Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Confira as atrações dos Live Sites do Rio de Janeiro durante os Jogos Olímpicos

Geral

20/07/2016 17h53

Programação

Confira as atrações dos Live Sites do Rio de Janeiro durante os Jogos Olímpicos

Serão três palcos na região portuária, além de transmissões e atividades culturais ao longo de 3km. Também há atividades gratuitas no Parque Madureira e no Centro Miécimo da Silva

07202016_atracoes_rio2016_1130.jpg
Ilustração mostra como ficará a região portuária no período dos Jogos, com atrações espalhadas por toda a região revitalizada

Quando se diz que os Jogos Olímpicos são uma grande festa, não é exagero. Pelo menos é o que o projeto do Boulevard Olímpico pretende mostrar a cariocas e turistas entre 5 e 21 de agosto. Em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (20.07), no Museu de Arte do Rio, a empresa que venceu a licitação para produzir o evento e a secretaria de Turismo do município detalharam as atrações que estarão espalhadas por três quilômetros na região portuária da cidade olímpica e nas zonas Norte e Oeste.

O Live Site é a versão olímpica da Fan Fest da Copa do Mundo

No Porto, transmissões de partidas, shows, balão panorâmico e bungee jump são exemplos do que o Live Site - a versão olímpica da Fan Fest da Copa do Mundo - irá oferecer. Também haverá intensa programação no Parque Madureira, na Zona Norte do Rio de Janeiro, financiada pela iniciativa privada, e no Centro Esportivo Miécimo da Silva, na Zona Oeste, custeada pela prefeitura.

“A ideia é espalhar o espírito olímpico. Teremos atrações na Zona Oeste, na Norte e na parte Central da cidade, espalhando os Jogos, tudo de forma gratuita.  Não obrigatoriamente você precisa ter ingresso para os Jogos para poder curtir”, disse o secretário de turismo do município, Antônio Pedro de Mello.

IMG_4148.JPG
Apresentação das atrações do Boulevard Olímpico. Foto: Carol Delmazo/brasil2016.gov.br

Região portuária

As atrações estarão espalhadas na orla, entre a Gamboa e a Praça XV. Serão três palcos para shows e diversos telões para transmissões das competições. O palco principal foi batizado de “Encontros”, na Praça Mauá. São 30 shows, com previsão de duas apresentações por dia, uma às 13h e outra a partir de 20h. Fernanda Abreu e Mart'nália, Suricato e Erasmo Carlos, Johnny Hooker e Elza Soares, Elba Ramalho e Moraes Moreira são alguns exemplos de “encontros” previstos. Haverá ainda queima diária de fogos, às 22h, atrás do Museu do Amanhã.

O palco “Tendências”, na Praça XV, terá um show por dia às 16h (a exceção é aos domingos, quando começa às 15h). O espaço também receberá o projeto “Encontro de Carnavais”, que reunirá escolas de samba e blocos de rua, como Mangueira/Monobloco e Portela/Cordão da Bola Preta, entre outros. No “Palco Amanhã”, na rua Barão de Teffé, os shows ocorrerão às 17h: novos nomes da música brasileira marcarão presença.  Em todos os palcos, optou-se por valorizar a música nacional e quase não há estrangeiros.

Festas tradicionais da cidade serão realizadas aos domingos na região portuária: a Festa Selvagem está marcada para 7 de agosto, a Festa Noturna foi agendada para 14 de agosto e o Baile Charme do Viaduto de Madureira vai ser feito no dia do encerramentos dos Jogos, em 21 de agosto. A expectativa é que cerca de 80 mil pessoas circulem pela região do Porto por dia durante o período dos Jogos.

Mural Etnias, de Eduardo Kobra, na Gamboa. Foto: Divulgação

Outras atrações

Pela primeira vez, haverá uma Pira Olímpica fora do Estádio Olímpico. Detalhes, além da localização, ainda não foram revelados. “A pira depois fica para a cidade, vira um ponto turístico. É um grande monumento, uma coisa bem bacana. Ela está ali em frente à Igreja da Candelária, coberta, ainda é segredo”, disse Antônio Pedro.

Na Gamboa, está exposto o painel “Etnias”, de quase 3 mil m², assinado pelo muralista Eduardo Kobra.  “É meu recorde olímpico, o maior que já pintei. Estou realizando esse painel pensando também em deixar um legado para a cidade. O painel foi inspirado nos aros olímpicos e acabei trabalhando cada um dos continentes através das etnias, das origens dos povos. Mesmo passando os Jogos, o mural ainda fará sentido, porque o Rio é uma cidade que acolhe, em vários períodos do ano, pessoas de várias nacionalidades”, contou o artista.

O francês JR assina o projeto Inside Out: em um caminhão, cada pessoa é fotografada. Os registros serão impressos e colados no chão da região, formando um grande mosaico. Artistas de rua farão 234 performances ao longo de todo o boulevard. Projeções no edifício “A noite” da Praça Mauá, idealizadas pelo artista Paulinho Sacramento com artifícios 3D para criar ilusão de ótica, também estão previstas.

Patrocinadores do evento oferecerão ainda atrações como um bungee jump de 40m de altura, um balão panorâmico que chega a 150m e promete uma vista deslumbrante, e um museu itinerante que revive a história dos Jogos Olímpicos. A região do Porto terá também 50 food trucks e 16 pontos de bares, além de 300 ambulantes credenciados pela prefeitura.

Parque Madureira

No Parque Madureira, haverá palco e telão para transmissões esportivas. Os shows estão marcados para 18h diariamente. O diferencial será a programação voltada para crianças: a ideia é realizar uma grande colônia de férias. Os monitores farão torneios esportivos de modalidades como badminton, tênis de mesa, judô e futebol de salão. O museu itinerante também estará em Madureira, das 12h às 21h.

A programação completa do Porto e do Parque Madureira você encontra em www.visit.rio/boulevardolimpico

Miécimo da Silva

No Centro Esportivo Miécimo da Silva, em Campo Grande, haverá dois telões de transmissão das competições ao longo de toda a Olimpíada. Os shows, a partir das 19h, ocorrerão na maior parte dos dias. Bares e food trucks completam a estrutura. Serão oferecidas oficinas de 21 esportes para crianças e jovens. Ginástica rítmica, polo aquático, vôlei e natação são exemplos de modalidades que poderão ser experimentadas. O espaço funcionará no dia 4 de agosto das 16h às 22h, e de 5 a 21 de agosto de 10h às 22h. Confira a programação musical do Miécimo da Silva:

04.08 – Sorriso Maroto
05.08 – Ferrugem e Novinho da Praça
06.08 – Bom gosto / Naldo Benny
07.08 – Ludmilla
13.08 – Nego do Borel/ Revelação
14.08 – Tá na Mente / Duduzinho
15.08 – Imaginasamba
16.08 – Diogo Nogueira
17.08 – Anitta
18.08 – Felipe Ret / Chininha e Príncipe
19.08 – Mumuzinho
20.08 – Xande de Pilares / Clareou
21.08 – Biel / Dilsinho

Também haverá transmissão ao vivo das partidas em outros dois Live Sites, no Parque Olímpico da Barra e no Complexo Esportivo de Deodoro, mas a entrada nesses locais é restrita a quem tiver ingresso para os Jogos.

Carol Delmazo, brasil2016.gov.br