Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Copa Brasil começa dia 20 e terá em disputa vagas nos Jogos Pan-Americanos

Vela

12/11/2018 15h49

Vela

Copa Brasil começa dia 20 e terá em disputa vagas nos Jogos Pan-Americanos

Competição vale classificação para Lima 2019 em seis classes, entre elas a Nacra 17 e a Fórmula Kitesurfe, estreantes no programa do Pan

A principal competição de embarcações olímpicas do calendário nacional terá uma disputa a mais este ano. A Copa Brasil de Vela 2018 vai valer classificação para os Jogos Pan-Americanos de Lima 2019 em seis classes. As primeiras regatas estão marcadas para o próximo dia 20, no Iate Clube de Santa Catarina – Sede Oceânica Jurerê, a partir de 12h.

Nas classes Fórmula Kitesurfe, Snipe Mista, RS:X Masculina, RS:X Feminina e Laser Standard, a Copa Brasil será o evento que vai definir quais velejadores vão representar o Brasil em Lima 2019 (sujeito a validação posterior pelo Comitê Técnico da Vela). Já na Nacra 17, a competição vale vaga para o país e para os atletas no Pan.

SamuelAlbrechteGabrielaNicolino_JesusRenedo_SailingEnergy.jpg
Nacra 17: Samuel Albrecht e Gabriela Nicolino. Foto: Jesus Renedo/Sailing Energy

Para a Fórmula Kite e a Nacra 17, a disputa é ainda mais especial, já que também é válida como Campeonato Sul-Americano a caminho da estreia dessas duas classes em Jogos Pan-Americanos.

"Meu foco agora está totalmente voltado para essa competição. Espero dar meu melhor e andar forte com os atletas estrangeiros. Vamos ter vários velejadores na raia, todos buscando essa vaga. Vai ser uma briga boa", afirma o rider Bruno Lobo, que no último fim de semana ficou em sétimo lugar no Campeonato Norte-Americano de Fórmula Kite e garantiu a vaga do Brasil no Pan de Lima.

A Copa Brasil serve de seletiva para a formação da Equipe Brasileira de Vela de 2019 e terá disputa nas seguintes classes: RS:X (Masc e Fem.), Laser Standard, Laser Radial (Fem.), Finn, 470 (Masc e Fem.), 49er, Nacra 17 Foil (Misto), Snipe (Misto), Lightning (Misto) e Formula Kitesurf (Open). A disputa vai até o dia 24 de novembro.

Assim como nos últimos anos, paralelamente à Copa Brasil de Vela, ocorre a Copa Brasil de Vela Jovem, que estará aberta às seguintes classes: RS:X (Masc. e Fem.), Laser Radial (Masc. e Fem.), 420 (Masc. e Fem.), 29er (Masc. e Fem.) e Nacra 15 (Misto). O objetivo é oferecer aos velejadores que estão em fase de iniciação e aperfeiçoamento no esporte a oportunidade de ter um contato próximo com os atletas que estão em campanha pan-americana e olímpica.

Serviço:
VI Copa Brasil de Vela e IV Copa Brasil de Vela Jovem
20 a 24 de novembro de 2018
Local: Iate Clube de Santa Catarina - Sede Náutica em Jurerê - Rodovia Tertuliano Brito Xavier, 3052 – Jurerê - Florianópolis – SC

Fonte: Confederação Brasileira de Vela (CBVela)