Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Convocados, Fernando Prass e Gabriel Jesus falam sobre busca pelo ouro inédito

Futebol

29/06/2016 18h45

Futebol

Convocados, Fernando Prass e Gabriel Jesus falam sobre busca pelo ouro inédito

Companheiros de Palmeiras compartilham semelhanças e diferenças em busca da primeira medalha dourada do Brasil nos Jogos Olímpicos

Gabriel Jesus e Fernando Prass até têm algumas coisas em comum. Ambos vestem a camisa do Palmeiras e foram chamados para defender a seleção nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Mas as similaridades não vão muito além disso. Para eles, a experiência de competir no Rio tem significados bem distintos.

A começar pela posição. Gabriel Jesus é atacante, uma das esperanças de gol da equipe e candidato a companheiro de Neymar no ataque do Brasil. Fernando Prass é goleiro. Gabriel nasceu em 1997 e tem 19 anos. Será mais um entre os diversos meninos Sub-23 convocados para os Jogos. Fernando Prass, nascido em 1978, tem de futebol profissional o que o colega de clube tem de vida e foi um dos três jogadores acima de 23 anos convocados pelo técnico Rogério Micale.

FernandoPrass.jpg
Fernando Prass: primeira convocação aos 37 anos e chance de fazer história nos Jogos Olímpicos. Foto: Getty Images

Enquanto Gabriel estará ao lado de muitos de seus contemporâneos no Rio 2016, é provável que Prass assuma naturalmente uma posição de liderança, já que é o mais velho e mais experiente entre os 18 convocados, embora tenha sido chamado pela primeira vez para a seleção. Nesta quarta-feira (29.06), os dois participaram de coletiva no Palmeiras para falar sobre a convocação e os Jogos Olímpicos.

» Confira a lista completa de convocados para os Jogos Rio 2016

O goleiro admitiu que se espera dele uma posição de liderança dentro do jovem grupo, mas assegurou que tem ainda o que aprender com a garotada. “Óbvio que se espera de um jogador mais velho uma postura diferente, e tomara que eu consiga passar algo. Mas grupo é feito de trocas. Como não vamos ter tanto tempo de convivência, o período na Granja (Comary) é importante para que a gente se conheça e possa formar um grupo”, opinou Prass. A equipe se reúne em 18 de julho para iniciar a preparação para a competição. Em 30 de julho, o time enfrenta o Japão em um amistoso em Goiânia.

Questionado sobre a pressão de disputar os Jogos em casa, já que o Brasil nunca foi campeão olímpico, Prass já deu uma prova de experiência que pode ser passada a seus futuros companheiros de time. “Minha responsabilidade e o jeito de encarar seriam os mesmos (se não houvesse esse fator). A gente tem a chance de escrever uma história nova. Depende da gente. Não precisamos carregar o peso de outras pessoas, assim como não carregamos as glórias”, discursou o goleiro.

Para Prass, a primeira chance na seleção veio aos 37 anos. Para Gabriel Jesus, acostumado a defender a equipe nas categorias de base, a convocação é motivo de felicidade e certeza de estar no caminho certo. “Muitos jogadores que fizeram história não disputaram os Jogos. Fico feliz, mas só vou estar realizado se vier o ouro. E o grupo que foi chamado tem qualidade para conquistá-lo”, comentou o atacante.

GabrielJesus2Getty.jpg
Gabriel Jesus com a camisa da seleção: para se sentir realizado, atacante quer o ouro nos Jogos Olímpicos. Foto: Getty Images

Antes de a coletiva terminar, deu tempo de Gabriel e Prass revelarem mais uma diferença entre eles. Perguntados sobre quais atletas gostariam de assistir competindo no Rio, o mais jovem não hesitou ao escolher a velocidade e explosão do jamaicano Usain Bolt, enquanto Prass declarou sua preferência pela técnica e classe do tenista suíço Roger Federer.

Brasil2016.gov.br