Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Copa do Mundo começa nesta quinta, com Rússia x Arábia Saudita em Moscou

Futebol

13/06/2018 17h33

Copa 2018

Copa do Mundo começa nesta quinta, com Rússia x Arábia Saudita em Moscou

Jornada brasileira tem início no domingo (17.06), em Rostov, contra a Suíça

Copa do Mundo da Fifa Rússia 2018

A Copa do Mundo da Rússia tem início nesta quinta-feira (14.06) com um cardápio atraente: países estreantes, grandes seleções de fora e a reaparição de equipes. Rússia e Arábia Saudita fazem o jogo de abertura, a partir das 12h, no estádio Luzhniki, em Moscou. As duas seleções estão no Grupo A, ao lado de Egito e Uruguai.

A edição de 2018 será a primeira realizada no Leste Europeu e a décima primeira na Europa. Na véspera da abertura do Mundial, a FIFA anunciou que Estados Unidos, Canadá e México vão sediar a Copa de 2026, a primeira que terá a participação de 48 seleções e 80 jogos.

Estádio Luzhniki, em Moscou, local da abertura do Mundial. Foto: Wikimedia Commons

Seleções tradicionais estão fora da Copa da Rússia, como Itália, Holanda, Chile e Estados Unidos, este último famoso por liderar o ranking de vendas de ingressos de edições anteriores. Por outro lado, Islândia e Panamá vão participar pela primeira vez. Além disso, dez países que não disputaram a Copa de 2014, no Brasil, estarão na Rússia: Arábia Saudita, Peru, Dinamarca, Sérvia, Suécia, Polônia, Egito, Marrocos, Senegal e Tunísia.

O Brasil, único país disputar todos os Mundiais, terá um longo caminho a percorrer em território russo. A jornada começa no domingo (17.06), em Rostov, contra a Suíça. Depois, a Seleção vai até São Petersburgo para encarar a Costa Rica (22.06) e fecha a primeira fase contra a Sérvia, em Moscou (27.06). Levando em conta que a base será em Sochi, serão mais de 7 mil quilômetros de deslocamentos na primeira fase.

Se o Brasil passar em primeiro lugar do grupo, viaja até Samara para enfrentar o segundo colocado do Grupo F, no dia 2 de julho. Com vitória, segue para Kazan para as quartas de final, em 6 de julho. Se avançar, vai jogar as semifinais no dia 10 de julho, em São Petersburgo. A grande final, que será em Moscou, está marcada para 15 de julho.

Brasil 2014

De 12 de junho a 13 de julho de 2014, o Brasil parou para viver o maior evento de futebol da Terra. O Mundial registrou a segunda melhor média de público da história do torneio, com 53,5 mil torcedores por jogo. O total de espectadores nos estádios foi de 3,4 milhões, sendo 1,4 milhão de estrangeiros, com taxa de ocupação acima de 98% nas 12 arenas do torneio. No turismo, o Brasil recebeu 1 milhão de visitantes, originários de 202 países, que gastaram US$ 1,58 bilhão entre junho e julho de 2014. Desses, 58,5% vieram ao país pela primeira vez. Ao todo, 491 municípios brasileiros receberam estrangeiros.

Copa 2026

A FIFA anunciou nesta quarta-feira (13.06) a sede da Copa do Mundo de 2026. Na verdade, as sedes: será o primeiro Mundial com 48 seleções e será disputado na América do Norte, com jogos disputados nos Estados Unidos, Canadá e México. O torneio de 2026 terá 16 grupos de três, sendo que os dois primeiros de cada chave avançam na competição para a fase eliminatória. A fase de jogos eliminatórios terá uma fase a mais do que acontecia. A maior parte da Copa será jogada nos EUA. Das 80 partidas do torneio, 60 serão sediadas no país norte-americano, inclusive a final. Os 20 restantes serão jogadas no Canadá e México.

Rafael Brais, de Moscou, na Rússia - rededoesporte.gov.br