Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Contrato oficializa São Paulo como uma das cidades-sede do futebol olímpico

Futebol

30/09/2015 14h07

Rio 2016

Contrato oficializa São Paulo como uma das cidades-sede do futebol olímpico

Comitê Rio 2016 firmou compromisso com a prefeitura da cidade e o governo do estado em cerimônia na Arena Corinthians

arenacorinthians_oficializacao_CieteSilverio1.jpg
Foto: Ciete Silvério/Governo de SP

A Arena Corinthians, no bairro de Itaquera, em São Paulo, foi oficializada nesta quarta-feira (30.09) como uma das cinco sedes de partidas de futebol, além do Rio de Janeiro, durante os Jogos Olímpicos 2016. O estádio na capital paulista já estava confirmado - assim como o Mineirão, em Belo Horizonte, a Arena Fonte Nova, em Salvador, a Arena da Amazônia, em Manaus, e o Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília -, mas o contrato entre as partes foi assinado durante a cerimônia desta quarta.

A Arena Corinthians será sede de dez jogos. Seis partidas serão válidas pela primeira fase: quatro pelo torneio feminino, em rodadas duplas marcadas para os dias 3 e 6 de agosto, entre 15h e 20h; e duas do masculino, no dia 10 de agosto, entre 19h e 0h. Além disso, o estádio vai receber um jogo das quartas de final do feminino, no dia 12 de agosto, às 19h, e outro das quartas de final do masculino, marcado para 13 de agosto, às 22h.

No dia 17 de agosto, uma das semifinais do torneio masculino será na Arena Corinthians, a partir das 13h. O estádio se despede dos Jogos Olímpicos de 2016 no dia 19 de agosto, entre 13h e 16h, com a disputa pelo terceiro lugar do torneio feminino e a cerimônia de premiação da medalha de bronze.

arenacorinthians_1130_getty.jpg
Arena Corinthians, em São Paulo. Foto: Friedemann Vogel/Getty Images

O presidente do Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o prefeito da cidade, Fernando Haddad, assinaram os documentos. O secretário de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor do Ministério do Esporte, Rogério Hamam, também participou da cerimônia, assim como o presidente do Corinthians, Roberto de Andrade.

"Hoje é um dia histórico para São Paulo. Não é apenas a cidade-sede que colhe os benefícios dos Jogos. Para o Ministério do Esporte, é fundamental que esse momento único, de sediar a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos em um curto espaço de tempo, traga benefícios para todo o Brasil. Por isso, uma das prioridades do ministro George Hilton é espalhar o legado das Olimpíadas por meio de projetos, convênios com federações, campanhas de incentivo e obras de estruturação esportiva", afirmou Hamam.

O secretário lembrou o sucesso da Copa do Mundo de 2014 em São Paulo – a capital paulista sediou seis jogos, atraiu 500 mil turistas e movimentou R$ 1 bilhão –, e projetou êxito também nas Olimpíadas. "Não podemos imaginar um megaevento no Brasil sem a participação e o envolvimento dos paulistas. Fazer parte das Olimpíadas como Cidade do Futebol ratifica o acerto em sediar a Copa do Mundo e é uma consequência do trabalho desenvolvido por São Paulo no Mundial de 2014", disse Rogério Hamam.

Para o prefeito Fernando Haddad, os Jogos Olímpicos também são uma oportunidade de alavancar o turismo em São Paulo. "Nós temos a melhor expectativa possível em relação aos Jogos do ano que vem. Pretendemos oferecer os mesmos serviços, a mesma infraestrutura e o mesmo carinho que oferecemos durante a Copa do Mundo. Queria me comprometer com o Comitê Olímpico de que todas as secretarias estarão mobilizadas para dar o melhor que São Paulo tem", afirmou.

Foto: Ciete Silvério/Governo de SP

Outras cidades

Além de São Paulo e Rio de Janeiro, outras quatro cidades receberão jogos de futebol durante os Jogos Olímpicos Rio 2016: Brasília, Belo Horizonte, Salvador e Manaus. O Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, também vai receber dez jogos, sendo um válido pelas quartas de final do torneio masculino e outro válido pelas quartas de final do torneio feminino. As demais partidas são da primeira fase: seis do torneio masculino (em três rodadas duplas) e duas do torneio feminino.

O Mineirão, em Belo Horizonte, receberá outros dez jogos, incluindo uma partida de quartas de final e uma semifinal feminina e uma quarta de final e a disputa do bronze no masculino. A Arena Fonte Nova, em Salvador, será sede de 10 partidas, incluindo uma quarta de final do masculino e outra do feminino. Seis partidas da primeira fase dos torneios masculino e feminino estão previstas para a Arena da Amazônia, em Manaus.

No Estádio Olímpico do Rio serão disputados oito jogos válidos pela primeira fase dos torneios masculino e feminino. O Maracanã receberá uma semifinal feminina e outra masculina, além das finais dos dois torneios.

O início da venda direta de ingressos para os Jogos Olímpicos, sem sorteio, será em outubro de 2015. Os ingressos remanescentes das fases de sorteio serão colocados à venda, de forma online, e qualquer cidadão poderá comprar pelo link ingressos.rio2016.com.

Mateus Baeta - brasil2016.gov.br