Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Curso de observação de comportamentos suspeitos capacita agentes para prevenção ao terrorismo nos Jogos Rio 2016

Geral

27/05/2016 17h17

Segurança

Curso de observação de comportamentos suspeitos capacita agentes para prevenção ao terrorismo nos Jogos Rio 2016

Cooperação da SESGE com Embaixada dos Estados Unidos é parte da preparação para as Olimpíadas e Paralimpíadas no Brasil

Aprimorar as técnicas de identificação de comportamentos suspeitos de forma a prevenir ações terroristas. Esse foi o principal objetivo do curso de Técnicas de Observação de Comportamento (Behaviour Observation Skills – BOS), que capacitou cerca de 20 profissionais de segurança pública que atuarão diretamente na operação de segurança dos Jogos Rio 2016.

O curso, encerrado nesta sexta-feira (27.5), no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) do Rio de Janeiro, faz parte do Programa de Cooperação Internacional desenvolvido pela Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça e Cidadania (SESGE/MJ) e foi ministrado pelo Escritório de Assistência Antiterrorismo (ATA) da Secretaria de Segurança Diplomática dos Estados Unidos.

Iniciado na última segunda-feira (23.5), o curso contou com a participação de representantes das Polícias Federal, Civil e Militar, Bombeiros, técnicos em emergências médicas, além de agentes de unidades policiais especializadas em antiterrorismo. O curso foi ministrado por um Oficial de Segurança Regional (RSO) da Embaixada americana, utilizando, a partir de estudos de caso, Técnicas de Observação de Comportamentos ao combate ao Terrorismo.

O treinamento já foi ministrado a profissionais mais de 60 países e chega ao Brasil com a proposta dos agentes brasileiros serem disseminadores da informação. Na próxima etapa do programa um conteúdo sobre o tema será compartilhado com a comunidade, com foco prioritário em públicos específicos, como rede hoteleira e concessionárias de serviços públicos.

“Essa iniciativa faz parte de um projeto da SESGE/MJ de criar um conteúdo nacional para o tema, com sua difusão em cursos presenciais e a distância, abrangendo o público de segurança pública e outros atores importantes, como os voluntários olímpicos, de modo que seja ampliada a capilaridade dessa atividade”, afirmou Felipe Seixas, diretor de Projetos Especiais (DIPRO) da SESGE/MJ.

Fonte: SESGE/MJ