete novas maravilhas do mundo. Alguns passeios podem ter um preço salgado por conta da quantidade e procura. Mas é possível aproveitar o Rio gastando pouco ou quase nada.

Não são apenas praias e passeios caros que fazem a fama do Rio. Com um número cada vez maior de visitantes que chegam para os Jogos Olímpicos, há sempre aqueles que preferem programas fáceis, baratos e menos disputados para fazer na cidade. Veja a lista de 10 lugares e passeios gratuitos para conhecer o melhor da capital carioca, faltando 10 dias para os Jogos Olímpicos.

1 - Parque Lage

Passar o dia no Parque Lage é um dos passeios mais completos e agradáveis da capital carioca. Localizado entre Jardim Botânico e o Corcovado, o parque possui uma vasta área com muita natureza, lagos, áreas para piqueniques e até mesmo opções de trilhas que levam ao Corcovado. O parque se encontra em perfeito estado de conservação e possui ótima segurança e infraestrutura para receber turistas e visitantes.

Parque Lage. Foto: Getty Images

2 - Vista Chinesa

Localizada no Parque Nacional da Tijuca, a Vista Chinesa atrai pessoas o ano todo, sendo um dos pontos turísticos mais visitados do Rio. Difícil é não se encantar pela vista panorâmica do local. Do alto pode ser visto o Pão de Açúcar, a Lagoa, algumas praias e o famoso Cristo Redentor. Para onde quer que você olhe, a vista é apaixonante! O local é perfeito para amantes da natureza e esportistas de plantão, que chegam até lá através de trilhas, correndo, de bicicleta ou skate.

Vista Chinesa. Foto: Getty Images

3 - Pedra da Gávea

A Pedra da Gávea é o maior bloco de pedra à beira mar do mundo, com 842 metros. A vista é considerada pela maioria dos cariocas e visitantes como a mais espetacular da cidade. Lá do alto observa-se o Parque Nacional da Floresta da Tijuca, o Corcovado, a Pedra Bonita, as praias de São Conrado, Ipanema, Leblon, Lagoa, Niterói e a Barra da Tijuca. A trilha para chegar ao topo não é aconselhável para iniciantes e sedentários. Pode levar de 2 a 4 horas para chegar ao final da trilha e ao ponto mais crítico do local. Se você for fã de aventura, porém, o esforço vale a pena: a vista é indescritível!

Vista da Pedra da Gávea. Foto: Getty Images

4 - Pista Claudio Coutinho

A pista, localizada na Urca, no final da Praia Vermelha, é também conhecida pelo nome Caminho do Bem-te-Vi e possui 1,25 km de extensão. De um lado vê-se o mar. Do outro, o Morro da Urca. A linda paisagem, com belas árvores e animais, torna o passeio perfeito para ser feito durante o dia. Pássaros e micos fazer o percurso ainda mais agradável. É quase impossível descrever a sensação desta visita calma e tranquila, que tem como plano de fundo o Pão de Açúcar, o Morro da Urca e o Corcovado com o Cristo Redentor lá em cima. 

» Conheça a página do Brasil 2016 no Facebook 

Curiosidade: A pista possui esse nome em homenagem ao ex-treinador da seleção brasileira de futebol, Claudio Coutinho.

5 - Trilha do Pão de Açúcar

Uma ótima maneira de se conhecer o tão famoso e lindo Pão de Açúcar. A trilha se inicia dentro da Pista Claudio Coutinho (na Urca, no final da Praia Vermelha, aberta das 6 h às 18h). A trilha é bem sinalizada e, sem muito esforço, o passeio leva em torno de 40 minutos. Ao chegar, você poderá descansar os olhos apreciando a Baía de Guanabara de um lado e a Praia Vermelha de outro.

6 - Pedra do Arpoador

Que o pôr do sol é um dos mais belos espetáculos da natureza todo mundo já sabe, mas assisti-lo da Pedra do Arpoador com uma vista panorâmica das praias de Ipanema e Leblon, além do Morro Dois Irmãos, é coisa de outro mundo. Tanto para turistas quanto para moradores da cidade, ver essa pintura do Arpoador é um excelente programa para o final do dia. Impossível não se apaixonar pelo Rio de Janeiro após esse passeio.

Arpoador. Foto: Getty Images

7 - Instituto Moreira Salles

O instituto Moreira Salles fica na Gávea e abre de terça a domingo. Casa de linhas modernistas, com exposições fotográficas, pinacoteca e uma biblioteca com quase 400 mil itens. O instituto também realiza palestras, shows, ciclos de cinema e eventos. Local perfeito para amantes da arte e da cultura brasileira.

8 - Igreja Nossa Senhora da Glória do Outeiro

Com formato octogonal, a igreja Nossa Senhora da Glória do Outeiro preserva azulejos do escultor mineiro Mestre Valentim, além do altar original e uma arca do século 18. Em 5 de agosto, o vestido da santa é trocado durante a missa. Essa bela igreja é localizada na Praça Nossa Senhora da Glória.

9 - Biblioteca Nacional

A biblioteca nacional do Rio de Janeiro é uma das maiores do mundo. No seu acervo estão arquivos históricos, como mapas dos séculos 15 e 16 e uma edição de Os Lusíadas de 1572. A Biblioteca está localizada na Avenida Rio Branco, e funciona de segunda a sexta-feira das 9h às 17h.

Biblioteca Nacional. Foto: Getty Images

10 - Lagoa Rodrigo de Freitas

O visual por si só é o suficiente para se apaixonar. A Lagoa Rodrigo de Freitas é perfeita pra quem quer pedalar, caminhar, andar de pedalinho, sentar em um quiosque ou apenas tomar uma água de coco. A Lagoa fica perto do Jardim Botânico, Ipanema, Leblon, Copacabana e Humaitá. Vamos?

Vista noturna da Lago Rodrigo de Freitas. Foto: Getty Images

Renata Franco - brasil2016.gov.br