Você está aqui: Página Inicial / Notícias / CT Paralímpico, em São Paulo, recebe Campeonato das Américas de judô

Judo paralímpico

22/08/2017 16h19

Judô paralímpico

CT Paralímpico, em São Paulo, recebe Campeonato das Américas de judô

Competição, neste sábado (26.08), reunirá atletas do Brasil, da Argentina, do Canadá, da Colômbia, dos Estados Unidos e de Porto Rico

A Seleção Brasileira de judô para cegos terá mais um desafio neste sábado (26.08), no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Com a presença de atletas da Argentina, do Canadá, da Colômbia, dos Estados Unidos e de Porto Rico, os judocas brasileiros disputarão o Campeonato das Américas, primeiro passo rumo aos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020.

“Será a primeira competição que valerá pontos para o ranking mundial e isso é importante para nós garantirmos as vagas para Tóquio 2020”, disse o técnico da equipe, Jaime Bragança.

Medalhista nos Jogos Paralímpicos Rio 2016, Lúcia Teixeira será uma das atletas do Brasil no Campeonato das Américas. Foto: Ministério do Esporte

O evento contará com a participação de 43 judocas, sendo 21 da delegação brasileira. Entre os que estarão na competição, os medalhistas de prata dos Jogos Paralímpicos Rio 2016 Antônio Tenório, Alana Maldonado, Lucia Teixeira e Wilians Araújo são presença garantida. Além deles, outros judocas que também já marcaram história na modalidade com conquistas em Paralimpíadas também iniciam a trajetória neste novo ciclo.

“Essa competição será muito importante para avaliar nossos atletas, principalmente o comportamento dos novos. E também servir para observar os nossos adversários”, analisou o técnico.

O evento servirá como preparação para a Copa do Mundo, que será disputada no Uzbequistão, de 8 a 10 de outubro. A comissão técnica levará em conta o desempenho dos atletas para definir a próxima convocação.

Otimismo com a nova geração

O Brasil contará também com revelações que se destacaram nos últimos eventos. A caçula é Rebeca Silva, de 16 anos, campeã nos Jogos Parapan-Americanos de Jovens deste ano. Além da paulistana, Luan Pimentel, 19, campeão do GP Internacional Infraero e com duas medalhas de Jogos Universitários, e Luiza Oliano, 20, quinto lugar no Mundial de 2014, são algumas das apostas.

A lista de convocados da nova geração conta ainda com Anderson Wassian, 18; Gabriel Silva, 18; Giulia Pereira, 17; João Souza, 18; Larissa Silva, 18; e Thiego Silva, 18; nomes que pintam como promessas para o futuro. Animado, o carioca Gabriel Silva acredita em um bom resultado.

“Fui bronze no Grand Prix Internacional, que foi uma competição bastante forte, e conquistei o lugar mais alto do pódio no Parapan de Jovens. E, nesse Campeonato das Américas, estou bem focado, com o pensamento positivo e acredito na medalha”, avalia o atleta da categoria 66kg.

Serviço
Campeonato das Américas de Judô IBSA 2017
Data:
26 de agosto
Local: Centro de Treinamento Paralímpico de São Paulo
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, Km 11,5, s/n - Ao lado do São Paulo Expo
Horários:
9h30: Abertura
10h
» Masculino: -60kg / -73kg / - 81kg / -90kg
» Feminino: -48kg / -57kg / -63kg / -70kg
11h30 – Premiação
13h
» Masculino: -66kg / -100kg / +100kg
» Feminino: -52kg / +70kg
14h30 – Premiação

 Fonte: Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais