Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Confira o andamento de obras para os Jogos de 2016

26/01/2015 12h49

Confira o andamento de obras para os Jogos de 2016

Fotos de instalações no Parque Olímpico e informações sobre outras áreas traçam um panorama dos avanços

Gustavo Cunha/Brasil2016.gov.br
Gustavo Cunha/Brasil2016.gov.br#Arena do handebol: ao fim dos Jogos, estrutura será usada para construir quatro escolas públicas
Arena do handebol: ao fim dos Jogos, estrutura será usada para construir quatro escolas públicas

Imagens captadas pela equipe do brasil2016.gov.br em 22 de janeiro retratam o andamento de obras em algumas das instalações do Parque Olímpico da Barra, região que concentrará boa parte das competições em 2016 no Rio de Janeiro. Nas fotos é possível perceber o avanço dos trabalhos nas arenas do tênis, do handebol, nos Halls 1, 2 e 3 (em que serão disputados basquete, judô, luta olímpica, taekwondo e esgrima) e no Centro de Mídia. Na estrutura do Parque Olímpico como um todo, o trabalho nas redes subterrâneas chegou a 70% de conclusão e estão em andamento obras em estacionamentos e nos terraços para espectadores. Confira também como está o andamento de outras obras que compõem a relação de investimentos para 2016, como as da Vila Olímpica e da região de Deodoro.

Tênis

A quadra central, para 10 mil torcedores, está com as fundações concluídas e a estrutura das arquibancadas inferiores em estágio avançado. Nas duas quadras de apoio ao evento, uma com 5 mil e outra com 3 mil lugares, as lajes das arquibancadas estão em fase final de construção. Outras 13 quadras para 250 espectadores, mais voltadas para aquecimento, integram o projeto, edificado em uma área de 9 hectares.

Gustavo Cunha/Brasil2016.gov.br
Gustavo Cunha/Brasil2016.gov.br#Arquibancada da arena principal do tênis começa a ganhar forma
Arquibancada da arena principal do tênis começa a ganhar forma

Halls Olímpicos 1, 2 e 3

A área de competição está pronta e a cobertura começou a a ser instalada no Hall Olímpico 3, que tem capacidade para dez mil torcedores e receberá taekwondo e esgrima. Casa do judô e da luta olímpica nos Jogos de 2016, a Arena 2, também para 10 mil torcedores, está com área de competição pronta. Na primeira arena, onde serão disputados os duelos de basquete, a área de competição está em andamento. O ginásio terá capacidade para 16 mil torcedores. Nos três espaços, que serão usados para treinamento de esportes olímpicos após os Jogos, os serviços de alvenaria e instalações estão em execução.

Handebol

A Arena do Futuro, como ficou batizado o espaço onde será disputado o Handebol nos Jogos Olímpicos, está com as fundações e a montagem das estruturas metálicas concluídas. A cobertura passa pela fase de montagem e a estrutura da arquibancada já é visível. Paralelamente, há intervenções nas redes internas de infraestrutura. O espaço terá capacidade para 12 mil pessoas nas Olimpíadas e será aproveitado pelo Goalball nas Paraolimpíadas. Com o fim dos megaeventos, o espaço será inteiramente desmontado. A estrutura será utilizada para a construção de quatro escolas públicas.

» Saiba mais sobre os conceitos das instalações olímpicas

Velódromo

Com cinco mil lugares fixos e até 800 temporários, a estrutura subterrânea e as fundações do velódromo estão em andamento e os primeiros pilares foram instalados. O espaço receberá as competições de pista do ciclismo. Quando finalizado, será integrado ao Centro Olímpico de Treinamento.

[[nid:6023]]

Centro Aquático

Palco da natação e do pólo aquático, o Estádio Olímpico de Esportes Aquáticos está na fase final das fundações, com a concretagem da laje do piso e a montagem da estrutura metálica das arquibancadas em andamento. A instalação receberá até 18 mil torcedores em assentos temporários. Ao fim da Olimpíada, o plano é retirar os assentos para acomodar estruturas administrativas e de pesquisa do Centro Olímpico de Treinamento.

Estrutura de imprensa e transmissão

O prédio do centro de transmissão dos Jogos (IBC na sigla em inglês) chegou à fase final de montagem da estrutura metálica e de concretagem das lajes. Estão em andamento a cobertura e a construção de reservatórios, sanitários, instalações, escadas metálicas internas e paredes internas. O Centro Principal de Mídia (MPC) está com fundações, contenções e concretagem do segundo pavimento finalizados. A atual fase contempla estruturas de concreto do subsolo, térreo e mezanino, além da concretagem do terceiro pavimento da torre sul e a montagem da fachada de vidro. As intervenções no hotel de mídia já estão com fundações e contenções finalizadas. As estruturas de concreto dos núcleos de elevadores e escadas e a montagem da estrutura metálica estão em andamento. 

Brasil2016.gov.br
Brasil2016.gov.br#Vila dos Atletas, com os 31 prédios já edificados
Vila dos Atletas, com os 31 prédios já edificados

Vila dos Atletas

Os 31 prédios com capacidade para receber 17.950 atletas e equipes técnicas já foram erguidos. Mais de 60% das obras estão executadas e o trabalho nas fachadas prossegue. Serão 73.359 m² de áreas privativas. Com total de 200.000 m², a estrutura contará com um parque de 65.000 m² de área verde, 1,1 km de ciclovia e 5.500 m² de espelho d’água.

Foto: Brasil2016.gov.br
Foto: Brasil2016.gov.br#Estrutura da canoagem slalom, na região de Deodoro
Estrutura da canoagem slalom, na região de Deodoro

Região de Deodoro

Sede das provas de hipismo, ciclismo mountain bike, ciclismo BMX, pentatlo moderno, tiro esportivo, canoagem slalom, hóquei sobre grama, rúgbi e basquete, a região de Deodoro experimenta avanços significativos nas intervenções. As obras para a pista de BMX estão na fase de conclusão da terraplenagem. Na canoagem, fase é de concretagem da laje para o lago onde serão disputadas as provas.

Na Arena da Juventude, voltada para o pentatlo moderno e o basquete, o estaqueamento foi concluído e teve início a fase de colocação de blocos. A região ainda contempla estruturas para o tiro esportio, o Centro Nacional de Hipismo e uma arena específica para o rúgbi e o pentatlo moderno. O Centro Nacional de Tiro, a piscina do pentatlo, o Centro de Hipismo e o Centro de Hóquei Sobre Grama precisam apenas de ajustes, já que foram utilizados nos Jogos Pan-Americanos de 2007 e nos Jogos Mundiais Militares de 2011.

Eventos-teste

O ano de 2015 — última temporada completa antes dos Jogos Rio 2016 — será marcado por uma intensa agenda de eventos na capital fluminense a partir do segundo semestre, com a realização de 22 eventos-testes. Neste ano também está previsto o início da venda de ingressos, a conclusão das obras das primeiras instalações e mais de 20 eventos-testes. A cerimônia de abertura dos Jogos está marcada para 5 de agosto de 2016.

Gustavo Cunha, do brasil2016.gov.br, com informações da Prefeitura do Rio de Janeiro