Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Contagem regressiva: falta um mês para o início da Univiersíade 2019

Geral

04/06/2019 10h41

Universíade 2019

Contagem regressiva: falta um mês para o início da Univiersíade 2019

Competição em Napoli reunirá cerca de 8 mil atletas, de mais de 150 países. Delegação do Brasil deverá ter em torno de 170 pessoas e país participará de provas em sete modalidades

#PraCegoVer: A imagem mostra a logomarca e a tocha, ainda apagada, da Universíade 2019, maior competição universitária do mundo, que será disputada em Napoli, na Itália
A tocha da Universíade 2019: revezamento começa nesta terça-feira (04.06), em Turim. Foto: FISU

Faltam exatamente 30 dias para a abertura da Universíade de Verão – a maior competição universitária e o segundo maior evento poliesportivo do mundo, atrás apenas dos Jogos Olímpicos. A edição 2019 será disputada em Napoli, na Itália, entre 3 e 14 de julho.

O Brasil será representado por uma delegação de aproximadamente 170 pessoas e disputará sete modalidades na Itália: futebol, vôlei, natação, atletismo, ginástica artística, judô e taekwondo. No total, são esperados cerca de 8 mil atletas universitários, de mais de 150 países, que disputarão 222 eventos de medalhas em 18 modalidades esportivas.

Apesar de a 30ª edição ter Napoli como cidade-sede, os jogos também serão realizados em Caserta e Salerno e contemplam, além das sete modalidades já citadas, basquete, esgrima, ginástica rítmica, polo aquático, rugby 7, saltos ornamentais, tênis, tênis de mesa, tiro com arco, tiro esportivo e vela.

Entre os destaques do Brasil estão os velocistas Paulo André Camilo e Rodrigo Nascimento, que fizeram história ao conquistar, em maio, pela primeira na história do país, o título no Campeonato Mundial de revezamento 4 x 100m, disputado em Yokohama, no Japão.

Um dos nomes que também tem chamado atenção na natação é o de Luiz Gustavo Borges, filho do medalhista olímpico da natação Gustavo Borges. Luiz estuda na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, a mesma que o pai frequentou. Já no vôlei, a seleção masculina do Brasil poderá contar com o central Renan Michelucci, atual campeão da Superliga pelo Taubaté.

Revezamento da tocha

Para marcar a contagem regressiva de um mês para o início do megaevento, o revezamento da tocha da Universíade de Verão 2019 começará nesta terça (04.06), na Universidade de Turim, cidade que recebeu a primeira edição da competição, há 60 anos. De lá, a tocha percorrerá as avenidas e praças da cidade rumo ao destino final do dia: o Castello del Valentino, sede da Universidade Politécnica de Turim.

Depois disso, a tocha parte, na quinta-feira (06.06), para a visita ao campus da Universidade de Lausanne, na Suíça, ao lado da sede da Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU, na sigla em inglês). Então, a chama retorna para a Itália, chegando a Milão na segunda-feira (10.06). O revezamento da tocha culminará no estádio de São Paulo, em 3 de julho, para a cerimônia de abertura da Universíade 2019.

Fonte: Confederação Brasileira do Desporto Universitário