Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Copa do Mundo reúne os 20 mesatenistas de destaque continental em 2018 na França

Tenis de mesa

18/10/2018 11h56

Tênis de Mesa

Copa do Mundo reúne os 20 mesatenistas de destaque continental em 2018 na França

Hugo Calderano e Gustavo Tsuboi são os representantes brasileiros na competição que será disputada entre sexta-feira (19.10) e domingo

Atualizada às 18h

A Disneylândia de Paris terá a visita nesta semana dos astros do tênis de mesa. De sexta a domingo (19 a 21 de outubro), ocorre a Copa do Mundo Individual Masculina, na Disney Event Arena. Os brasileiros Hugo Calderano, número 11 do mundo, e Gustavo Tsuboi, 48º do ranking, disputam a competição como campeão e vice da Copa Pan-Americana. 

Calderano é o cabeça de chave do grupo A. Ele nfrentará na primeira fase o veterano bielorrusso Vladimir Samsonov, com seis participações olímpicas, e o francês Emmanuel Lebesson (50º do mundo). Já Gustavo Tsuboi, atual 48º do ranking, está no grupo C, ao lado do sul-coreano Jeon Sangeun (17º do ranking) e do grego Gionis Panagiotis (70º da lista).

Calderano tem a chance de voltar ao top 10 mundial na Copa do Mundo. Foto: ITTF

Calderano é o primeiro a jogar nesta sexta-feira. Ele abre o torneio, às 5h (de Brasília), contra Lebesson. Pouco depois, às 7h30, encara Samsonov. Tsuboi estreia também às 7h30, contra Sangeun. Depois, às 10h, terá Panagiotis pela frente. Dois atletas de cada grupo se classificam para as oitavas de final.

A Copa do Mundo terá oito atletas que figuram no Top-10 mundial. O Brasil é um dos países que conta com mais de um representante entre os 20 atletas classificados, ao lado de China, Japão, Alemanha, Coreia do Sul e França.

"Essa é, talvez, a competição com nível mais elevado neste ano. Acredito que seja o terceiro torneio mais importante de todos, perdendo apenas para Olimpíada e Mundial"
Gustavo Tsuboi

“Essa é, talvez, a competição com nível mais elevado neste ano. Acredito que seja o terceiro torneio mais importante de todos, perdendo apenas para Olimpíada e Mundial. E estou muito confiante para essa disputa. A cada campeonato, a cada ano que passa, me sinto mais bem preparado tecnicamente e mentalmente”, diz Gustavo Tsuboi.

Segundo Jorge Fanck, que vai acompanhar Tsuboi diretamente nas partidas e participou da fase final de seu treinamento, na Alemanha, o atleta se preparou detalhadamente. “Vão ser jogos duros, todos aqui são atletas fortes, precisa estar sempre focado e aproveitar as oportunidades que surgirem. Se ele conseguir explorar seus pontos fortes e pressionar os adversários, tem condições de fazer um bom torneio”.

Hugo Calderano briga para voltar ao Top-10 após dois meses onde não teve participações em competições internacionais. E se mostra confiante em um bom desempenho. “Chego bem. Tive uma semana de descanso no Rio em setembro e depois voltei com bastante energia para treinar forte nas duas últimas semanas. Eu já sabia que ia cair no ranking, pois não participei de nenhuma competição nos últimos meses. Voltar ao Top-10 é uma motivação a mais, sim”, avisa.

Favoritos e novatos

O principal favorito ao título é o chinês Fan Zhendong, atual número um do mundo e que garantiu a classificação vencendo a Copa Asiática. Outros fortes candidatos são o também chinês Lin Gaoyuan, número cinco do mundo e segundo colocado no torneio asiático, além do veterano Timo Boll, vencedor da Copa Europeia e do Campeonato Europeu de 2018. É o atual número três do mundo.

A nova geração também estará representada. Dois atletas que conquistaram medalhas nos Jogos Olímpicos da Juventude de Buenos Aires estão na disputa. O japonês Tomokazu Harimoto, de 15 anos, foi medalhista de prata na chave individual e por equipes no megaevento juvenil na Argentina. Número oito do mundo, Harimoto ganhou a vaga no torneio de Paris com o quinto lugar na Copa Asiática. Outro jovem inscrito é o americano Jha Kanak, de 18 anos, bronze na chave individual na Argentina. Ele foi o terceiro na Copa Pan-Americana.

Forma de disputa

A Copa do Mundo tem uma fase preliminar e um mata-mata. A preliminar envolve do nono ao vigésimo melhores ranqueados, o que inclui os dois brasileiros. Os 12 atletas são divididos em quatro grupos, cada um com três integrantes. Todos jogam entre si dentro da chave em turno único. Os dois melhores de cada grupo, um total de oito atletas, se classificam. Eles se juntam aos outros oito melhores ranqueados para montar um mata-mata de oitavas de final. A partir daí, partidas eliminatórias até a decisão.

Rededoesporte.gov.br, com informações da CBTM e da ITTF