Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Na borda da piscina, Thiago Pereira volta experimentar clima olímpico

Natação

11/10/2018 23h50

Buenos Aires 2018

Na borda da piscina, Thiago Pereira volta experimentar clima olímpico

Medalhista nos Jogos de Londres 2012 e recordista brasileiro de pódios em Jogos Pan-Americanos, ex-atleta é um dos embaixadores do evento

assets_ioc_20181011_214847.JPG
Foto: Joel Marklund for OIS/IOC

A sorte foi uma fiel companheira durante toda a carreira de Thiago Pereira, de 32 anos. A avaliação é do próprio medalhista olímpico de natação. Foram 19 anos como atleta profissional. A primeira participação em Jogos Olímpicos foi em 2004, no berço dos Jogos, em Atenas, na Grécia. Com 18 anos, teve o privilégio de fazer parte de um time com grandes ídolos, como Gustavo Borges e Fernando Scherer. Nos anos seguintes, tornou-se o maior medalhista brasileiro em Jogos Pan-Americanos, com 23 pódios, e conquistou a prata nos 400m medley nas Olimpíadas de Londres 2012 deixando para trás a lenda Michael Phelps. O desfecho não poderia ter sido melhor, em casa, durante os Jogos Olímpicos do Rio 2016.

WhatsAppImage20181011at17.57.57.jpeg
Thiago Pereira é embaixador dos Jogos. Foto: Breno Barros/Rededoesporte.gov.br

Ao lado do sul-africano Chad le Clos e da espanhola Mireia Belmonte, Thiago Pereira é embaixador da natação nos Jogos Olímpicos da Juventude, em Buenos Aires. Um dos nadadores brasileiros mais completos, Thiago participa pela primeira de um megaevento na borda da piscina depois de se aposentar. Em vez de brigar por medalhas, ele está na capital argentina para dar uma força à nova geração.

“Quando cheguei aqui bateu aquela saudade, pois são momentos que gostaria de viver novamente. Participar dos Jogos Olímpicos é uma coisa que a gente sempre quer mais. Depois da Rio 2016, eu até pensei que gostaria de competir em Tóquio 2020, mas sei que não é só participar. Foi aí que coloquei tudo na balança, o período o treinamento, além de estar com 34 anos na época, as minhas provas são provas duras, que exigem demais de condicionamento”, disse.

Ele, que se espelhou em Gustavo Borges e Fernando Scherer, hoje é referência. “Tive a honra de nadar ao lado deles nos Jogos Olímpicos. Era o início da minha carreira e o fim da deles. Eles foram os dois atletas que mais me influenciaram. Eu adoraria ter participado dos Jogos da Juventude. Você já começa a entrar no clima de Jogos aqui. Na minha primeira olimpíada era tudo novidade, mas para o pessoal que está aqui chegar na edição adulta não terá tanta novidade assim”, completou.

A natação brasileira conta, até o momento, com três medalhas nos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, na Argentina. As disputas seguem até esta sexta-feira (12.10).

Confira a entrevista com Thiago Pereira:

assets_ioc_20181011_214650.JPG
Foto: Joel Marklund for OIS/IOC

Jogos de Buenos Aires

Eu não tive a oportunidade de competir nos Jogos da Juventude, porque quando criaram o evento eu não tinha mais idade (A primeira edição foi em 2010). É um prazer estar aqui com toda essa molecada. Com todos esses incentivos, veremos outros grandes talentos nos próximos Jogos de Verão.

Impressão

Fiquei bem impressionado com a estrutura, porque é bem parecida com a dos Jogos Olímpicos de adulto, com a alimentação, o transporte, a Vila Olímpica e as instalações esportivas. Percebi que tem muitas escolas visitando o Parque Olímpico e assistindo às competições. Isso é uma porta para que as crianças vivam de verdade o espírito olímpico. Estou adorando fazer parte dessa história.

Natação brasileira

É uma molecada nova que está subindo e vindo bem. Espero que a gente volte para casa com o maior número possível de medalha, mas tento evitar pressão em cima dos atletas para não criar expectativas. Eles são jovens e a ansiedade pode atrapalhar. Hoje, a base da equipe da natação brasileira é bastante jovem. 

Pódio brasileiro no revezamento 4x100m misto. Foto: Joel Marklund for OIS/IOC

Breno Barros, de Buenos Aires, na Argentina – rededoesporte.gov.br