Você está aqui: Página Inicial / Notícias / De olho em Tóquio 2020, Seleção feminina de futebol disputa Copa América

Futebol

20/03/2018 17h54

Futebol

De olho em Tóquio 2020, Seleção feminina de futebol disputa Copa América

Primeira competição de futebol feminino que garante vaga para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

Campeã da Copa América de Futebol Feminino em 2014, Rilany é uma das atletas que está na fase final de preparação para a edição deste ano, que será realizada no Chile a partir de 4 de abril. O primeiro adversário da Seleção Brasileira será a Argentina, confronto que a lateral considerou positivo para uma estreia da competição.

futebol.jpeg
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

"Não tinha melhor adversário para estreia de uma Copa América, porque a rivalidade de um Brasil e Argentina é algo histórico. Vai ser um jogo bom para a competição e para quem estiver acompanhando. Acho que também vai ser um parâmetro para as duas seleções saberem o nível de como estão preparadas para o restante da competição", disse a jogadora.

No Grupo B, além de Brasil e Argentina, também estão Equador, Venezuela e Bolívia. A lateral também falou sobre os adversários dessa primeira fase. "Acredito que os principais adversários da primeira fase vão ser Argentina e Venezuela. A Argentina por ser um jogo de estreia, tem aquele nervosismo e ansiedade, e também pela rivalidade entre os países. E acredito na Venezuela, porque tiveram uma grande evolução nos últimos anos e estão muito bem preparadas para essa Copa América, diferente dos outros anos", analisou.

Reta final da preparação
A última etapa de preparação na Granja Comary, em Teresópolis (RJ), começou no dia 13 de março e vai até o início de abril, quando a delegação viaja para o Chile. Após todas as fases de treino – iniciada em janeiro – o técnico Vadão avaliou e exaltou o desempenho das atletas.

"A última fase agora da preparação está sendo muito boa. As atletas estão muito bem fisicamente, atingiram aquilo que a gente queria. Agora tem que esperar as atletas de fora do país chegaram para a gente juntar o grupo todo. A ideia era que chegassem dia 21, mas negociamos com cada clube. Na Espanha, por exemplo, tem jogo dia 22. Nos Estados Unidos, tem jogo de estreia da temporada dia 24, então chegam depois. Foi tudo conversado. Mas o bom é que todas estão em atividade, só teremos a precaução para que não haja desgaste. E as que estão aqui estão muito bem preparadas. Então será apenas ajustar a parte tática com aquelas que vão chegar e fazer de tudo para que até o dia 5 todas estejam no mesmo nível", disse o treinador.

A Copa América 2018 classifica duas seleções para a Copa do Mundo 2019, na França – a terceira vai para a repescagem com a Concacaf –, duas para os Jogos Olímpicos Tóquio 2020, e quatro para os Jogos Pan-Americanos Lima 2019.

Fonte: Confederação Brasileira de Futebol