Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Conheça o Parque Olímpico, o coração dos Jogos Rio 2016

22/12/2014 15h04

Conheça o Parque Olímpico, o coração dos Jogos Rio 2016

Assista ao vídeo com as projeções do projeto e saiba quais estruturas esportivas e de apoio estão em construção no local

O Parque Olímpico é o coração dos Jogos Rio 2016. Ocupa uma área de 1,18 milhão de metros quadrados, onde ocorrerão disputas de 16 modalidades olímpicas (basquete, ciclismo de pista, ginástica artística, ginástica de trampolim, ginástica rítmica, handebol, judô, luta greco-romana, luta livre, nado sincronizado, natação, polo aquático, saltos ornamentais, taekwondo, esgrima e tênis) e nove paralímpicas (basquete em cadeira de rodas, bocha, ciclismo, futebol de 5, golbol, judô, natação, rúgbi em cadeira de rodas e tênis em cadeira de rodas).

Atendido por duas das novas linhas de BRT, a Transolímpica e a Transcarioca, o Parque Olímpico também será o local do principal legado esportivo dos Jogos Rio 2016: o Centro Olímpico de Treinamento (COT), voltado para atletas de alto rendimento.

Para a construção do Parque Olímpico foram feitas duas parcerias. Uma Parceria Público-Privada (PPP), entre a Prefeitura do Rio de Janeiro e o consórcio Rio Mais, permite a construção e manutenção (por 15 anos) da infraestrutura do Parque Olímpico, além das Arenas Cariocas 1, 2, e 3, do Centro Principal de Mídia (MPC), do Centro Internacional de Transmissão (IBC), do hotel e da infraestrutura da Vila dos Atletas (que também está sendo erguida na Barra).

Para viabilizar a construção das demais instalações — Estádio Aquático, Centro de Tênis, Velódromo e Arena do Futuro —, a Prefeitura assinou um acordo de cooperação técnica com o Governo Federal. A União aporta os recursos e a Prefeitura, através da RioUrbe e da Empresa Olímpica Municipal, é responsável pela execução das obras.

Infraestrutura

Situação atual
O trabalho nas redes subterrâneas chegou a 70% de conclusão. Foram colocados 10,5 km de redes de drenagem (extensão equivalente a 3,5 vezes a praia de Ipanema), 5,3 km de redes de esgoto, 8,3 km de redes de água, 5 km de redes de incêndio, 5 km de rede de iluminação, 9,9 km de rede de média tensão e 21,9 km de redes de telecomunicações. Estão em andamento as obras dos estacionamentos, da Via Olímpica, dos terraços para espectadores e a recuperação das margens da lagoa.

Arenas Cariocas 1, 2 e 3

Situação atual
Fase final de montagem das estruturas de concreto pré-moldado e da cobertura. Nos pavilhões 2 e 3, as áreas de competição estão prontas e no pavilhão 1, em andamento. Na Arena Carioca 3, a cobertura já começou a ser colocada. O trabalho de montagem da estrutura metálica começou no solo, com a formação de módulos que começaram a ser içados com uso de guindastes. Os serviços de alvenaria e instalações estão em andamento nos três pavilhões.

Conclusão: Terceiro trimestre de 2015

Arena Carioca 1
Capacidade:
16.000 lugares
Modalidades: Basquete, basquete em cadeira de rodas e rúgbi em cadeira de rodas
Eventos-teste: Janeiro de 2016 (basquete e rúgbi em cadeira de rodas)

Arena Carioca 2
Capacidade:
10.000 lugares
Modalidades: Judô, luta greco-romana, luta livre e bocha paralímpica
Eventos-teste: Janeiro de 2016 (judô, taekwondo e luta livre)

Arena Carioca 3
Capacidade:
10.000 lugares
Modalidades: Esgrima, taekwondo e judô paralímpico
Eventos-teste: Abril de 2016 (levantamento de peso e esgrima)

Centro de Tênis

Situação atual
As fundações foram concluídas. A primeira etapa da montagem da estrutura de concreto pré-moldado das arquibancadas da arena principal está praticamente concluída. Os serviços de alvenaria e armação do fosso dos fotógrafos da arena principal foi iniciada. Nas quadras de 5 mil e 3 mil lugares, as lajes das arquibancadas temporárias estão em fase final de construção. A execução da base dos pisos das áreas de competição e as redes de infraestrutura estão em andamento.

Conclusão: Quarto trimestre de 2015
Capacidade: 19.750 lugares
Quadra principal: 10.000 lugares
Quadra 2: 5.000 lugares
Quadra 3: 3.000 lugares
Treze quadras de treino e aquecimento: 250 lugares cada
Modalidades: Tênis, tênis em cadeira de rodas e futebol de 5
Evento-teste: Dezembro de 2015 (tênis)

Velódromo

Situação atual
As obras de fundação estão em fase final. A montagem da estrutura de concreto pré-moldado está em andamento e já foram colocados os primeiros pilares.

Conclusão: Quarto trimestre de 2015
Capacidade: 5.000 lugares
Modalidades: Ciclismo (pista) e paraciclismo de pista
Evento-teste: Março de 2016 (ciclismo pista)

EOM divulgação
EOM divulgação#Em destaque, a Arena do Futuro, no Parque Olímpico, palco das disputas de Handebol e golbol. Acima, as Arenas Cariocas (à esquerda), que receberão 10 modalidades, e o Centro Internacional de Transmissão (IBC)
Em destaque, a Arena do Futuro, no Parque Olímpico, palco das disputas de Handebol e golbol. Acima, as Arenas Cariocas (à esquerda), que receberão 10 modalidades, e o Centro Internacional de Transmissão (IBC)

Arena do Futuro

Situação atual
As fundações e a montagem da estrutura metálica (pilares principais, vigas principais da cobertura e treliças) foram concluídas. Estão em andamento a montagem das telhas da cobertura, da estrutura metálica da arquibancada, da estrutura do fechamento lateral, a colocação das lajes pré-moldadas, a concretagem da laje de piso da arena e a execução das redes internas de infraestrutura.

Conclusão: Quarto trimestre de 2015
Capacidade: 12.000 lugares
Modalidades: Handebol e golbol
Eventos-teste: Abril (handebol) e maio (golbol) de 2016

Estádio Aquático

Situação atual
As fundações estão na fase final. Estão em andamento a concretagem da laje de piso; a montagem da estrutura metálica da arquibancada e a cobertura da piscina principal; e os serviços de instalação e alvenaria.

Conclusão: Primeiro trimestre de 2016
Capacidade: 18.000 lugares
Modalidades: Natação, polo aquático e natação paralímpica
Evento-teste: Maio de 2016 (natação olímpica e paralímpica)

Parque Aquático Maria Lenk

Situação atual
A instalação está pronta e precisa apenas de adaptações, como a construção de uma nova piscina de aquecimento. As obras vão começar no primeiro trimestre de 2015.

Conclusão: Primeiro trimestre de 2016
Capacidade: 5.000 lugares
Modalidades: Saltos ornamentais e nado sincronizado
Evento-teste: Fevereiro (saltos ornamentais) e março (nado sincronizado) de 2016

Arena Rio

Situação atual
A instalação está pronta e precisa apenas de adaptações, que vão começar no primeiro trimestre de 2015.

Conclusão: Quarto trimestre de 2015
Capacidade: 12.000 lugares
Modalidades: Ginástica artística, ginástica de trampolim, ginástica rítmica e basquete em cadeira de rodas
Evento-teste: Abril de 2016 (ginástica artística)

Centro Internacional de Transmissão (IBC)

Situação atual
A montagem da estrutura metálica do prédio e concretagem das lajes estão na fase final. Estão em andamento a montagem da cobertura (telhas) e a construção dos reservatórios, sanitários, instalações, escadas metálicas internas e paredes internas. Galerias técnicas estão sendo montadas nas fachadas leste e oeste.

Conclusão: Terceiro trimestre de 2015

Centro Principal de Mídia (MPC)

Situação atual
As obras de fundações, contenções e concretagem do segundo pavimento foram finalizadas. Estão em andamento as estruturas de concreto (pilares, vigas e lajes) dos níveis subsolo, térreo e mezanino; a concretagem do terceiro pavimento da torre sul; e a montagem da fachada de vidro.

Conclusão: Quarto trimestre de 2015

Hotel

Situação atual
As obras de fundações e contenções estão finalizadas. Estão em andamento as estruturas de concreto dos núcleos de elevadores e escadas, e a montagem da estrutura metálica do prédio.

Conclusão: Segundo trimestre de 2016

Fonte: Empresa Olímpica Municipal