Você está aqui: Página Inicial / Notícias / CT Paralímpico recebe competição internacional de bocha

Bocha

21/05/2018 17h44

Bocha

CT Paralímpico recebe competição internacional de bocha

A partir desta terça, o BISFed São Paulo Regional Open reunirá 42 atletas de oito países

Começa nesta terça-feira (22.05) o BISFed São Paulo Regional Open, que compõe o calendário da Federação Internacional de bocha (BISFed). A competição será no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, até sábado (26), e contará com a presença de 42 atletas de oito países: Chile, Canadá, México, Equador, Panamá, Costa Rica, Peru e Brasil. Onze atletas representarão o Brasil, e nomes como Maciel Santos, medalhista nos Jogos de Londres, e Eliseu Santos e Evelyn Oliveira, medalhistas no Rio, estão confirmados.

bocha1_ed.jpg
Foto: ANDE/Divulgação

Para esta competição, a delegação terá atletas mais experientes e atletas novos com sua primeira convocação. A classe com o maior número de esportistas é a BC4 feminina. A BISFed atualizou as regras neste ano e agora as disputas em pares e equipes precisa ter pelo menos uma mulher. Na equipe BC1/BC2 e em pares BC3, o Brasil já tem a participação regular de mulheres desde os Jogos Paralímpicos de Londres 2012. Já em pares BC4, há pouca presença de mulheres no trio brasileiro e por isso mais atletas dessa classe foram convocadas.

"Estamos observando outros atletas para termos uma base de bons atletas para futuras convocações, já visando a Tóquio 2020 e a Paris 2024", comentou Artur Cruz, presidente da Associação Nacional de Desportos para Deficientes (ANDE).

Este ano, a modalidade ainda terá o Campeonato Mundial, em agosto, em Liverpool, na Inglaterra. O Brasil já está classificado para esta competição com 11 atletas, número máximo de integrantes por equipe.

As competições oficiais da BISFed têm quatro pesos diferentes na contagem de pontos para o ranking mundial. As posições de cada atleta ou equipe são multiplicadas pelo valor do coeficiente da competição. Para o Open Regional o coeficiente é 1. Open Mundial tem coeficiente 2, os campeonatos regionais (Copas América, Europeia e Asiática) têm coeficiente 3, Campeonato Mundial e Jogos Paralímpicos têm coeficiente 4.

Confira os atletas convocados para o Open Regional de Bocha, em São Paulo:

Guilherme Germano Moraes - ADMC – SP
Igor de Souza Barcelos - ANDEF – RJ
Andreza Vitória Ferreira de Oliveira - UFPE - PE
Maciel Sousa Santos - ADMC – SP
Genilson Alves de Carvalho - FUNAD – PB
Mateus Rodrigues Carvalho - CDDU - MG
Evelyn Vieira de Oliveira - SESI – SP
Julia Pereira Marcelino - FCEE - SC
Eliseu dos Santos - ADFP - PR
Ivanildo Pereira de Souza - ADM - PE
Josiane Batista da Silva - SESI – SP

Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB)