Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Defesa prevê manutenção de investimento em atletas militares em 2017

Geral

08/08/2016 13h11

Atletas militares

Defesa prevê manutenção de investimento em atletas militares em 2017

Nos Jogos Olímpicos do Rio, há 145 competidores brasileiros incluídos no programa, que contou com R$ 18 milhões em 2016

O governo federal pretende manter o mesmo volume financeiro de 2016 no Programa de Atletas de Alto Rendimento (PAAR) do Ministério da Defesa no próximo ano. A informação foi dada pelo ministro Raul Jungmann durante coletiva à imprensa por ocasião da inauguração do Clube CISM – espaço localizado no Campo dos Afonsos para abrigar representantes do Conselho Internacional de Esporte Militar. Com isso, em 2017, os atletas militares poderão contar com cerca de R$ 18 milhões.

08072016_jungmann.jpg
Ministro Jungmann afirmou que a ideia é seguir com os investimentos nos atletas militares e as parcerias com o Ministério do Esporte. Foto: Tereza Sobreira/Ministério da Defesa

O Programa Atletas de Alto Rendimento teve início em 2008, quando as Forças Armadas miravam na realização dos 5º Jogos mundiais Militares (JMM), no Rio de Janeiro, em 2011. Os resultados foram excelentes e o Brasil terminou na liderança do quadro de medalhas. Assim, o programa seguiu tendo em vista as Olimpíadas em Londres e do Rio, além dos 6º Jogos Mundiais Militares, em 2015, realizados na República da Coreia.

“Esse programa é muito importante. Estamos negociando com o Ministério do Planejamento para que pelo menos sejam destinados os mesmos recursos de 2016”, explicou Jungmann. O ministro afirmou ainda que a Defesa reforçará a parceria com o Ministério do Esporte para os incentivos aos atletas militares. Jungmann também destacou a importância de um outro programa da Defesa, o Forças no Esporte, que atende cerca de 21 mil crianças e adolescentes.

Continência

Na entrevista, Jungmann comentou também o fato de os atletas prestarem continência, como o ocorrido com Felipe Wu, no sábado (06.08), na cerimônia de premiação em que o militar recebeu medalha de prata. Segundo o ministro, o atleta faz o gesto “por questão de hierarquia” e em respeito “à bandeira Nacional”. “Um gesto de respeito e amor ao Brasil. É apenas o estilo dos valores que fazem parte dos nossos militares das Forças Armadas”, contou.

O ministro lembrou que, em 2012, o Brasil voltou de Londres com 17 medalhas, sendo cinco delas por atletas militares. Em 2016, “estamos com 145 atletas do total de 465 do Time Brasil, e sonhamos com o dobro. A primeira delas foi conquistada ontem pelo Felipe Wu”, ressaltou.

Fonte: Ministério da Defesa