Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Coreano "voa" no trenó e se torna o primeiro asiático a vencer no skeleton

Geral

16/02/2018 09h01

Jogos Olímpicos de Inverno

Coreano "voa" no trenó e se torna o primeiro asiático a vencer no skeleton

Yun Sung-bin dominou a competição, bateu o recorde da pista e terminou com mais de um segundo de vantagem sobre o segundo colocado

 

Em entrevista via Facebook Live para a Rede do Esporte na quinta-feira, o piloto da equipe brasileira de bobsled, Edson Bindilatti, já avisava: "O coreano do skeleton está voando". Segundo o atleta brasileiro, a estratégia dos donos da casa nos últimos tempos foi esconder o jogo. Eles treinaram muito na pista do Olympic Sliding Centre e até evitaram fazer muitas descidas no período de treinos oficiais para "não entregar o jogo" de suas estratégias ao longo das curvas de alta velocidade que marcam a modalidade.

Na madrugada desta sexta (horário de Brasília), a estratégia se mostrou mais do que acertada e valeu uma celebração adicional aos donos da casa, que lotaram a instalação e viram a conquista do segundo ouro dos anfitriões dos Jogos Olímpicos de PyeongChang. Yun Sung-bin confirmou, em sua última descida, a hegemonia que mostrou ao longo de toda a competição. Se nas três primeiras performances ele já havia sido significativamente melhor que todos os adversários, na última ele "gastou o trenó". Fechou a distância em 50s02, recorde oficial da pista, cruzou a linha de chegada a 125km/h e encerrou a competição com o tempo acumulado de 3min20s55, 1s63 à frente do adversário mais próximo.

Yun Sung-bin foi mais rápido que todos os adversários nas quatro descidas que fez em PyeongChang. Foto: olympic.org

"Este resultado não vem do meu esforço solitário. Eu queria agradecer muito a todo o meu time por me ajudar e me encorajar o tempo inteiro. Ganhar uma medalha olímpica já é um resultado muito bom em qualquer contexto, mas levar o ouro em casa é uma grande honra", afirmou o atleta.

"Este resultado não vem do meu esforço solitário. Eu queria agradecer muito a todo o meu time por me ajudar e me encorajar o tempo inteiro"
Yun Sung-bin

A medalha de prata, numa disputa definida nos milésimos de segundo, ficou com Nikita Trebugov, atleta olímpico da Rússia. Ele fez 50s56 na última descida e ficou com o tempo acumulado de 3min22s18. "A competição foi muito dura, difícil mesmo, mas no fim estou vivendo sentimentos inacreditáveis. É incrível conseguir uma medalha aqui", afirmou Tregubov. O bronze foi para o britânico Dom Parsons, com 50s61 na descida final e 3min22s20 na cronometragem acumulada. O pódio foi o primeiro de um britânico desde 1948.

A vitória de Yun Sung-bin na Coreia do Sul foi longe de ser uma supresa. Ele venceu cinco das oito etapas da Copa do Mundo em 20018 e foi vice-campeão mundial em 2017. O feito em PyeongChang transformou o atleta no primeiro coreano e no primeiro asiático a conquistar uma medalha no esporte.

O skeleton é considerado um dos esportes mais "radicais" dos Jogos de Inverno. Nele, os atletas descem com a barriga para baixo e tendo a cabeça como "parachoques" num trenó em alta velocidade numa pista de gelo.

Rededoesporte.gov.br, com informações do site oficial dos Jogos Olímpicos de Inverno